Uma Comissão Mista formada por vereadores de São Gonçalo e representantes da sociedade civil criaram o Movimento Metrô Linha 3 Eu Quero.
População Espera pela Linha 3
As manifestações de junho mostram que a população de São Gonçalo precisa com urgência de um meio de transporte de massa na cidade. A primeira reunião foi realizada no dia 26 de Abril de 2013 e daí por diante várias entidades se uniram por uma causa: O início das obras da Linha 3.Com exceção da Ligação entre Niterói e Rio de Janeiro, a Linha 3 tem planejada 16 estações em três municípios (Niterói, São Gonçalo e Itaboraí) e dois pátios de manutenção.
As estações seriam: Praça Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada Quarenta, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Nova Cidade, Alcântara, Jardim Catarina, Guaxindiba, Itambi e Visconde de Itaboraí.
Os pátios de manutenção seriam em Barreto e em Guaxindiba.
Ao todo, a Linha 3 neste projeto teria 22 quilômetros.
O movimento também tem que pressionar para a ligação com o Rio! Para o bem urgente(!) de gonçalenses, niteroienses, itaboraienses e também cariocas e outros!
ResponderExcluirCelso: não há dinheiro e nem se cogita esta possibilidade. Mas bem que eu gostaria.
ExcluirSem dinheiro ou não, a ligação é parte essencial da Linha 3, e deve estar nos planos. Mesmo que só seja feita daqui a 15 anos.
ExcluirO GERJ não pode fingir que essa ligação não é importante como está fazendo.
Tanto que a estação Araribóia divulgada até agora pelo GERJ não permite a expansão da L3.
Quanto custaria o túnel sob a Baía de Guanabara? Muito mais caro que o Maracanã, por exemplo? E, mesmo que sim, será que não vale o investimento? Não estamos falando de obra recreativa, muito menos de conforto. Mas sim de tempo disponível para a força de trabalho. O cerne da questão é: tais obras reduziriam os lucros exorbitantes das empresas de transportes e da concessionária Ponte e Barcas, empreiteiras, todas financiadoras do governo Cabral.
ExcluirConcordo contigo, Gustavo!
ExcluirCom esse nosso atual governo nao iremos conseguir nada que seje duradouro! Tudo é somente para tampar buracos... ano que vem tem eleiçao Graças a Deus!
ResponderExcluirNão quero ser pessimista mas ele já estava fazendo besteira quando foi reeleito com 2/3 dos votos. Eu aposto que esta massa manifestante nas ruas do país inteiro vai acabar por reeleger os mesmos partidos.
ResponderExcluirJá eu, estou querendo ser pessimista: não acho que o Pezão será eleito, mas já viram quem serão os prováveis canditatos ao GERJ nas próximas eleições? Não ficam muito atrás do atual!
ResponderExcluirQuanto a linha 3, recentemente tive a idéia de fundí-la à hipotética linha 7 (já abordada pelo blog). Ela começaria em Itaboraí e se prolongaria até algum bairro da Região Oceânica de Niterói (provavelmente Itaipu) passando por São Gonçalo e as zonas norte, central e sul de Niterói, aproveitando para retirar do papel a estação das barcas de SG.
E a ligação metroviária com o RJ? Seria resgatado o plano original da linha 2 que era levá-la até a Praça Araribóia, em Niterói. Desta forma, resolveria-se outro problema da linha 2: sua pendularidade e consequente desequilíbrio financeiro. Observem como esta linha anda lotada em apenas um único sentido nos horários de pico. Com a idéia proposta, teríamos uma grande quantidade de pessoas transportadas em ambos os sentidos e ao longo de quase todo dia.
Eu acho o Pezão franco favorito para as próximas eleições.
ExcluirE o transbordo em massa da L3 para a L2 em uma única estação?
ExcluirAcho que Estácio já foi o suficiente.
Caros,
ResponderExcluirIndago-me se as instituições de engenharia, como o próprio clube de engenharia, ou a Coppe, da UFRJ, entre outras, possuem projetos detalhados para o metro do Rio. É possível ver o projeto original de todas as linhas para a cidade?
O que vejo é o governo licitar as obras de expansão por conta própria, deixando de lado a opinião de especialistas. É o governo que impõem o traçado ou são engenheiros comprados que aprovam?
São engenheiros comprados que "aprovam" um projeto imposto, tipo isso hehe. Você até encontra projetos originais em alguns lugares, mas é bem difícil. Aqui no próprio blog tem alguns, e tem alguns no SSC também.
ExcluirInfelizmente, Alexandre, este governo fez exatamente isso que vocë descreveu. Foi eleito e reeleito. O projeto de ligação por metrö do Rio com Niterói é da Rosinha Garotinho.
ExcluirLucas, os maiores especialistas em transportes do RJ não aderiram aos projetos do Cabral.
ExcluirIsso foi uma promessa de Cabral que não pode ser passada para o próximo como apoio para campanha...
ResponderExcluirQueremos respostas e compromisso concretos.
Quase nada é cumprido de nenhum governador. Isso seria apenas mais uma...
Excluir