terça-feira, 21 de maio de 2013

Metrô de Mecca (Arábia Saudita)


Publicamos aqui matérias de metrôs do Brasil e do Mundo.

Do Brasil, falamos de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Nas Américas, falamos de Buenos Aires (Argentina), Chicago (Estados Unidos), Cidade do México (México), Nova Iorque (Estados Unidos), Santo Domingo (República Dominicana) e Vancouver (Canadá).

Da Europa, falamos do de Copenhague (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Moscou (Rússia), Paris (França), Sevilla (Espanha) e Sochi (Rússia).

Da Ásia, falamos de Doha (Qatar), Dubai (Emirados Árabes), Nova Déli (Índia), Pyongyang (Coréia do Norte), Tashkent (Uzbequistão) e Tóquio (Japão).

Vamos falar hoje do Metrô de Mecca (Arábia Saudita). Oficialmente, o metrô de Mecca é chamado de Al Mashaaer Al Muqaddassah Metro e foi inaugurado recentemente, em Novembro de 2010. O metrô foi feito para facilitar o transporte de peregrinos muçulmanos pelos lugares sagrados, como o Monte Arafat, Muzdalifa e Mina. A intenção é tirar 53 mil ônibus das estradas e ruas durante a peregrinação anual do Hajj. Outras três linhas de metrô estão em construção na cidade.

8 comentários:

  1. Esse metrô deles deve ser todo elevado né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, vc disse q se estivesse no poder, construiria uma estação no méier, essa estação ia ser elevada também né, ou dá pra fazer uma subterrânea ali? E no caso, essa estação faria parte de uma linha nova?

      Excluir
    2. Augusto, bom dia.
      Moro no Engenho de Dentro. Não seria fantástico se o Grande Méier, Grande Tijuca, Norte Shopping e Engenhão fossem atendidos pelo Metrô?
      Não gosto muito da ideia do metrô começar ou terminar no nada. Acho que quanto mais integrações, melhor. Imagino que uma nova linha, saindo de Inhaúma e chegando na Tijuca (na estação Uruguai ou uma nova, mais acima da Conde de Bonfim, antes de romper a Floresta da Tijuca, rumo à Gávea), seria fantástico.
      Poderiam pensar nessa linha saindo de Inhaúma, uma estação onde hoje é aquela favelinha em frente ao Drive Thru do Mac Donalds na Dom Hélder Câmara, outra estação aproveitando o espaço do antigo Hospital dom Pedro II, onde tem espaço sem uso de sobra. Aí desceria pela Borja Reis e Dias da Cruz, com uma estação perto do Mackenzie e outra perto do Extra, Uma no Lins, ali perto do início da rua Cabuçu. Outra perto do Colégio Pedro II, embaixo da Garagem da Alpha, mais uma perto da Praça 7 e do Iguatemi. Se fosse p/ a Estação Uruguai, uma na Maxwell, perto do Guanabara, ou uma na praça Monte Caseiros, se a estação final fosse mais perto da Usina.
      E, claro, tudo escavado com TBM, que ninguém quer ser visto pelos passageiros do Metrô dentro da sua casa. Metrô de verdade é subterrâneo. Já ouvi alguém dizer que político não faz metrô que, como é subterrâneo, ninguém vê e não dá voto.
      Abraços.

      Excluir
    3. Augusto, o projeto da estação Méier é subterrânea, embaixo da estação de trens para fazer a interligação.

      Excluir
    4. Flávio, infelizmente o governo prevê apenas 4 estações da Estação Uruguai à Estação Méier. Eu particularmente acho que a Zona Norte deveria ganhar outra linha de metrô, que poderia terminar na Estação Uruguai, que deveria abrigar mais de uma linha para poder fazer a Linha 1 circular e encurtar o tempo de deslocamento entre a Zona Sul e a Zona Norte.

      Excluir
  2. Pois é, eu super acho também que um metrô no méier é fundamental, e acho que deveriam construir um metrô em bonsucesso, pois imagina só uma estação de metrô se integrando com o teleférico do alemão e com o trem. Seria ótimo, sou morador de higienópolis, perto de bonsucesso, por isso acho que deveria haver mesmo também uma linha atendendo o méier, engenhão, e o norte shopping, pois são lugares aos quais me dirijo quase sempre. Mas discordo dessa coisa de metrô de verdade é subterrâneo, não acho que precise ser totalmente assim, aliás, os metrôs de várias cidades pelo mundo têm estações elevadas. E o problema aqui no Rio de Janeiro, é que qualquer chuva de 10 minutos já é suficiente pra alagar tudo, já pensou, fazem só estações subterrâneas pra acontecer que nem em recife:
    http://s2.glbimg.com/WWKd3ZOCBIDo5W4vVFEVvW16FrM=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/05/17/estacao_metro5.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, por mim o metrô deveria estar presente em todos os bairros. Mas há uma diferença entre sonho e realidade fluminense.

      Excluir