Fábrica de Aduelas
A fábrica de aduelas foi montada e já se encontra em operação na abandonada Estação Leopoldina. As aduelas de concreto vão revestir os túneis e estações da Linha 4 do Metrô.Túnel Zona Oeste - Zona Sul
Um total de 4,7 quilômetros já foram escavados do túnel entre a Zona Oeste e a Zona Sul.Estação Jardim Oceânico
As paredes de contenção da futura Estação Jardim Oceânico estão prontas. A construção do corpo da estação já teve início. A obra do acesso na Avenida Armando Lombardi do lado de quem vai para o Recreio também começou a ser feito.Estação São Conrado
A estação São Conrado já foi escavada. Começaram a escavar os acessos à estação.Estação Gávea
O túnel de serviço que ligará a Estação Gávea está sendo escavado.Estação Praça Nossa Senhora da Paz
A Estação Praça Nossa Senhora da Paz já foi escavada e as paredes da mesma estão sendo colocadas.Leblon
No Leblon, tanto no Jardim de Alah, quanto na Praça Antero de Quental, o serviço de Jet Grouting (impermeabilização do solo) está sendo feito. Estacas raíz para proteção dos prédios estão sendo colocadas no entorno do Jardim de Alah.A foto é da futura Estação Jardim Oceânico (fonte Metrô Linha 4).
Esta não é a linha 4, e sim o prolongamento da linha 1.
ResponderExcluirNa prática sim. Infelizmente o Governo a chama de Linha 4.
ExcluirSaudações. Só para complementar a postagem, coloco aqui como será a suposta operação da extensão da linha 1 + nova operação da linha 2 + operação de trecho da “linha 4” divulgada pelo GERJ antes da decisão de se construir a estação Gávea em 2 níveis. Ou seja, muita coisa ainda pode mudar até 2016. Mas serve como parâmetro para termos uma noção de como será nosso metrô...
ResponderExcluirwww.skyscrapercity.com/showpost.php?p=104475035&postcount=5043
George, muito obrigado. O que seriam pontos de injeção de trens?
ExcluirPontos de injeção de trens na prática são aqueles desvios antes e/ou depois das estações onde é possível que uma composição vazia fique aguardando a liberação para o embarque. Grande exemplo disso é em Botafogo, quando as composições da linha 2 tomam um desvio logo após a plataforma e aguardam para entrar no sentido oposto depois que os trens sentido Tijuca passam, esticando um pouco o pescoço dá pra vê-los esperando. Até 2008, a concessionária também fazia isso na estação Central. Em horários de pico uma composição vazia vinha do Centro de Manutenção e aguardava naquela rampa de acesso onde atualmente é a ligação das linhas 1 e 2. Na brecha entre as composições, esse trem especial entrava e retirava o excesso de passageiros que vinham da Supervia. E tudo foi pensado como precaução na década de 70!
ResponderExcluirImaginei que era isso mesmo. Bizarro é de Gal. Osório à Jardim Oceânico precisar fazer baldeação na Gávea.
ResponderExcluirNossa que bizarra essa linha 4, ficou realmente muito esquisito, pior do que eu imaginava. Agora, só uma coisa: será mesmo possível ser construída no futuro a linha 4 circular? Parece-me meio inconcebível.
ResponderExcluirSegundo o atual governo, não.
Excluirdesculpe-me, linha 1 circular, quis dizer**
ResponderExcluirEntendi. O atual governo não tem planos de fazer a ligação Uruguai-Gávea.
ExcluirSim, será possível concluir o anel da linha 1. Rumores dizem que a partir de 2014 será feito estudo e licitação do trecho Gávea—Centro (via Jardim Botânico) para ser construído pós-2016, utilizando o mesmo TBM que já se encontra no Rio. Como já foi divulgado pelo GERJ (porém, não apresentaram o projeto até agora) a estação Gávea será construída de forma a receber 2 linhas. Mas é pouco provável que haja tempo hábil para concluí-la até 2016; deve ser entregue apenas com plataformas para uma única linha até lá. Certeza é que apesar desse triângulo bizarro, os trilhos serão totalmente independentes, em qualquer sentido: menos uma preocupação. Acho que NÃO será necessária baldeação nesse serviço Ipanema—Gávea—Jardim Oceânico. Acredito que o trem efetuará parada na estação Gávea, o condutor passará para a outra cabine no extremo oposto da mesma composição e prosseguirá a viagem até o Jardim Oceânico ou Ipanema... assim quero crer.
