Solução Ruim para a Estação General Osório
A solução encontrada pelo governo é a de fazer outra estação, desta vez em baixo da praça, para ser o ponto inicial da Linha 4. Ou seja, o passageiro fará uma baldeação dentro da própria estação. Isso deve ser incrível na história mundial dos metrôs!Antes que perguntem, não há espaço para "descer" o túnel, a não ser é claro que se reconstrua todo o trajeto desde a Estação Cantagalo até a Estação General Osório.
Mais ridícula foi a explicação do governo ao dizer que não era prevista expansão da linha 1 à partir da Praça General Osório e que esta seria a estação terminal, por isto foi construída desta forma. Duas conclusões gravíssimas se tira dessa declaração: eles ignoram totalmente o projeto original do metrô e sua expansão se dá, atualmente, única e exclusivamente em função de 20 dias de jogos olímpicos em detrimento dos interesses da cidade como um todo. Espero que haja novamente um movimento popular reinvidicando a expansão planejada e mais "racional" do metrô neste ponto da cidade da mesma forma como houve pressão com a re-inclusão da estação Gávea.
ResponderExcluirO movimento "Metrô que o Rio Precisa" está pressionando. A solução é o governo desapropriar 4 prédios de classe média de Ipanema.
ResponderExcluirPois que desapropriem e toquem a obra. Desapropriações MUITO maiores e custosas foram feitas em outros bairros para a escavação da Linha 1, inclusive mudando traçado de ruas. Qual é o problema?
ResponderExcluirDá para saber quais os prédios, para eu dar uma olhada próxima vez que passar por lá?
ResponderExcluirO Projeto da linha 1 não é circular ou estou enganado, como o Governador vem com essa desculpa de estação final?!!! O que não dá é fazer duas baldeações pra chegar na Alvorada!!!!
ResponderExcluirCelso: o problema é que aqui no Brasil nada tem lógica!!
ResponderExcluirAntônio, se eu conseguir esta informação eu divulgo mas tampouco sei.
ResponderExcluirLeó, o projeto original da Linha Prioritária (que se transformou em Linha 1) é dos anos 60 e terminaria na General Osório. Mas a cidade cresceu e a Linha 1 não foi construída como planejada. Por exemplo, Botafogo até hoje só tem 1 estação em vez de 2; e fizeram 3 em Copa em vez de 5. Então, o projeto original é totalmente defasado em relação à realidade de hoje.
ResponderExcluirNa verdade, a realidade é completamente defasada em relação ao projeto original.
ResponderExcluirNo projeto original A, dos anos 60, junto ao plano Doxiadis, previa uma linha 1 terminando em Ipanema. Porém, na complementação da segunda fase do projeto original, nos anos 70, haveria as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e Gávea (na Praça Santos Dumont) pela parte sul da linha 1 e a estação Uruguai na parte norte da linha 1. Entre as duas estações, um túnel, que faria com que a linha 1 fosse uma linha circular.
ResponderExcluirInclusive, lembro-me que quando eu era criança, todos esses logradouros acima citados (com excessão da Uruguai) foram cercados com tapumes do metrô, sondagens e obras foram iniciadas e tudo.
ResponderExcluirA verba cessou, a obra parou, e o metrô do Moreira Franco descarrilhou.
Sim!
ResponderExcluirIsso mesmo, Léo.
ResponderExcluirExatamente, Léo.
ResponderExcluir