terça-feira, 19 de abril de 2011

O Que Foi Feito Depois da Estação Estácio?

plano do metrô do rio de janeiroNinguém sabe ao certo até onde foram as obras de conclusão da Linha 2 após a Estação Estácio. Tais obras foram interrompidas nos anos 80, retomadas e depois interrompidas novamente nos anos 90.


Estação Carioca Pronta

A Estação Carioca está pronta e sua plataforma está construída a 40 metros de profundidade. Há apenas alguns metros sob a Avenida Chile, em direção à Estação Praça da Cruz Vermelha.

Na outra ponta, o túnel entre Estação Estácio e Estação Catumbi tem cerca de 100 metros escavados. Diz a lenda que o "Tatuzão" da Camargo Corrêa foi largado ali para não ter que arcar com os custos de sua retirada.


Localização da Estação Praça da Cruz Vermelha  

A Estação Praça da Cruz Vermelha não seria necessariamente sob a praça de mesmo nome. Ela poderia ter sido construída num terreno, onde até dois anos atrás não havia nada. Ele fica na Avenida Henrique Valadares e agora está sendo ocupado por três torres da Petrobrás. Segundo estudos da época, sob este solo, há um afloramento rochoso, que facilitaria a construção da estação no subsolo. Mas nada ali foi construído.

4 comentários:

  1. Comecei um Blog de assuntos gerais sobre o Rio, e usei duas imagens do seu blog, inclusive esta. O assunto do post é semelhante. Sou um leitor fiel de seu blog, espero que aprove o meu.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Está aprovadíssimo! Temos que divulgar a causa do metrô!

    ResponderExcluir
  3. Ali onde estão sendo construídas as 3 torres da Petrobras, não são 3 torres, mas 2. E o tal do afloramento rochoso não pareceu existir quando foram feitas as escavações para o subsolo das tais torres. Tanto é que durante as escavações em 2009 a igreja que fica próxima à obra (Santo Antônio dos Pobres) chegou a ser fechada por conta de rachaduras (http://migre.me/4mZCi).
    Passei próximo à obra na época e posso afirmar que havia alguns pavimentos de subsolo a serem escavados...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela informação, Marcos. Talvez a Estação Praça Cruz Vermelha agora tenha que ser feita sob a praça mesmo.

    ResponderExcluir