sábado, 21 de abril de 2012

Segue a Polêmica sobre a Linha 4

polêmica linha 4 metro rioO Estado do Rio pode até construir a Linha 4 do jeito que quer. Mas até lá, vai ouvir muita reclamação e sentir os protestos de moradores e políticos.


Os Pontos Polêmicos da Linha 4 do Metrô

Mudança da Linha 4 Original para a Linha 4 em construção.

Por que?


Linhão x Linha Independente

A Linha 4 original previa que seu início fosse na Estação Carioca e seu fim na Estação Alvorada. Em 1997, parte deste trajeto foi licitado. Teríamos a Estação Morro de São João, Estação Largo dos Leões, Estação Humaitá, Estação PUC, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico. O Governo Sérgio Cabral preferiu estender a Linha 1 fazendo a Estação General Osório 2, Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Praça Antero de Quental, Estação Gávea, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.


Estação Gávea em Dois Níveis

O governo chegou a anunciar que nem faria a Estação Gávea mas voltou atrás. A Estação Gávea que será construída agora terá trilhos apenas para a Linha 4. Os cariocas desejam que ela seja construída em dois níveis para que outros trilhos possam fazer uma futura ligação com a Estação Uruguai, na Tijuca.


Estação Praça Nossa Senhora da Paz

A praça é tombada mas o governo vai construir uma estação ali assim mesmo.


Metrô até a Alvorada

Ligação entre o terminal da Alvorada e a Estação Jardim Oceânico será feita por ônibus, em vez de metrô, o que mantém os ônibus nas ruas e o trânsito pesado no bairro.

Erro na Construção de General Osório

A Estação General Osório foi feita para receber trens de apenas uma linha. Caso essa linha seguisse em frente (em direção a Praça Nossa Senhora da Paz) seria preciso desapropriar três edifícios do bairro. Como o governo não quer desapropriar na Zona Sul (ele desapropria na Zona Oeste para a construção de corredores de ônibus), a solução encontrada é que os usuários do metrô desçam do trem, caminhem por baixo de terra e continuem a viagem na chamada "Estação General Osório 2". É uma bizarra baldeação para a mesma linha.


Linha 2

A junção de trens da Linha 2 na Linha 1 na chamada Linha 1A ainda causa polêmica. Especialistas e cariocas defendem a volta do projeto original que prevê a conclusão da Linha 2 com a Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca, com opção para seguir até a Estação Praça XV.


Estação Uruguai

A Estação Uruguai está em construção mas não há divulgação de fotos, nem de dados da obra. Tudo que se sabe é que ela ficará pronta em 2014. O Governo Sérgio Cabral quer direcionar seus trilhos para seguir até o Méier, na extensão do linhão. No entanto, moradores e especialistas defendem que uma ligação entre Uruguai e Gávea seja feita por baixo do maciço da Tijuca para fechar o anel da Linha 1, que passaria a ser circular. A Estação Uruguai poderia ganhar um segundo nível de trens indo para o Andaraí e o Méier. Até um terceiro nível poderia ser construído com trens indo para Muda e Usina.

22 comentários:

  1. vamos lá...

    Sobre a Estação Uruguai, veja aqui: http://vimeo.com/39646201. Se contatar a Metrô Rio, eles poderiam informar sobre o que quiser. No caso, a manobra das composições será antes da Estação, e não estão cavando túneis após a estação. A estação fica na altura da Rua Itacuruça, no leito da Conde de Bonfim. Isso quer dizer que ela pode ir ao Méier ou para a Gávea, os túneis dela não estão impedindo nenhum dos dois traçados. Aí tem que ver com o governo o que ele quer pro futuro...

    A linha licitada em 98 acabava no Jardim Oceânico. Depois que a Rio Trilhos começou a pensar a expansão para a Alvorada. Segundo os estudos da FGV, a Estacão Alvorada adicionaria 40 mil passageiros por dia. Portanto, não dá vazão para o traçado que estão fazendo no momento.

    Não havia na licitação de 98 a Estação Largo dos Leões (o traçado nem passa por ali!). E na Gávea, era Estação Jóquei.

    Não sou contra a expansão rumo ao Jardim Botânico, mas o traçado dito "original" (feito pela Rio Barra, e não pelo governo) deveria ser melhor pensado! Ele passa em branco pelo miolo de Botafogo e por todo o bairro do Jardim Botânico. Um traçado melhor passaria no leito das ruas Jardim Botânico, Humaitá e Voluntários da Pátria, fazendo a integração na atual Estação Botafogo. Esse traçado daria mais capilaridade.

    OBS: acho extremamente provável que a Estação Gávea não saia em 2016, e talvez nem seja construída, só seus túneis de acesso via São Conrado e Leblon.

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  2. Deixar um bairro inteiro sem metrô, cujos trilhos passariam ali por baixo, é um absurdo! Falo do Jardim Botânico, que deveria ter pelo menos duas estações: um entre a Rua Lopes Quintas e o Hospital da Lagoa, outro na altura das Ruas Maria Angélica ou Frei Leandro. Além da estação Largo dos Leões, no Humaitá, uma estação no Morro Dona Marta seria ótimo pois botafogo só tem uma famigerada estação...

