domingo, 18 de julho de 2010

E a Estação Morro de São João?

terreno estaçao morro de sao joaoEm 05 de Novembro de 2009, publicamos aqui que a Brascan, dona do Shopping Rio Sul, iria construir a tão sonhada Estação Morro de São João, em Botafogo. Esta estação era parte do projeto original da Linha 1 do Metrô.


Terreno da Estação Morro de São João Abadonado

Infelizmente, muito tempo se passou e nada aconteceu. O terreno continua abandonado (foto) e o tal corredor de acesso, ligando a futura estação ao Shopping, que a Brascan construiria continua apenas no papel. Lembro, que o metrô já passa pelo terreno em direção a Copacabana.

20 Mil Pessoas Assinam Abaixo-Assinado pela Estação Morro de São João

A AMAB (Associação de Amigos de Botafogo), que já entregara um abaixo assinado de 20 mil assinaturas ao Governo do Estado solicitando a construção da Estação Morro de São João, não desistiu da luta. É desejo de Botafogo que a estação seja construída, seja para receber a Linha 1, a Linha 4 ou ambas.

Abaixo coloco o trecho referente ao metrô da ata da reunião da AMAB de 01 de Junho de 2010: "O metrô já não comporta os passageiros agora, e se tornará ainda pior com o acréscimo de mais estações ao longo da Linha 1 até a Barra, portanto, serão os passageiros comuns do dia a dia mais o trânsito dos moradores da Barra e adjacências e os torcedores vindos de toda parte do mundo. Será um verdadeiro caos. Regina falou ainda sobre a licitação das linhas de ônibus, que terá milhares de ações judiciais contra ela propostas pela Fetransporte e que por conta disso não sairá da justiça. A AMAB entende que mais cedo ou tarde terá que se posicionar quanto ao novo traçado alterado do Metrô".

Se não expandirem a Estação Botafogo para que ela receba uma plataforma da Linha 4, o Governo terá que construir uma grande Estação Morro de São João, que receba trens das Linhas 1 e 4 em duas plataformas.

Enquanto isso, conforme sugestão da ata da AMAB, que Botafogo se posicione e seja contra a alteração do traçado da Linha 4.

Veja aqui a matéria de 2009

Fonte da Foto: O Globo (Caderno Zona Sul de 01 de Julho de 2010).

4 comentários:

  1. tenho que informa aos moradores o problema real desse terreno,o metrô ele se aposso do terreno e não endenizo uns do proprietarios então eles não podem fazer nada até o processo na justiça for concretizado,agora nós proprietario do terreno amigavelmente entramos no consenço e resolvemos a questão com metrô só depende deles então peço ajuda a (AMAB) para divulga e esse problema se resolvido, Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Enviei um email ao metro rio semana passada cobrando o inicio das ibras da estação são joão . Eles responderam que a estação não esta prevista nos planos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A concessionária não é obrigada a construir a estação.

      Excluir