sábado, 16 de outubro de 2010

Linha 1D Voltou a Ser Notícia

O presidente da concessionária Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, tem mantido conversas com o Governador Sérgio Cabral visando expandir a Linha 1 em direção à Zona Oeste. A notícia foi divulgada no jornal Extra em Agosto. É a chamada Linha 1D, que foi projetada nos anos 1990.


Expansão a Partir da Estação Uruguai

A partir da Estação Uruguai, a ser concluída em 2014, o metrô iria para a Estação Praça Xavier de Brito (na Muda), Estação Andaraí, Estação Vila Isabel, Estação Engenho de Dentro, Estação Méier e de lá iria em direção à Jacarepaguá.

A concessionária tem o direito (não a obrigação) de fazer tal obra até 2038, data que encerra o contrato de concessão.

Nada contra a Linha 1D, desde que a Estação Uruguaia seja construída com duas plataformas. Uma para seguir viagem para a Zona Oeste (Linha 1D) e outra para fazer a Linha 1 circular, em direção à futura Estação Gávea.

Por que não se dedicarem às Linhas 1 e 2 (ambas incompletas) e 3 e 4 que não saíram do papel antes de trabalhar em novas linhas?

6 comentários:

  1. Confesso que tenho medo do nome dessas linhas. Linha 1A, 1D... Não é linha diferente? Cria logo um nome diferente! Linha 40, 120, 300, o que seja!
    De qualquer forma, sou contra essa linha. Se a intenção é interligar Jacarepaguá com o Centro, que se crie novas estações - logo, uma nova linha. Integrá-la com a Linha 1 é saturar ainda mais uma linha que já opera além do limite.
    A gente vive mesmo num país de tiriricas.

    ResponderExcluir
  2. Pois eh, eu tampouco gosto destes nomes. Mas quando fizeram a Linha 1 sem parar no Leme, encurtando o projeto original da Linha 1, começou a pipocar as letras A, B, C, etc para complementar a Linha 1. Também há uma Linha 2A no papel.

    ResponderExcluir
  3. Às vezes sinto-me um chato, porque eu só meto o pau no Metrô Rio. Não tem uma coisinha que me agrade; acho tudo ruim. Me questiono se sou realmente muito exigente, pouco tolerante, e a conclusão que eu chego é que... o Metrô Rio é, de fato, uma merda. Não tem jeito!
    Abraço, Miguel

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo contigo. É uma merda mesmo. Você não vai de nenhum lugar a lugar nenhum, não há um projeto de execução de obras, nem a primeira linha foi terminada e por aí vai...

    ResponderExcluir
  5. Falando em Estação Uruguai, notícia fresquinha:
    http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/10/quarta_estacao_de_metro_da_tijuca_sera_100_refrigerada_120279.html

    ResponderExcluir