
Infelizmente, segundo a Secretaria Estadual de Transportes, o projeto original da Linha 4 ligando

Botafogo à Gávea está descartado por pelo menos 30 anos (ou até as eleições de Dezembro). Desengarrafar o trecho mais congestionado da Zona Sul da cidade (Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua Voluntários da Pátria, Rua Humaitá, Rua Jardim Botânico, Rua Mena Barreto e Rua Marquês de São Vicente) com reflexos positivos a outros bairros da região como Copacabana, Horto, Fonte da Saudade, Lagoa, Ipanema e Leblon não agrada ao governo, que se esquece que a obra seria de bom grado também para moradores da Tijuca (e Zona Norte), São Conrado e Barra da Tijuca (e Zona Oeste), pois as vias de acesso a estes bairros seriam desafogada.
A Linha 4 entre Botafogo e Gávea foi licitada em 1998 e mudar seu trajeto deveria ser ilegal, além de irresponsável. Nada contra a expansão e conclusão da Linha 1 circular entre Ipanema e Tijuca. Mas transformar a Linha 4 em Linha 1 é totalmente descabível.
Sérgio Cabral deveria cumprir as promessas prometidas por ele mesmo durante sua campanha eleitoral. Leia mais aqui: http://metrodorio.blogspot.com/2010/04/fomos-enganados-por-cabral.html