Este primeiro mapa, do blog Saudades do Rio, mostra as linhas de bonde que a cidade tinha na década de 1920. Quase todas foram desativadas e trocadas por linhas de ônibus e metrô.
No segundo mapa, mostramos as duas linhas que sobraram, ambas em Santa Tereza: Carioca - Dois Irmãos; e Carioca - Paula Mattos.
Outros bairros poderiam ter bondes até hoje, como o Horto, Urca, Leme, etc. Estes poderiam ser os tradicionais ou os mais modernos tipo VLTs e poderiam ter ligações com estações de metrô próximas.
Seria muito melhor que ônibus.
Pois é... Uma grande rede de infraestrutura de transporte que a cidade tinha e que foi "sumindo"...
ResponderExcluirQue cousa, não!
Aqui em São Gonçalo aconteceu a mesma coisa. Tinha pelo menos duas linhas de bonde (talvez 3, não tenho certeza). Uma virou o trem que nunca deu certo e que pode virar linha 3, e a outra "sumiu".
É uma pena, Felipe. São décadas de descaso público. E olha que este blog só se refere ao metrô. Se formos ver os transportes em geral, e o estado em geral (saúde, educação, etc), vamos ver como conseguimos piorar regularmente e sempre!
ResponderExcluirIncrível, em vez de modernizar os bondes como muitas cidades européias fizeram resolveram abandonar de vez esse efeiciente e prático meio de transporte.
ResponderExcluirÉ mas bondes modernos voltarão a circular ano que vem.
Excluir