domingo, 15 de janeiro de 2012

Estação Gávea

projeto estacao gaveaA Estação Gávea será inaugurada também em Dezembro de 2015.


Detalhes da Estação Gávea ainda Estão Indefinidos

A primeira decisão tomada pelo governo é que ela ficará no estacionamento da PUC. Quem mora na Praça Santos Dumont terá que andar bastante para chegar até lá. A Gávea deveria ter duas estações de metrô, mas preferiram fazer uma só.

Não está definido se a Estação Gávea já nascerá com duas plataformas para receber trens de duas linhas diferentes. Apesar desta dúvida, o metrô vai construir parte do túnel para uma futura ligação com outra linha. Repare no Y da imagem.

A Estação Gávea com duas plataformas é essencial para os projetos da Linha 1 circular (futura ligação com a Estação Uruguai) e com a Linha 4.

6 comentários:

  1. Não entendi esse Y. Qual direção vai para o Leblon e qual vai para a Barra? E não deveria ser um X para possibilitar a futura ligação com a Uruguai? Será que eles vão mesmo fazer a conexão da linha 1 com a linha 4 em Ipanema? Não seria muito melhor fazê-la na Gávea para facilitar a expansão da linha 4 para Botafogo ou para o Centro?

    ResponderExcluir
  2. Vinícius, sim seria melhor mas eles vão conectar as Linhas 1 e 4 em Ipanema.

    Este Y é para o futuro. Ninguém sabe ao certo para que será.

    Este governo não pretende ligar a Gávea com Uruguai. O projeto para a Zona Norte é ligar Uruguai ao Méier fazendo 4 estações.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o projeto detalhado da Tripa 4 e lá esta a estação Gávea com apenas 1 nível ,mas tem como passar as duas linhas pelo projeto apresentado ,pois no trecho anterior o túnel da Linha 1 passa sobre o da Linha 4 e quando chega na Gávea a Linha 1 esta ao lado esquerdo (olhando a planta de cima) e a linha 4 do lado direito da estação .Seria como a estação PARAÍSO do metrô de Sao Paulo ,onde a Linha 1 e a Linha 2 passam no mesmo nível sem compartilhar os mesmos trilhos.
    Para mim o maior absurdo desse projeto é fazer outra General Osório ao lado da que já existe ,isso é uma perda de tempo ,dinheiro e ainda vai obrigar os trens a fazerem uma troca de via ,o que sempre é desconfortável e obriga a redução de velocidade.Outo absurdo é a Linha 2 ir até Ipanema ,isso sim é loucura total ,esse projeto todo é super esquisito ,meu irmão de 10 anos faria um projeto melhor.

    ResponderExcluir
  4. Sim, o mais absurdo de tudo é a Estação Gal. Osório.

    Como, para este governo, a Linha 1 termina em Ipanema e a Linha 4 vai de Ipanema à Barra, ninguém sabe qual o número da Linha que seguirá da Gávea no outro eixo e nem para onde irá.

    ResponderExcluir