sábado, 22 de setembro de 2012

Metrô e Praças Podem Conviver

protesto praça nossa senhora da paz
A FSB Comunicações, que presta serviço de assessoria de imprensa para o consórcio Rio Barra, responsável pela construção da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, informou que "assim como a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, a Praça Antero de Quental, no Leblon, está incluída no projeto de sustentabilidade das obras: haverá 100% da área verde restabelecida. Quase a totalidade das árvores será preservada e haverá replantio com mudas de árvores que precisarem ser removidas. Durante todo o período das obras, uma parte da praça será reservada ao lazer, com parquinho infantil e área de convivência de idosos.


Protesto em Ipanema  

Se o protesto contra a instalação de entradas e saídas na praça do Leblon ainda não ganhou força, em Ipanema há muito barulho. Um grupo de moradores do bairro vizinho instalou uma maquete em tamanho natural em um dos locais onde querem que os acessos à Estação Praça Nossa Senhora da Paz sejam construídos. No projeto do governo e do consórcio, as entradas e saídas serão no quarteirão da praça. Os moradores defendem que estas escadas sejam trocadas de lugar. "Elas devem ficar nas esquinas da Rua Visconde de Pirajá com Maria Quitéria e na Visconde de Pirajá com Joana Angélica" manifestaram os moradores.


Preservação da Natureza  

Além da preservação da natureza da praça, os moradores também temem pela segurança de crianças que brincam na praça, que passarão a conviver com um grande público entrando e saindo do metrô, caso as bocas de entrada na estação sejam mesmo construídas junto à praça. Os manifestantes colhem assinaturas para entregar ao consórcio e ao governo do estado.

Enquanto isso, o consórcio deu (mais uma) resposta vazia informando que estudos (que ninguém leu porque nunca publicaram) indicam que o lugar apropriado para as bocas de entrada e saída da estação sejam na praça e blá blá blá...

Fonte da Foto: Jornal Extra.

2 comentários:

  1. Entradas e saídas de estações com localização definida são questões urbanísticas e arquitetônicas. Não é cabível estudo de demanda. Acho que a população local não deve reclamar sobre ter estação: há público de outras áreas que desejam chegar lá e um espaço público não é um playground. De qualquer forma, não dá para saber se é o desejo da maioria da população local, a não ser que se faça um plebiscito com voto compulsório.

    O fato é que ainda assim, a população local não deve ser tratada como estranha ao objeto sem direito a reivindicar o que quer que seja. Isso tudo seria evitado se a estação General Osório fosse feita com mais profundidade e seguisse a partir dali direto pela Visconde de Pirajá, ao invés de ser feita rasa com a estação trocando de rua justamente aproveitando o terreno da praça. Como fizeram uma estação redundante (escondendo o fato, claro) no mandato passado, agora temos que aguentar governo e população local cada um tentando impor seu modo.

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    1. Gabriel: acredito que quem era contra a estação na Praça Nossa Senhora da Paz, já se convenceu que a estação vai ser construída ali. O que ainda se discute é o local das entradas e saídas da estação. Eu não vejo problema que elas sejam construídas do outro lado da rua (ou da praça). Há de se preservar as poucas áreas verdes de cada bairro.

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