Grande Protesto em Higienópolis
Foi o estopim para acontecer um grande protesto no Bairro. Manifestantes organizaram pelo Facebook um churrasquinho de gato, galeto e farofa com pinga, cachaça e cerveja barata em Higienópolis. Uma catraca de ônibus foi utilizada para esquentar a brasa.Os preconceituosos moradores de Higienópolis esqueceram das pessoas que trabalham em suas residências, no comércio e nos serviços do bairro. As madames esqueceram que empregadas, motoristas, babás, vendedores, motoboys, floristas, açougueiros, porteiros, padeiros, e tantos outros profissionais podem se atrasar para o trabalho por causa da não existência do metrô.
Parte da Zona Sul do Rio Também Mostra Preconceito
No Rio de Janeiro, ainda não se chegou a tanto. Mas há alguns anos - ou meses - Ipanema, Leblon e Jardim Botânico já manifestaram preocupações com estações de metrô no bairro. Seria preconceito?Atualmente, Leblon, Ipanema e Jardim Botânico cederam e lutam para receberem estações das Linhas 1 e 4. Já uma parte de Ipanema, batizada de "Quadrilátero do Charme", não quer de jeito nenhum uma estação na Praça Nossa Senhora da Paz. Alega uma tradição no bairro de se andar a pé e a possível destruição das árvores da praça. Se o estado garantir as árvores, será que o pessoal que mora longe e não quer vir a pé, terá direito a desembarcar do metrô na praça?
Há de se lutar contra a extensão do metrô para Ipanema e Leblon, sim. Não pelo alegado "preconceito", como visto em Higienópolis, mas para forçar o correto traçado da Linha 4 pelo Jardim Botânico e beneficiar melhor a cidade como um todo - inclusive Ipanema.
ResponderExcluirConcordo com o Celso. Aqui no Rio, essa manifestação preconceituosa não teve força, salvo deste cantinho de Ipanema, que não teria força para impedir o metrô, muito menos contra a vontade de nosso ditador Cabral que prende manifestantes depois de fazer piada com o protesto. Isso quando não apenas ignora os pedidos do povo.
ResponderExcluirEm Higienópolis, o problema foi agravado, pois no plano inicial, não havia estação defronte o estádio Pacaembu, que fica próximo, e a estação mais próxima seria a polêmica estação, portanto, acho que qualquer um ficaria triste sabendo que toda a semana haveria uma horda de torcedores barulhentos transitando próximo à sua casa, fazendo algazarra, ou pior, brigando com a PM. Justamente a solução foi transferir a estação para o estádio.
O preconceito no Rio é muito velado. É óbvio que os moradores de Ipanema e Leblon não querem metrô em função da "plebe" que vai desembarcar por lá - afinal, o metrô vai facilitar o acesso de muita gente do subúrbio à esta parte da Zona Sul mais isolada. A questão é que o preconceito contra pobre é um assunto polêmico, logo usam-se outros argumentos para impedir ou justificar a não-construção das estações. A sorte é que existe um argumento realmente convincente para esse impedimento... e que eu apoio, em função disso.
ResponderExcluirCelso, o estado deveria vir a público declarar que Ipanema e Leblon serão Linha 1 e o resto Linha 4.
ResponderExcluirConcordo, Carlos. Mas é bom abrirem o olho.
ResponderExcluirQual seria este argumento, Pedro?
ResponderExcluir