Primeira Parte do Projeto Pronta até 2016
A primeira parte do trajeto parece estar resolvida e será construída entre 2010 e 2016. Serão três estações, ligando a Estação Jardim Oceânico (Barra da Tijuca) até a Estação Gávea, passando pela Estação São Conrado. O projeto original previa duas estações em São Conrado, uma no Pepê e uma na Rocinha. Parece que agora a estação ficará entre ambos os extremos do bairro.A linha cortará a Pedra da Gávea, passando pelo maciço da Tijuca. A Concessionária Rio-Barra, que detém o contrato de construção da Linha 4, já tem licença da prefeitura e do Instituto Estadual do Ambiente para o início das obras, o que inclui a autorização para instalar 168 pontos de sondagem para avaliar o solo que será escavado.
A primeira estação, Jardim Oceânico, ficará localizada no canteiro central da Avenida Armando Lombardi, em frente ao Shopping Barra Point. Da estação inicial, a nova linha seguirá subterrânea até atravessar a pista da Avenida Armando Lombardi, na altura da Igreja São Francisco de Paula, onde subirá em elevado até encontrar o Maciço da Tijuca. Para isso, será construída uma ponte metroviária, de 350 metros, sobre o Canal da Joatinga, a 15 m do nível do canal. O canteiro de obras que foi instalado num antigo terreno da Comlurb, vai servir de base de apoio a toda essa primeira etapa da construção. No local, foi instalado um estande onde os moradores poderão obter informações e esclarecer dúvidas.
Neste primeiro momento, os engenheiros querem identificar as características do solo onde serão escavados os túneis no trecho entre o Jardim Oceânico e a Gávea. A estação em São Conrado deve ficar localizada na altura da Rua General Olímpio Mourão Filho, onde fica um supermercado e um posto de gasolina.
A Secretaria Estadual de Transportes espera finalizar esta etapa de sondagem nos próximos três meses, para, logo a seguir, dar início às obras físicas e às escavações. Para esta primeira etapa, o governo do estado tem garantido R$ 100 milhões de recursos próprios.
Neste primeiro momento, os engenheiros querem identificar as características do solo onde serão escavados os túneis no trecho entre o Jardim Oceânico e a Gávea. A estação em São Conrado deve ficar localizada na altura da Rua General Olímpio Mourão Filho, onde fica um supermercado e um posto de gasolina.
A Secretaria Estadual de Transportes espera finalizar esta etapa de sondagem nos próximos três meses, para, logo a seguir, dar início às obras físicas e às escavações. Para esta primeira etapa, o governo do estado tem garantido R$ 100 milhões de recursos próprios.
Parque Nacional da Tijuca pede contrapartidas
O diretor do Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Issa, adiantou que enviou à Secretaria de Transportes o relatório de aprovação do trecho Barra-Gávea. “Pedimos algumas contrapartidas, como a construção de muro na comunidade do Morro do Banco — que tem avançado na área protegida do parque —, medidas para conservação de espécies ameaçadas e melhorias nas áreas de controle de acesso da Pedra Bonita e da Pedra da Gávea, como construção de muro e guarita e pavimento das ruas”, detalhou Issa, que antecipa que vai haver uma estação na Praça Santos Dumont, na Gávea.Trecho Ipanema-Gávea Não Está Aprovado
O trecho de Ipanema até a Gávea ainda não está aprovado. O atual Governador quer juntar a Linha 1 com a 4 e estender a única linha existente do metrô até agora até não poder mais. O projeto original do metrô prevê que as Linhas 1 e 4 se encontrem na Gávea. A Linha 1 segue para o Leblon e Ipanema num extremo e para a futura Estação Uruguai no outro. A Linha 4 vai para São Conrado de um lado; e para o Jardim Botânico no outro (veja imagem).Fonte: O Dia
Você viu essa matéria do Globo? Seria um argumento para pressionar a favor do trajeto original por Humaitá e Botafogo, não?
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/03/23/moradores-de-ipanema-nao-querem-tres-estacoes-do-metro-916156313.asp
Eu vi sim, PEC. A cada 15/20 minutos a pé deve-se ter uma estação de metrô. E acho que a Praça Nossa Senhora da Paz está a esta distância dos outros dois extremos do bairro.
ResponderExcluirConcordo, eu deixaria eles sem metrô por mais alguns anos, afinal Jardim Botânico, Humaitá, Real Grandeza e Rio Sul são estações mais Importantes para o Carioca do que Ipanema e Leblon que é só para Inglês ver além de ter mais transporte na área.
ResponderExcluirOi Daniel, se o critério fosse apenas importância, eu começaria por fazer a 2a plataforma na Estação Botafogo, a Estação Largo dos Leões e a Estação Humaitá.
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