ResponderExcluirGeorge, a ligação Uruguai - Gávea não será feita se o Pezão for eleito. O que será feito, segundo o Governo é aproveitar que o tatuzão estará na Gávea e escavar a "Linha 4 original" para Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo, Laranjeiras e Centro. No entanto, o Governo também anunciou que tais estudos começariam em 2013 e até agora nada.
ExcluirQuanto à operação em si, será possível ir da Pavuna até Jardim Oceânico sem baldeação mas pela proposta até o momento, a operação fará uma baldeação na Gávea.
Realmente não será construído este trecho, o que eu disse é que com Gávea em 2 níveis, é possível expandí-la rumo à Tijuca. Sei que serei crucificado por isso mas acho essa ligação desnecessária no cenário atual e futuro. É muito mais prioritário a conclusão do lote 29 da linha 2, construção do túnel sob a baía, linha 3, expansões em ambas as pontas da linha 4, etc...
ExcluirOutra coisa que duvido muito que saia do papel é essa expansão rumo ao Méier! Não que seja desnecessária mas acharia muito mais interessante para todas as partes, a construção (pela concessionária) de uma linha tranversal nos subterrâneos do elevado Paulo de Frontin e do túnel Reboucas com as seguintes estações: Rodoviária Novo Rio, Leopoldina, Estácio (com um novo nível mais profundo, integrado às linhas 1 e 2), Rio Comprido, Lagoa/ Fonte da Saudade (integração com a futura linha 4 original), Lagoa/ Sacopã e Ipanema, nas imediações da Praça Nossa Senhora da Paz formando com a estação Praça General Osório e a futura estação Jardim de Alá um complexo metroviário no bairro junto com vagas de estacionamento subterrâneas (o bairro é um dos piores da cidade nesse quesito). A dinâmica de deslocamentos no Rio seria completamente alterdo com essa linha tranversal Norte - Sul, extinguindo as linhas de ônibus que trafegam pelo Rebouças, sendo o percusso feito em uns 10 minutos.
George, o grande problema do trânsito na cidade é a ligação entre as zonas norte e sul, norte e oeste, e sul e oeste. Por causa disso, a ligação Gávea - Uruguai melhoraria e muito o trânsito nesta ligação (diga-se Túnel Rebouças).
ExcluirAté onde eu sabia, Miguel, a baldeação se dará em Ipanema, pois só até ali a Linha 2 chegará (a meu entender ela não deveria passar da Carioca...).
ResponderExcluirOutra coisa: a estação Jardim Oceânico será embaixo da Pedra da Gávea? Pelo que entendi, ela seria um estação externa, em cima da Av das Américas (como, aliás, deveriam ser as estações na Barra até o Recreio devido ao terreno arenoso).
Oi Rafael,
ExcluirQue eu saiba a Estação Jardim Oceânico será no subsolo. O metrô só ficará sobre a terra na ponte entre a Barra da Tijuca e São Conrado.
Por uma decisão operacional, haverá baldeação também na Gávea. Desnecessária mas haverá.
Como disse o Rafael Poggi, a linha 2 irá da Pavuna até a atual (e fechada) Ipanema/ Gen. Osório. A parte expandida será exclusiva das linhas 1 e 4. Ainda respondendo ao Rafael: não, a estação não será embaixo da Pedra da Gávea, será no canteiro central da Av. Armando Lombardi, em frente ao shopping Barra Point. Na minha humilde opinião, a localização é ruim. Ao invés de construírem a ponte estaiada, acho que esta estação deveria ser embaixo do canal com acessos em “X” na direção do Largo da Barra/ Joatinga e na direção do Itanhagá/ Alto da Boa Vista, em uma das margens e, do outro lado, acessos na direção da praça onde fica a igreja e outro do lado oposto da avenida, na Passarela da Barra. Sem contar o grande ponto de ônibus que ali existe, de onde partiriam linhas de integração para locais que não serão cobertos pelo metrô.
ResponderExcluirLembro que em uma das visitas às obras da estação Jardim Oceânico, foi dito que a estação será “semi-enterrada”. Não me perguntem como é isso pois não foi mostrada nenhuma ilustração da parte externa da estação. Também foi revelado que existirá um rabicho de uns 200 metros após a estação permitindo a futura expansão (sabe-se lá quando...) rumo à Alvorada sem que a estação precise ser interditada.
Mas, Georgem é praticamente impossível uma estação de metrô embaixo do canal. Aquilo ali é tudo PÂNTANO! Uma coisa é ter um túnel passando, outra é uma estação inteira. Muito estranho... A Barra deverá ter um metrô aéreo. Já vi dezenas de ilustrações e animações mostrando o trem saindo do túnel embaixo da Pedra da Gávea e indo pela ponte até a estação em frente ao Barra Square. Então não entendi nada...
