sábado, 18 de junho de 2011

Qual a Diferença da Linha 2 para a Linha 3?

eurotunnelQual a diferença da Linha 2 para a Linha 3?

Na verdade, não há diferença. No dia que levarem a Linha 2 até a Estação Praça XV e a Linha 3 chegar até a Estação Praça Araraboia, o túnel que vai ligá-las fará das Linhas 2 e 3 uma única linha de metrô. Podem até cobrar um preço diferenciado para quem vai seguir viagem ate Niterói, mas o passageiro não precisará desembarcar do metrô até seu destino final.


Sonho Distante da Integração das Linhas 2 e 3

No entanto, este sonho ainda está distante: a Linha 2 não foi concluída (faltam a Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV) e a Linha 3 sequer saiu do papel.

A foto mostra o Eurotunnel, que liga a França ao Reino Unido. É possível fazer o mesmo aqui mas falta vontade política.

4 comentários:

  1. Miguel,
    Há um equivoco na sua afirmação. A linha 3 não é uma extensão da linha 2. Num mapa, uma pode parecer a continuação da outra, mas na prática não é assim.
    Explico:
    A linha 2, na sua extensão sul, já está licitada desde a década de 80. Prevê o prolongamento do Estácio até Carioca (que já está construída), e a construção das estações Catumbi e Cruz Vermelha.
    No contrato deste trecho feito nos anos 80, não há menção a estação Praça XV. Isso foi uma idéia que surgiu posteriormente, na década de 90, prevendo a extensão da linha 2 por mais 1 Km até a Praça XV.
    Entretanto, isso não significa que ela se prolongará mais adiante, por sob a baía de Guanabara, em direção a Niterói e São Gonçalo.
    A linha 3 prevê uma outra plataforma em Carioca e dali ela seguirá direto para Niterói, indo a uma profundidade muito maior da que haverá na futura estação Praça XV. Isso será necessário para que o túnel da linha 3 atinja um ponto abaixo do leito da baía da Guanabara, o que só será possível se o túnel começar algumas centenas de metros antes do litoral da baía.
    A mesma lógica do túnel do Canal da Mancha se aplica aqui. E por isso, tenho certeza quase absoluta que a estação Praça XV atenderá apenas a linha 2.
    Abraço,
    Ricardo Lafayette

    ResponderExcluir
  2. Fala Riocardo!!!

    A Linha 2 foi planejada para terminar na Carioca após paradas na Estácio, Catumbi e Cruz Vermelha. Este é o projeto oficial da Rio Trilhos, elaborado nos anos 60 e 70.

    Com o crescimento da cidade, faz sentido que o metrô chegue até a Praça XV e muitos fluminenses pedem isso.

    A Linha 3, como não tem projeto oficial, tem várias hipóteses. Uma delas é expandir a Carioca, que ganharia mais plataformas (para Linha 3, Linha 4, Linha 6, etc).

    Outro projeto, que elimina baldeações é fazer uma estação multi-modal na Praça XV (VLTs, BArcas, ônibus e metrô). Se descerem o túnel vindo da Carioca o suficiente, já terá profundidade na Praça XV para se chegar à Niterói.

    Mesmo que não seja assim, torço para que saia do papel tanto a Linha 3, quanto a Linha 2, quanto a Estação Praça XV!

    ResponderExcluir
  3. Gente
    A parte mais funda da baia tem 45 m aproximadamente, portanto fazer a estação Praça XV com 25/30 m não é nenhum problema.
    Vamos estudar isso direito paranão fazermos outra Gen Osorio II- A Lambança.

    ResponderExcluir
  4. Vamos esperar os engenheiros, quando o estado realmente resolver fazer a Linha 2 e a Linha 3.

    ResponderExcluir