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Eu fui pesquisar mais a fundo e descobri que tem uma estação da linha 1 que não foi feita até hoje, a estação Rio Sul/Morro Azul! o site poderia fazer uma notícia sobre a estação, explicando o porquê dela -ainda- não ter sido contruída, já que o MetrôRio disse em 2009 que as obras começariam em 180 dias.. dizem até que os trilhos já foram contruídos, só falta a estação em si, será?; e uma pergunta, vocês acham que no futuro poderão haver estações na Urca? poderia haver uma linha vindo da gávea, passando por humaitá, rio sul, até chegar à urca. Seria bom para todos.

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  5. Oi, Marcelo. Morro Azul era o antigo nome da estação flamengo, se eu não me engano. O morro de Botafogo é o São João, que fica atrás da Rua Álvaro Ramos e também nos fundos de Copa na altura da Cardeal Arcoverde -- é basicamente o morro do Túnel Novo.

    Não fizeram essa estação em 98 porque o Marcelo Allencar priorizou chegar em Copa (Card. Arcoverde). Parece, mas isso não sei dizer de fato, que esperavam uma grana do Shopping Rio Sul, que não rolou.

    Os trilhos já estão construídos, claro! Quem pega metrô, passa sempre por ali entre as estações Botafogo e Card. Arcoverde. Parece que já estão construídas parte da estrutura da plataforma, além da "caverna" onde a estação fica (essa caverna é possível de se ver quem faz este trajeto de metrô). Portanto, quando quiserem fazer a estação, não precisará interromper a operação.

    A Metrô Rio pensou em priorizar essa estação em 2009, ao invés da Uruguai, mas acabou fazendo esta última.

    E eu acho desnecessário metrô na urca. Ali não tem demanda e o bairro é meio comprido, não dá muito para servir ao bairro inteiro com uma esatção. Uma linha de ônibus alimentadora é o mais adequado.

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  6. João Gabriel, muito obrigado pelas informações!

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  7. Rafael, Botafogo é o bairro da Zona Sul que mais carece de estações na minha opinião.

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  8. Marcelo: Morro Azul é o antigo nome da Estação Flamengo. Ela foi construída.

    Rio Sul é o nome equivocado para a Estação Morro de São João. Ela jamais foi construída apesar da Associação de Moradores de Botafogo já ter entregue duas vezes abaixo-assinados pedindo sua construção. O metrô já passa pelo terreno. Falta apenas fazerem as plataformas.

    O projeto do Metrô para a Urca existe (ou já existiu). A estação ficaria na entrada do bondinho. Era a Linha 4A. Para isso precisariam expandir a Estação Botafogo construindo outro nídel. O trajeto era Urca - Rio Sul (aí sim no estacionamento do Shopping) e finalmente Botafogo. Seria ótimo e os turistas agradeceriam.

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  9. Oi João, o grande problema dos bairros pequenos, como Urca, Leme, Horto, etc é como integrá-los ao transporte de massa. Todos querem se livrar dos ônibus. Talvez o metrô na Urca não seja a maior prioridade. Mas poderia sim haver uma linha para lá no futuro.

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  10. Prezado Miguel Gonzalez,
    Tenho acompanhado as discussões sobre a modificação no traçado do Metrô. Fiz um texto a respeito e divulguei no Urbe Carioca, blog que criei há cerca de 10 dias para tratr de questões urbanas do Rio. Em pesquisa na internet encontrei o Metrô do Rio e fiquei satisfeita com os temas e opiniões apresentados. Fiz um post com links para outros sites afins e inclui o Metrô do Rio. Parabéns pelo trabalho. Caso goste do que escrevi fique à vontade para divulgar. Abraços.

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  11. Muito obrigado, Andrea. Vou visitar teu blog!

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  12. http://oglobo.globo.com/rio/obra-do-metro-na-zona-sul-precisa-de-outro-estudo-de-impacto-ambiental-diz-mp-4096251#ixzz1nfZZiZ83

    A extensão da Linha 1 é para se evitar uma nova licitação. Este é o motivo para a "escolha" do projeto ! Bela e$colha !

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  13. ainda ha chance de mudar o traçado?

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  14. Valeu, Sergio. Esta chegando ao fim a era Cabral.

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  15. e qnto a ação doministerio publico qnto a obra?sabe alguma coisa sobre como anda?

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  16. Moro perto da obra da estação itacuruça, digo, estação uruguai e o boato que rola nas redondezas é de que a itacuruça será fechada ao trânsito e será criada uma praça. Você já ouviu esta história? O fechamento da itacuruça irá atrapalhar o trânsito na região. Abraço.

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    1. Já tentei checar com o metro, mas não respondem... A obra tem andado rápido.
      Valeu pela atenção. Se descobrir algo eu posto aqui. Abs.

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