Pequeno Trecho da Linha 4 Apenas
Apenas um pequeno trecho da Linha 4 será construído por enquanto: Estação Jardim Oceânico à Estação PUC, via Estação São Conrado. Do projeto original, a Estação Rocinha foi retirada. A Linha 4 projetada é bem mais longa e liga a futura Estação Alvorada (na Barra da Tijuca) à Estação Carioca (no Centro). O custo deste pequeno trecho é de R$ 3 bilhões.
Outro Trecho da Linha 4 Licitado em 1997
Outro trecho da Linha 4 foi licitado em 1997. Da Estação PUC, o metrô passaria pela Estação Praça Santos Dumont, Estação Jardim Botânico, Estação Maria Angélica, Estação Humaitá, Estação Largo dos Leões e Estação Botafogo. Para este trecho o atual governador pretende substituir as obras pela expansão da Linha 1 através da Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Leblon e Estação PUC. Por causa deste impasse, esta obra não tem previsão de começar.
O risco de trocar o trecho até Botafogo pelo trecho por Ipanema é que a Linha 4 passaria a funcionar como uma extensão sem fim da Linha 1, que já está saturada de pessoas. O Metrô do Rio precisa dividir seu público entre outras linhas. Além disso, os bairros de Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico estão constantemente engarrafados. Precisam mais do metrô que o restante de Ipanema e Leblon.
Neste momento, apenas uma outra estação está sendo construída: Estação Cidade Nova, que está prevista para ser inaugurada em Junho. Ela faz parte da Linha 1A.
Já a Estação Uruguai, da Linha 1, terá suas obras iniciadas em 2012 e será concluída para a Copa do Mundo, em 2014.
Gostei dessa foto, poderia colocá-la em alta resolução e incluindo todo o percurso até Ipanema? dá para ver que tb tem Leblon mas está cortado.
ResponderExcluirFinalmente boas noticias... agora vai heim! Será?! uahauhaa
ResponderExcluirFala-se muito no projeto antigo com a ligação por Botafogo, que eu concordo, é o correto (suicídio estender a linha 1);
ResponderExcluirAgora, ninguém fala que esta linha tem que ir até Alvorada!!! Suponho que 80 a 90% da demanda da linha não será atendida pelo Jardim Oceânico...É apenas no meio da Barra até Alvorada que temos as dezenas de shoppings, os escritórios e centros médicos, os grandes condomínios.....
A VISÃO QUE EU TENHO DESSE TRECHO ENTRE J. OCEÂNICO E GÁVEA É QUE VAI LIGAR NADA A LUGAR NENHUM...ou será que os estudantes da PUC vão querer trocar o carro para ir até o J. Oceânico, depois pegar um ônibus até os condomínios...sendo que meia dúzia que mora ali perto da última estação tem que atravessar 12 pistas de trafego de alta intensidade até a Barrinha...NÃO VAMOS NOS ILUDIR COM ESSE TRECHO, TEMOS QUE EXIGIR A EXTENSÃO ATÉ A ALVORADA (uma estação central que levaria à Cidade da Música, ao Barra Shopping, Nova Ipanema e às conxões com os BRTs Penha e o Zona Oeste)...
Daniel, vou tentar achar!
ResponderExcluirRodrigo: Será? Será? Só acredito quando a obra estiver concluída.
ResponderExcluirOi PEC, concordo com vc. Eu acho que os Shoppings Downtown e Barrashopping vão exercer grande pressão para ganharem logo suas estações de metrô. A Linha 4 prevista, depois da Estação Jardim Oceânico prevê a Estação Downtown e a Estação Barra Shopping antes da Estação Alvorada.
ResponderExcluirMas para 2016, o metrô vai parar na Estação Jardim Oceânico mesmo.
É bom que todos saibam que hoje não estão mais discutindo a linha 4.
ResponderExcluirPassados 12 anos da concessão da linha 4 em 1998, o Consórcio Rio Barra está sendo reformulado. A Metro Rio já tem a operação das linhas 1 e 2, mas faltava a esta Concessionária o "filé mignon" da Barra, a linha 4. Como ela estava inicialmente fora do projeto para a Barra, com intervenção do próprio Governador, costuraram uma nova reorganização do Consórcio que detinha a concessão para construção e exploração desta linha. Primeiro entrou a Construtora Odebrecht, que comprou a parte da T-Trans e posteriormente a própria Metro Rio como agente operador. Estão modificando completamente o projeto que havia sido concedido pelo Estado em 1998, e que nunca foi implantado.
