terça-feira, 7 de junho de 2011

Preconceito: Zona Sul que Abra o Olho

protesto higienópolisNo dia 14 de Maio de 2011, aconteceu um protesto bem humorado no paulistano de bacanas Higienópolis. Os moradores abastados deste bairro conseguiram desviar uma obra do metrô (Linha 6) que deveria construir uma estação no bairro. A Associação de Moradores de Higienópolis chegou a declarar que o bairro não queria "gente diferenciada ali". Então, o Governo do Estado de São Paulo mudou a Estação Higienópolis para Estação Pacaembu.


Grande Protesto em Higienópolis

Foi o estopim para acontecer um grande protesto no Bairro. Manifestantes organizaram pelo Facebook um churrasquinho de gato, galeto e farofa com pinga, cachaça e cerveja barata em Higienópolis. Uma catraca de ônibus foi utilizada para esquentar a brasa.

higienopolis contra o metrôOs preconceituosos moradores de Higienópolis esqueceram das pessoas que trabalham em suas residências, no comércio e nos serviços do bairro. As madames esqueceram que empregadas, motoristas, babás, vendedores, motoboys, floristas, açougueiros, porteiros, padeiros, e tantos outros profissionais podem se atrasar para o trabalho por causa da não existência do metrô.

Parte da Zona Sul do Rio Também Mostra Preconceito

No Rio de Janeiro, ainda não se chegou a tanto. Mas há alguns anos - ou meses - Ipanema, Leblon e Jardim Botânico já manifestaram preocupações com estações de metrô no bairro. Seria preconceito?

Atualmente, Leblon, Ipanema e Jardim Botânico cederam e lutam para receberem estações das Linhas 1 e 4. Já uma parte de Ipanema, batizada de "Quadrilátero do Charme", não quer de jeito nenhum uma estação na Praça Nossa Senhora da Paz. Alega uma tradição no bairro de se andar a pé e a possível destruição das árvores da praça. Se o estado garantir as árvores, será que o pessoal que mora longe e não quer vir a pé, terá direito a desembarcar do metrô na praça?

6 comentários:

  1. Há de se lutar contra a extensão do metrô para Ipanema e Leblon, sim. Não pelo alegado "preconceito", como visto em Higienópolis, mas para forçar o correto traçado da Linha 4 pelo Jardim Botânico e beneficiar melhor a cidade como um todo - inclusive Ipanema.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Celso. Aqui no Rio, essa manifestação preconceituosa não teve força, salvo deste cantinho de Ipanema, que não teria força para impedir o metrô, muito menos contra a vontade de nosso ditador Cabral que prende manifestantes depois de fazer piada com o protesto. Isso quando não apenas ignora os pedidos do povo.
    Em Higienópolis, o problema foi agravado, pois no plano inicial, não havia estação defronte o estádio Pacaembu, que fica próximo, e a estação mais próxima seria a polêmica estação, portanto, acho que qualquer um ficaria triste sabendo que toda a semana haveria uma horda de torcedores barulhentos transitando próximo à sua casa, fazendo algazarra, ou pior, brigando com a PM. Justamente a solução foi transferir a estação para o estádio.

    ResponderExcluir
  3. O preconceito no Rio é muito velado. É óbvio que os moradores de Ipanema e Leblon não querem metrô em função da "plebe" que vai desembarcar por lá - afinal, o metrô vai facilitar o acesso de muita gente do subúrbio à esta parte da Zona Sul mais isolada. A questão é que o preconceito contra pobre é um assunto polêmico, logo usam-se outros argumentos para impedir ou justificar a não-construção das estações. A sorte é que existe um argumento realmente convincente para esse impedimento... e que eu apoio, em função disso.

    ResponderExcluir
  4. Celso, o estado deveria vir a público declarar que Ipanema e Leblon serão Linha 1 e o resto Linha 4.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, Carlos. Mas é bom abrirem o olho.

    ResponderExcluir