sábado, 3 de novembro de 2012

Botafogo e a nova Linha de Metrô

Recentemente, o Governo Estadual anunciou que vai construir outra linha de metrô na cidade do Rio de Janeiro. Esta linha seria a Gávea - Centro, que nada mais é do que a Linha 4 projetada originalmente.

Botafogo é o bairro de pior trânsito na Zona Sul e tem muito a ganhar com isso. Suas ruas São Clemente, Voluntários da Pátria, Real Grandeza e Mena Barreto, para citar apenas quatro delas, são caóticas.

Botafogo é um bairro que serve de passagem para quem vai da Zona Sul para o Centro, para a Barra e para a Zona Norte e Niterói. Além disso, é um bairro bastante grande, de muitos edifícios comerciais, centros médicos e de grande densidade populacional. Por isso, o bairro precisa receber mais estações e linhas de metrô.

Projeto do Governo:
Pelo que foi anunciado, o metrô sairá da Estação Gávea (que deverá ser construída com plataformas para duas linhas de metrô), passará na Estação Jardim Botânico e Estação Humaitá antes de chegar a Botafogo. De Botafogo, o metrô vai para a Estação Laranjeiras e finalmente chegará ao Centro, em local indefinido.

Caos na Estação Botafogo:
O dia-a-dia de quem transita na Estação Botafogo é tenso, caótico e tumultuado, em qualquer hora do dia mas o caos é mais nítido na hora do rush pela manhã e pela tarde. Temos trens das Linhas 1 e 2 chegando e partindo. Passageiros são orientados a embarcar pelo desembarque e a desembarcar pelo embarque dependendo da direção que vai tomar.

O acúmulo de passageiros na Estação Botafogo é fruto de três origens distintas: A Linha 1A, que juntou a Linha 1 com a Linha 2 e Botafogo se tornou estação terminal desta Linha 2; o público do Rio Sul e outras áreas do bairro que deveriam desembarcar na Estação Morro de Sâo João; e o público de Gávea, Jardim Botânico e Humaitá, que vai usar a nova linha de metrô e que atualmente se aglomeram, formando longas filas por todo o quarteirão na hora do rush, em busca dos ônibus do metrô.

Pior: se não bastassem os problemas atuais, como o governo decidiu que a Linha 4 vai desembarcar na Linha 1 (na Estação General Osório), o público de Barra, São Conrado, Rocinha, Leblon e Ipanema vai passar pela Estação Botafogo.

Solução Proposta pelo Blog:
Projetada nos anos 80, anunciada nos anos 90 e posteriormente em 2009, a Estação Morro de São João precisa ser concluída. Ela faria parte da Linha 1 e desafogaria grande parte do público da Estação Botafogo. O metrô indo e vindo da Estação Cardeal Arco Verde já passa sob o terreno da futura estação. As fundações da estação foi construídas entre 1996 e 1997 mas o mato ainda toma conta do terreno na superfície. Em 2007, a Associação de Moradores e Amigos de Botafogo entregou um abaixo-assinado ao Governador Sérgio Cabral pedindo a conclusao da obra. Hoje, sua construção consta como opção da concessionária no contrato renovado da concessão. Acreditamos que sua conclusão leve no máximo 12 meses - a BRASCAN em 2009 chegou a falar em 6 meses. Durante este período, é importante que o túnel da Gávea a Botafogo avance em considerável velocidade, assim com o túnel vindo de Laranjeiras.

Uma vez concluída a Estação Morro de Sâo João, o serviço de passageiros na Estação Botafogo deveria ser interrompido para que uma nova plataforma no subsolo da existente estação fosse construído. O metrô entre Gávea e Humaitá já precisa ser mais profundo do que o restante da rede, pois ele precisará passar por baixo dos lençóis freáticos, dos rios e das raízes de árvores centenárias destes bairros. Entre a Estação Morro de São João e a Estação Flamengo, o trem passaria em baixa velocidade até a conclusão da obra. O tempo estimado para esta obra seria de aproximadamente 24 meses.

Se o trajeto desta nova linha Gávea - Centro for bem estudado e executado, Botafogo poderá ganhar também a Estação Dona Marta, entre a Estação Botafogo e a Estação Humaitá. Se esta estação não for construída, teremos cerca de dois quilômetros sem paradas de metrô.

Após três anos de obras, Botafogo teria duas estações da Linha 1: Estação Botafogo e Estação Morro de Sâo João; e duas estações da Linha 4: Estação Dona Marta e Estação Botafogo.

Linha 1: Flamengo <---> Botafogo <---> Morro de Sâo João <---> Cardeal Arco Verde

Linha Nova: Humaitá <---> Dona Marta <----> Botafogo <---> Laranjeiras 

6 comentários:

  1. É bom insistir que essa nova linha seja feita da maneira correta, inclusive mostrando que ela não beneficiará apenas a Botafogo e redondezas (como o blog, sem querer, sugere). Ela tem potencial para desafogar um pouco também o Rebouças e o Santa Bárbara, e o impacto disso pode ser sentido bem além.

    Onde seria a estação de Laranjeiras? Suponho que no cruzamento da Rua das Laranjeiras com a Pinheiro Machado seja um lugar lógico. Para o Centro, poderia seguir até a Praça Mauá via Central e Cruz Vermelha, ou até a Carioca com uma estação na Lapa.

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    1. Já fiz um post sobre onde seria a Estação Laranjeiras. Tudo depende de estudos mas eu defendi que a estação fosse mais acima da Pinheiro Machado, na Praça Ben Gurion. Isso pq a Pinheiro Machado é próxima de outras estações e a Praça Ben Gurion já é um pouco acima na ladeira.

      Na verdade, este post é sobre Botafogo mesmo, pois Botafogo é um elo de ligação da Zona Sul com as Zonas Norte e Oeste e por causa disso sofre diariamente com o trânsito. É claro que diversos bairros vão se beneficiar com esta nova linha de metrô, se ela realmente sair do papel.

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  2. Se isso sair do papel, perfeito! Melhor seria se o Jardim Botânico tivesse ao menos DUAS estações; uma próxima ao Hospital da Lagoa e outra mais próxima ao túnel Rebouças. O bairro é muito extenso para ter apenas uma estação...

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  3. Seria ótimo mesmo se botafogo tivesse mais estações de metrô, pois desafogaria o transito. E no Humaitá, como fica? Se houvesse estação perto do morro Santa Marta, com um acesso especial perto do teleférico já seria ótimo., mas e na Gávea, na praça Sibélius, onde o movimento é incessante, poderia haver uma estação de metrô, não é? Sugiro ao Senhor governador que substitua aquelas integrações de metrô de superfície (leia-se ônibus), por verdadeiras linhas cruzadas de metrô, já que se ficou provado que isso melhora o tráfego nos túneis.

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