ExcluirSim, é isso mesmo que você viu, a estação será subterrânea em frente ao Barra Point (qualquer outro vídeo e/ou ilustração mostrando metrô depois desse ponto é especulação apenas), isso é fato. Aquilo que falei sobre não existir ponte e a estação+acessos serem embaixo do canal é coisa da minha cabeça. Mas nada que seja impossível também! É questão de engenharia. Uma vez disse aqui no blog que o trecho São Cristóvão—Estácio da linha 2 foi um dos mais difíceis pois ali, outrora, foi o Pântano de São Diogo até pouco mais de um século. Repare como aquela área da Praça da Bandeira alaga quando chove. A estação da Gávea também será um desafio! Aliás todo nosso metrô é desafiador! Caso ninguém nos supere até as Olimpíadas, o trecho entre São Conrado e Jardim Oceânico será o túnel metroviário mais longo do mundo com 5 quilômetros e mais nada entre elas! A operação e resgate (caso necessário) terá de ser exemplar. Viu? Conhecimentos técnicos e profissonais capacitados nós temos, o problema são nossos políticos e sua falta de vontade.
ExcluirIsso mesmo, George.
ExcluirDesculpe, ainda acho que não faz o menor sentido a estação subterrânea ali. As animações que citei são oficiais do metrô. Não faz o menor sentido um túnel com uma ponta sobre o canal para depois o trem entrar em outro túnel. Mas o que faz sentido nesse metrô do Rio, né?
ExcluirNada faz sentido neste metrô do Rio.
ExcluirSao 5 km exatos? Se sim, veja o seguinte tunel:
ResponderExcluirhttp://en.wikipedia.org/wiki/Berkeley_Hills_Tunnel
A obra está em andamento.
ExcluirObrigado pela informação Vinícius. Na verdade não sei se serão exatamente 5 Km’s, mas é uma medida bastante aproximada. Basta ver o status das obras que o Miguel pôs no início da postagem: são 4,7 Km’s escavados por enquanto, lembrando que o túneis ainda não se encontraram.
ResponderExcluirÉ possível que ainda em 2013 o túnel entre Jardim Oceânico e São Conrado já se encontre e em 2014 o túnel já se encontre a até a Gávea.
ExcluirSou só eu que acha essa escavação MUITO LENTA?
ExcluirEu também acho!
ExcluirInteressante é que em São conrado haverá apenas uma estação, na Rocinha. Quem mora ou trabalha mais perto da Estrada das Canoas vai se f*der mesmo, né? Absurdo total!
ResponderExcluirJá falei isso aqui no blog algumas vezes. Realmente não vai atender à parte da população do bairro.
Excluira mesma coisa é se no futuro o Jardim Botânico contar com apenas uma estação de metrô...
ExcluirPois eh...
ExcluirCelso você não está só! Também acho essa obra muito lenta principalmente na Barra que teve início há 3 anos. É por essas e outras que acho que a estação da Gávea não ficará pronta a tempo. Curioso é que o GERJ comprou apenas 1 TBM que ainda nem começou a escavar, enquanto Fortaleza que tem menor capacidade de inve$timento e solo semelhante ao Rio comprou logo 4.
ResponderExcluirRafael, São Conrado certamente tinha que ter 2 estações: uma em cada extremo do bairro. Só espero que deixem espaço para isso (tipo Morro de São João). Acho que o motivo para se fazer uma ponte ali no início da Barra é politicagem e criar mais um cartão-postal. Já pararam para pensar que entre Ipanema e Leblon há um curso d’água também e nem por isso será construída uma ponte exclusiva do metrô. Não sei se vocês sabem mas a ponte da Barra terá assinatura de Santiago Calatrava, arquiteto espanhol, autoridade mundial nesse tipo de construção (pesquisem para ver as pontes que esse cara já fez mundo afora). Se alguém ainda não viu, segue um link contendo a foto de como será: www.barrazine.com.br/2013/03/ponte-estaiada-linha-4-do-metro/
George, eu acho muito difícil que a Estação Gávea não fique pronta até 2016. Apesar de muito lenta, estou otimista quanto à obra. Na Gávea, já estão construindo a estação. O túnel para São Conrado é que ainda não começou a ser feito.
ExcluirSaiu hoje, 09/12/2013, n'O Globo: estão concluídas as escavações do túnel da 1a galeria do maior trecho Barra -São Conrado.
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/rio/escavacoes-do-primeiro-tunel-da-linha-4-do-metro-sao-concluidas-11010252
Sim, é verdade. O túnel está pronto.
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