sábado, 15 de setembro de 2012

Obras da Estação Uruguai

As obras da Estação Uruguai continuam.

O antigo pátio de manobras do metrô do Rio de Janeiro está dando lugar às plataformas de embarque e desembarque.

O andar superior, que durante anos serviu de estacionamento de carros particulares, dará lugar às bilheterias e catracas do metrô.

A primeira foto à esquerda (foto de Marcelo Scandaroli / OAS) mostra como era o antigo pátio de manobras. 

A segunda foto (também de Marcelo Scandaroli / OAS) mostra como os antigos pilares de sustentação da futura estação foram substituídos por árvores de aço, permitindo assim o futuro embarque e desembarque dos passageiros.

A terceira e última foto, de Pedro Geaquinto, mostra que por fora, não se tem idéia do trabalho que acontece dentro da estação.

A Estação Uruguai foi inicialmente prevista para ser inaugurada em 1979 mas agora está prometida para 2014, antes do mundial de futebol.

A concessionária Metrô Rio tem a opção de estender a Linha 1, após a conclusão da Estação Uruguai, para o Méier construindo a Estação Praça Sachet, Estação Grajaú, Estação Barão do Bom Retiro e Estação Méier. No entanto, especialistas defendem a Linha 1 circular e a Estação Uruguai seria ligada à Estação Gávea. Outra opção discutida para aliviar o trânsito na Tijuca é que a Linha 1 siga em linha reta em direção à Estação Usina e Estação Muda. Ou seja, por que a Estação Uruguai não está sendo feita para receber três linhas de metrô?

6 comentários:

  1. Uma Uruguai em dois níveis, ao invés de três, seria perfeitamente viável, com a Linha 1 terminando talvez na Usina e uma nova linha partindo da Gávea ao Méier. Benefício de sobra para todos.

    O túnel metroviário ligando a Uruguai à Gávea é de suma importância. Imagino o quanto ele não ajudaria a desafogar o Rebouças e a Praça da Bandeira, por exemplo. Assim, traria benefícios mesmo a quem não usa metrô e se desloca ao Centro ou ZS para trabalhar.

    ResponderExcluir
  2. Moro no subúrbio, e agora que estou trabalhando na Tijuca o metrô até o Meier seria um sonho para mim. A linha circular Gávea-Tijuca também é interessante para dispersar o fluxo das linhas 1 e 4 e do Rebouças. Torço para que não enterrem essas ideias depois da Rio 2016, e... que não esqueçam da Linha 3, já que estão querendo enfiar BRT no lugar dela já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Linha 3 será metrô. O Governo Cabral quer estender a Linha 1 até o Méier. Resta saber como os passageiros entarão na mesma linha de metrô que começará na Barra.

      Excluir
  3. Sou a favor da linha 1 circular. Desafogaria um pouco o trecho do Centro. Viagens entre a Tijuca e a Zona Sul poderiam ser feitas em menos tempo pela "perna" oeste.
    Acho imperativo também resgatar o projeto original da linha 2 prolongando o trecho atual desde o Estácio até Niterói passando pelo Catumbi, Cruz Vermelha, Carioca e Pça. XV.
    Além dessas, seria interessante ter algumas linhas transversais na cidade, cruzando às linhas atuais em outros pontos (ex: Copacabana - Porto Maravilha; Ipanema - Fundão - Galeão e Grajaú - Pça. Mauá passando por Vila Isabel, Maracanã, S. Cristóvão e Porto Maravilha).
    Outra linha deveria ligar Galeão ao Santos Dumont unindo as estações dos diversos modais: rodoviária, terminal de passageiros do Porto e barcas na Pça. XV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, vc concorda em tudo com o que este blog defende!

      Excluir