Relembrando, na concessão de 1998, a linha 4 se iniciaria no Jardim Oceânico, passaria por São Conrado, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá e se conectaria à linha 1 na estação Morro de São João, que seria construída entre as estações de Cardeal Arcoverde e Botafogo. Esse projeto foi muito criticado por imaginarem que se criaria um novo gargalo - semelhante ao que existia no Estácio - trazendo reflexos na operação do trecho da linha 1 em Copacabana.
Em 2002 mudaram o projeto e apresentaram a alternativa de se levar o metro diretamente ao Centro. Mantinha-se o trecho Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Jardim Botânico e Humaitá, mas dali em diante o metro seguiria para Laranjeiras e por fim chegaria ao Centro em Carioca, aproveitando-se a plataforma da linha 2, que está sepultada no subterraneo do Largo da Carioca desde a década de 70.
Agora nada disso será feito. Vão extender a linha 1 à partir de Gal. Osório até o Jardim Oceânico.
Uma verdadeira tragédia para o metrô do Rio.
Aguardemos o dia 20!
Abç,
Ricardo Lafayette.
Oi Ricardo, como a ampliação do metrô é feita de forma lenta, mesmo que façam primeiro a junção da Linha 1 com a 4, através da Gávea, acho que um futuro governo pode retomar o projeto antigo.
ResponderExcluirO ideal seria construírem a Estação PUC logo com duas plataformas, uma para a Linha 1 e outra para a 4. Provavelmente Sérgio Cabral não fará isso para economizar. Mas um futuro Governador pode.
E pode também apliar a Estação Botafogo (fazer uma nova plataforma sob a existente) e uma terceira na Carioca (sob as existentes) para receberem a Linha 4.
A Estação Morro de São João será integrada a Linha 1, pelas últimas informações recebidas.
alguém sabe aonde será a estação do Jardim Oceânico?
ResponderExcluirOi Fábio, será ao lado do Shopping Barra Point. Se você passar por lá, verá o canteiro de obras.
ResponderExcluirNOSSO SISTEMA DE TRANSPORTES É TODO FEITO COM SOLUÇÕES PELA METADE. NÃO LEVAR O METRÔ ATÉ ALVORADA (E INTEGRAR COM TODOS ESSES BRT´S ANUNCIADOS) É ECONOMIZAR 10% DO CUSTO E DEIXAR DE RESOLVER 40% DO PROBLEMA. É O MESMO QUE TEREM FEITO A LINHA AMARELA E NÃO DEIXAR PREVISÃO PARA METRO/BRT. HOJE NÃO PRECISARÍAMOS GASTAR UMA FORTUNA COM O TRANSCARIOCA. DA MESMA FORMA Q NÃO LEVAR O TRANSCARIOCA ATÉ O AEROPORTO É OUTRA ESTUPIDEZ, ASSIM COMO NÃO TERMOS UMA LIGAÇÃO METRÔ-SANTOS DUMONT, METRÔ-BARCAS E METRÔ-RODOVIÁRIA, ISOLANDO NOSSAS PORTAS DE ENTRADA DOS MODAIS DE TRANSPORTE URBANOS NÃO RODOVIÁRIOS. CONCORDO QUE O IDEAL SERIA O PROJETO COMPLETO DA LINHA 4, INDO DIRETO ATÉ CARIOCA, MAS VEJO JÁ UM PROGRESSO NO QUE ESTÁ SENDO FEITO. REZEMOS MUITO PARA QUE A CHEGADA DOS NOVOS TRENS ACABE COM A SATURAÇÃO DA LINHA 1, SENDO POSSÍVEL AINDA "ESTICAR" UM POCUO MAIS O PUXADINHO "1-A", ATÉ A GÁVEA, E AUMENTAR A OFERTA DE TRENS. EXISTE AINDA A CONCLUSÃO DO ANEL DA LINHA 1, TIJUCA-GÁVEA, MAIS UMA ALTERNATIVA PARA ACESSO AO CENTRO E REDISTRIBUINDO MELHOR OS FLUXOS NA REGIÃO MAIS ADENSADA DA CIDADE (CENTRO-Z.SUL-TIJUCA)
ResponderExcluirCplyra, também concordo que o Governo é falho ao não fazer estas obras por inteiro.
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