A Estação Carioca é o assunto preferido de muitos que criticam a pequena malha metroviária do metrô fluminense. Por isso, ela mereceu um segundo post.
Visite, Pare, Olhe, Repare na Estação Carioca
Na próxima vez que você, leitor, estiver na Estação Carioca, reserve cinco minutos do seu tempo para olhar em volta. Repare que há um desnível após a plataforma da Linha 1.Neste desnível, você vê uma filial de uma faculdade. No centro deste espaço há o acesso à plataforma da Linha 2, que está fechado ao público.
Acesso à Linha 2 Fechado por Parede Falsa
Olhando para a faculdade, caminhe para a sua esquerda e após passar pela faculdade, olhe para a direita. Você vê uma parede marrom, de alvenaria, feita com tijolo e cimento e coberta com pastilhas. Esta parede marrom cobre todo este andar e mantém fechada o acesso à plataforma da Linha 2.
Se um dia inaugurarem a plataforma subterrânea, esta parede terá que ser derrubada. Provavelmente em algum momento dos anos 1980, percebeu-se que a Linha 2 demoraria muito a chegar à Estação Carioca e por conta disso, preferiram fazer uma parede firme do que fechar o espaço com tapumes e paredes de gesso.
Acessos Diretos à Linha 2 Não Foram Concluídos
Os acessos diretos à Linha 2 não foram concluídos. Eles seriam construídos na Avenida Chile. Lembro que a Linha 2 passaria por debaixo da Linha 1 na transversal dela.A Rio Trilhos me confirmou recentemente que apenas uma parte da plataforma da Linha 2 se encontra construída sob a Linha 1. Apenas alguns blocos foram construídos. Ou seja, ainda é necessário terminar a obra da plataforma. O ponto de encontro entre as linhas se dá na altura da Avenida Almirante Barroso. A Linha 2 percorreria por baixo da Avenida Chile e Praça da Cruz Vermelha.
Profundidade da Estação Carioca
A Linha 1 está aproximadamente oito metros abaixo do Largo da Carioca. A Linha 2 está cinco metros abaixo da Linha 1.
A primeira foto é de Jader Neves. A segunda é do sítio www.rioquepassou.com
As demais fotos são do blog e mostram o enorme espaço não utilizado que deveria servir de acesso à plataforma da Linha 2. Ali havia até um chafariz até 2011. Atrás destas paredes provisórias da faculdade, há uma parede de alvenaria fechando o acesso à plataforma não inaugurada da Linha 2.
A primeira foto é de Jader Neves. A segunda é do sítio www.rioquepassou.com
As demais fotos são do blog e mostram o enorme espaço não utilizado que deveria servir de acesso à plataforma da Linha 2. Ali havia até um chafariz até 2011. Atrás destas paredes provisórias da faculdade, há uma parede de alvenaria fechando o acesso à plataforma não inaugurada da Linha 2.
Vergonha alheia por esse metrô do Rio. Quando será que vão estender a linha 2 até as barcas, e acabar com essa coisa ridícula de transferência entre linhas 1 e 2 da central até botafogo??!!
ResponderExcluirAugusto César, só com novo governo. Não faz parte dos planos de Cabral e Pezão.
ExcluirPena.
ExcluirTemos que votar direito nas próximas eleições.
ExcluirGarotinho, Cesar Maia? e cada ano que passa vai ficando para a próxima eleição...
ExcluirVamos aguardar as propostas dos candidatos.
ExcluirA moda agora pra esses corruptos é BRT...
ExcluirÉ absurdo achar que BRT substitui metrô.
ExcluirPena mesmo!
ResponderExcluirMuita!
ExcluirComo fazer a linha 2 chegar até Belford Roxo? Compartilhando os trilhos com a Supervia ou fazendo estações aéreas até o terminal?
ResponderExcluirSamir, o projeto de metrô seria de superfície, como grande parte da linha 2 e não usaria os trilhos da Supervia. Seriam trilhos e estações paralelas, tais como temos em Maracanã e Triagem.
Excluir