sábado, 6 de agosto de 2011

Linha 2 do Metrô do Rio Foi Licitada nos Anos 1980

O trecho final planejado pelo Estado do Rio de Janeiro e Rio Trilhos para a Linha 2 do metrô do Rio de Janeiro foi licitado nos anos 1980 pelo então governador Moreira Franco (1987-1990).


Queiroz Galvão e Paranapanema Ganharam a Licitação

Queiroz Galvão e Paranapanema ganharam esta licitação mas apenas 80 metros depois da Estação Estácio foram escavados. A obra parou e a Queiroz Galvão abandonou seu tatuzão ali. A plataforma da Linha 2 ficou pronta.

O túnel do metrô porém jamais chegou à Estação Carioca, nem à Estação Praça da Cruz Vermelha e nem sequer à Estação Catumbi. Aliás, estas duas últimas estações tampouco foram construídas.


Linha 2 Precisa Ser Terminada

Com o crescimento da região metropolitana do Rio de Janeiro, o ideal hoje é que a Linha 2 depois da Estação Carioca fosse até a Estação Praça XV integrar com as barcas. Na outra direção, depois da Estação Pavuna, a Linha 2 deveria passar pela Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.


Extensão É a Linha 3

Quanto à ligação do Rio de Janeiro para Niterói, a Linha 3 pode ser uma continuidade da Linha 2 ou não, dependendo do projeto do governo estadual. A Linha 3 chegando ao Rio de Janeiro, seja na Estação Praça XV, seja na Estação Carioca, ela precisa estar com uma profundidade de pelo menos 45 metros para ficar sob o leito da Baía de Guanabara. Se fizerem a obra como continuação da Linha 2, a Linha 2 já deverá estar nesta profundidade na estação de ligação com a Linha 3.

Caso ela seja independente da Linha 2, nada impede que a Linha 2 siga seu curso normal até a Estação Praça XV e a Linha 3 chegue à Estação Carioca, que deveria então ganhar uma nova plataforma, numa maior profundidade das Linhas 1 e 2.

8 comentários:

  1. Miguel
    Qual é o seu objetivo ao fazer esse comentário sobre a Linha 2 e sobre a questão da Linha 3? É evidente que a estação Carioca 2 foi construída numa profundidade adequada a sua continuação em direção a Praça XV e Niterói. O objetivo é o de levar um usuário da Pavuna (ou outros municípios do entorno como N. Iguaçu, São João de Meriti e etc) até o COMPERJ. O perfil da cidade permite que tenhamos "linhões" sem nenhum problema.
    Abraços

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  2. A questão é que há dúvidas se da Carioca poderia se seguir para Niterói passando pela Praça XV ou se teria que ir direto para Niterói.

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  3. Olá Miguel, tudo bem?
    Eu gostaria de saber quais foram as fontes que você usou para produzir esse texto se possível.
    Obrigado.

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  4. Jornais da época e entrevistas com quem trabalhou no Metrô e no Governo.

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  5. Valeu pela reposta, Miguel. É que eu tô fazendo uma monografia a respeito desse tema e queria fontes pra me ajudar, você tem?

    Meu email: gustavocomissario@hotmail.com

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  6. Não tou nem aí até a Estação Carioca, o que eu quero mesmo e a extensão da Linha 2 até Belford Roxo?

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  7. O metrô já não dá vazão até a Pavuna. Estendê-lo até Belford Roxo sem que ele chegue à Carioca seria um erro fatal. Seria o colapso do sistema.

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