terça-feira, 11 de junho de 2013

Por que a Linha 3 Não Sai do Papel?

Uma comissão mista, formada por vereadores e representantes de entidades representativas de São Gonçalo foi formada para exigir o início das obras da Linha 3 do metrô.

As obras da Linha 3 deveriam ter começado no início deste ano mas não saíram do papel. A Secretaria Estadual de Obras e a Secretaria Estadual de Transportes não têm respondido às perguntas dos vereadores e prefeitos de Niterói e São Gonçalo.

O primeiro lote da Linha 3 foi orçado em R$ 1,7 bilhão e as obras deveriam ter começado em Janeiro de 2013. Este lote ligaria a Estação Praça Araribóia à Estação Guaxindiba, ligando Niterói a São Gonçalo.

Assista aos dois vídeos abaixo:


http://tvwin.com.br/audiencia-publica-sobre-a-linha-3-do-metro/
 

16 comentários:

  1. Não posso ver os vídeos, mas já posso comentar que:

    1. Claro que sabemos a real razão para a obra não sair do papel...
    2. Linha 3 sem incluir a estação Carioca seria como um cavalo com 3 patas.

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    1. Oi Celso, mas se construíssem a parte da Linha 3 ligando Itaboraí e São Gonçalo até Niterói, já daria esperança para um dia fazerem a ligação com o Rio.

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    2. Sim perfeito mais só não entendo a razão para ligar São Gonçalo a niteroi gerando todo o desembarque la quando poderíamos ter uma ou mais estações e barcas em são gonçalo!

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    3. Miguel, eu não acredito nesse negócio de "um dia". Sorry. Se tem que fazer, então que se faça, ao invés de aguardar indefinições.

      MS Design, a razão de não termos ainda as barcas em SG (que sempre se falou que iriam fazer, mas nada...) é a mesma razão pela qual a L2 não foi concluída, a L3 não está em obras, a L4 licitada há uns 15 anos não teve 1 metro escavado, etc...

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    4. MS Design, vejo isso como má vontade política. É preciso despoluir a Baía de Guanabara para tal para depois fazer a estação de barcas em São Gonçalo. Infelizmente, o Sãogonçalense, que é o 2o maior colégio eleitoral do estado, ajudou a reeleger o Cabral.

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    5. Celso, infelizmente no Rio, vivemos com este "um dia". A Linha 4, dos anos 90, tá sendo construída, com um projeto bem diferente 20 anos depois. As Linhas 1 e 2 não foram concluídas e por aí vai. É torcer para qualquer coisa sair do papel e depois a gente torce para outro governador concluir a obra.

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    6. Muito triste. Só fecham estações de metrô(Cantagalo e Ipanema/Gal Osório), mas acabar a porra da obra q é bom, nada.

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  2. Na verdade, Miguel, Cabral perdeu bem feio em São Gonçalo, eu não me lembro exatamente onde vi, mas ele não conseguiu um resultado superior a 20% dos votos.
    Aliás, uma coisa me veio agora: por que essa obra da Linha 3 - haja visto apenas o lote Araribóia - Guaxindiba - terá um custo de 1,7 BILHÕES??? Se compararmos com outras obras similares, este trecho está bem mais do que SUPERFATURADO, está ULTRAFATURADO!
    Outra coisa: a obra do lote Araribóia - Guaxindiba vai melhorar SIM o transporte da região, visto que a maior parte dos moradores de São Gonçalo, trabalham e/ou estudam em Niterói, e não no Rio. A construção do túnel submarino virá com o intuito de atender os passageiros de Niterói que pretendem ir ao Rio, e aos de São Gonçalo que fogem daquilo que eu disse acima.

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    1. Sobre a questao do lucas e o orcamento da obra, acrescento que a linha é basicamente sobre os trilhos de trem ja existentes o que diminui a necessidade de desapropriacoes, etc. Alem de nao ser metro subterraneo. Portanto, nao entendo de custo de obras mas sempre achei o custo altissimo. O do tunel subterraneo entao nem se fala. Pra CCR é um maná este custo pois assim ela sempre vai ficar mamando na dupla ponte/barcas.

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    2. O TCU percebeu a irregularidade no orçamento da Linha 3. É um dos motivos do atraso.

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    3. Francisco e Lucas: o Cabral queria usar realmente a antiga linha férrea para fazer sua Linha 3. Ia substituir um pelo outro. No entanto, os trens pararam e a Linha 3 não saiu. A ligação entre Rio e Niterói não faz parte dos planos de Cabral. Ele queria fazer apenas 2 dos 3 lotes da Linha 3, ligando Itaboraí a São Gonçalo e Niterói.

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  3. Miguel mudando de assunto mas no mesmo tema, o que vc acha do TGV? Vejo criticas mas acho que seria uma mudanca de paradigma de transporte rodoviario de passageiros pra ferroviario. Fora que poderemos adquirir expertise na materia.

    Vc tem alguma opiniao a compartilhar com a gente?

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    1. Francisco, o TGV é o equivalente francês para trem-bala. Sinceramente, se quisessem mudar de rodoviário para ferroviário, deveriam começar por trens comuns. Até pq mesmo se tivéssemos trem-bala, muita gente não poderia pagar sua passagem. Então, um Rio-SP por exemplo, precisa ter trem-bala e trem comum. E trens comuns precisariam circular em distâncias menores, como Rio-Petrópolis, Rio-Cabo Frio, etc. Tira-se carros de estradas e evita-se poluição e mortes.

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  4. Francisco: Não é só a CCR que não quer deixar o osso.Vejo o maior bloqueador do Metrô submarino é a Fetransporte/Rioônibus que compram os politicos e comandam o mercado de transporte no Rio.O serviço por ônibus é superado e saturado.Um auxiliar que por pressão acaba sendo o principal transporte ao contrario das melhores metropolis do mundo.Ensinaram aos cariocas que trem é para pobre e suburbano.Vemos que o certo é os ingleses sendo o PRINCIPAL ferroviario com o conforto incomparavel dos rolamentos sobre trilhos, não polui, economico. Rodoviario eleva alto o Custo Brasil. Precisamos de união e protestos não só pra mudar mas pra MELHORAR o Brasil

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