domingo, 16 de maio de 2010

Favela Ocupa Obra do Metrô

favela ocupa obra do metrôUma pequena favela ocupou uma obra inacabada do Metrô em Fazenda Botafogo, noticiou O Globo em 20 de Fevereiro de 2010. A obra fica às margens da Avenida Martin Luther King.

Este é o descaso do Estado e do Metrô Rio com a população do Rio. Abandonam obras já iniciadas e nunca as concluem (o que dizer da Linha 2, Estação Uruguai, Estação Morro de São João, etc).

Porém, fiquei curioso: a Estação Pavuna e a Estação Acari /Fazenda Botafogo foram construídas. O que seria esta ponte? O Metrô vai deixar esta obra assim ou vai terminá-la?

8 comentários:

  1. Houve disso ao longo do leito da linha 2. O jeito foi remover. Só não sei se foram cumpridos normalmente os termos de desapropriação para o caso da linha 2.

    Quando a linha 2 regrediu, as próprias estações chegaram a ser invadidas.

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  2. Você sabe que viaduto é este? É para uma estação ou seria para o metrô passar?

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  3. Na época da expansão da linha 2 foi proposto um novo centro de manutenção para os trens da linha 2, após este desvio (viaduto) na intenção da expansão da mesma(L2) até Belford Roxo, mas a decisão do Ex-Governador Garotinho foi implantar um conjunto habitacional no terreno apropriado após o viaduto.
    CM L2 Lose.

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  4. Obrigado pela explicação. O atual Governador, em sua campanha, prometeu novamente levar a Linha 2 do metrô até Belford Roxo e à Praça XV. Nada foi feito.

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  5. Miguel, parabéns pelo blog. É a primeira vez que estou visitando-o e gostei pra caramba das suas abordagens!
    Queria te pedir para que voce fizesse postagens com informações mais aprofundadas sobre o Anel da Linha 1, que faria a ligação Uruguai - Gávea, pois considero esse projeto de grande importância para a melhoria da eficiência do metrô. Afinal, ir da Tijuca para determinados lugares da Zona Sul, como Ipanema, tendo que percorrer todos as estações do Centro e Centro-Sul (Glória, Catete, Largo do Machado) não condiz com a proposta de logística do metrô. O metrô ele é um meio de transporte que transita por lugares onde ruas, avenidas e carros não têm acesso, ele recria opções de locomoção; ou seja, criar um túnel metroviário desse porte entre a Tijuca e a Gávea melhoraria muito o trânsito na superfície assim como a superlotação dos vagões. Se for para o metrô seguir o traçado das ruas, isto é, o contorno da montanha, é preferível ir de ônibus/carro pelo Rebouças, porque o trajeto poderá ser feito em menos de 20 minutos. Mais veículos, porém mais eficiência.
    Um abraço!

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  6. Oi Pedro! Obrigado pelos elogios. Lembro de ter lido o projeto da Linha 1 circular pela primeira vez nos anos 90. Hoje, posso afirmar que ele, se sair do papel, vai demorar muito para ser concretizado. Detalhes deste projeto eu nunca obtive mas gostaria muito de poder publicar algo aqui.

    O atual Governo que destruir o metrô do Rio. Além da Linha 1A, ele tem a intenção de esticar a Linha 1 até a Barra da Tijuca. Se isso acontecer, a Linha 4 e a Linha 1 circular vão para o espaço.

    Mas pelo projeto da Linha 1 (clique em Linha 1 neste blog), o círculo seria feito após a Estação Uruguai, na Tijuca. De lá, um túnel através do maciço da Tijuca seria construído ligando a Tijuca à Gávea. Discute-se se seria a Estação PUC ou a Estação Santos Dumont. Particularmente, acho que deveria ser na Estação PUC e que seguiria em seguida para a Estação Santos Dumont. De lá a ordem seria Estação Leblon, Estação Jardim de Alah, Estação Praça Nossa Senhora da Paz e finalmente Estação Praça General Osório.

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  7. Eu conheço o traçado do projeto da Linha circular, mas como vi que você tem um monte de mapas e informações extras por aqui, pensei que você dispusesse de material sobre esse assunto.

    Eu costumo dizer que no Rio existe uma única e grande linha - quase um comboio. Afinal, as linhas são contínuas. Não é a linha da Gávea à Barra. Será a linha da Pavuna à Barra. Todo mundo no mesmo trem. Sem baldeação. Pééééssimo. Eu me questiono muito sobre os critérios que esses caras usam para afirmar que a Linha 4, como extensão da Linha 1, é um projeto melhor, mais eficiente. Será que são tão imbecis assim? Não, só pode ser interesse da minoria, mesmo, em obter vantagens, em detrimento das reais necessidades. É a valorização do "a curto prazo", do "agora", em detrimento do "a longo prazo". Rua Humaitá/Jd. Botânico vão se destruir!

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  8. O objetivo deste Governo está claro: destruir o metrô com obras que vão ficar bem na mídia.

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