sábado, 3 de agosto de 2013

Movimento Metrô Linha 3 Eu Quero

Uma Comissão Mista formada por vereadores de São Gonçalo e representantes da sociedade civil criaram o Movimento Metrô Linha 3 Eu Quero.


População Espera pela Linha 3

As manifestações de junho mostram que a população de São Gonçalo precisa com urgência de um meio de transporte de massa na cidade. A primeira reunião foi realizada no dia 26 de Abril de 2013 e daí por diante várias entidades se uniram por uma causa: O início das obras da Linha 3.

Com exceção da Ligação entre Niterói e Rio de Janeiro, a Linha 3 tem planejada 16 estações em três municípios (Niterói, São Gonçalo e Itaboraí) e dois pátios de manutenção.

As estações seriam: Praça Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada Quarenta, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Nova Cidade, Alcântara, Jardim Catarina, Guaxindiba, Itambi e Visconde de Itaboraí.

Os pátios de manutenção seriam em Barreto e em Guaxindiba.

Ao todo, a Linha 3 neste projeto teria 22 quilômetros.

16 comentários:

  1. O movimento também tem que pressionar para a ligação com o Rio! Para o bem urgente(!) de gonçalenses, niteroienses, itaboraienses e também cariocas e outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso: não há dinheiro e nem se cogita esta possibilidade. Mas bem que eu gostaria.

      Excluir
    2. Sem dinheiro ou não, a ligação é parte essencial da Linha 3, e deve estar nos planos. Mesmo que só seja feita daqui a 15 anos.

      O GERJ não pode fingir que essa ligação não é importante como está fazendo.
      Tanto que a estação Araribóia divulgada até agora pelo GERJ não permite a expansão da L3.

      Excluir
    3. Quanto custaria o túnel sob a Baía de Guanabara? Muito mais caro que o Maracanã, por exemplo? E, mesmo que sim, será que não vale o investimento? Não estamos falando de obra recreativa, muito menos de conforto. Mas sim de tempo disponível para a força de trabalho. O cerne da questão é: tais obras reduziriam os lucros exorbitantes das empresas de transportes e da concessionária Ponte e Barcas, empreiteiras, todas financiadoras do governo Cabral.

      Excluir
  2. Com esse nosso atual governo nao iremos conseguir nada que seje duradouro! Tudo é somente para tampar buracos... ano que vem tem eleiçao Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  3. Não quero ser pessimista mas ele já estava fazendo besteira quando foi reeleito com 2/3 dos votos. Eu aposto que esta massa manifestante nas ruas do país inteiro vai acabar por reeleger os mesmos partidos.

    ResponderExcluir
  4. Já eu, estou querendo ser pessimista: não acho que o Pezão será eleito, mas já viram quem serão os prováveis canditatos ao GERJ nas próximas eleições? Não ficam muito atrás do atual!
    Quanto a linha 3, recentemente tive a idéia de fundí-la à hipotética linha 7 (já abordada pelo blog). Ela começaria em Itaboraí e se prolongaria até algum bairro da Região Oceânica de Niterói (provavelmente Itaipu) passando por São Gonçalo e as zonas norte, central e sul de Niterói, aproveitando para retirar do papel a estação das barcas de SG.
    E a ligação metroviária com o RJ? Seria resgatado o plano original da linha 2 que era levá-la até a Praça Araribóia, em Niterói. Desta forma, resolveria-se outro problema da linha 2: sua pendularidade e consequente desequilíbrio financeiro. Observem como esta linha anda lotada em apenas um único sentido nos horários de pico. Com a idéia proposta, teríamos uma grande quantidade de pessoas transportadas em ambos os sentidos e ao longo de quase todo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho o Pezão franco favorito para as próximas eleições.

      Excluir
    2. E o transbordo em massa da L3 para a L2 em uma única estação?
      Acho que Estácio já foi o suficiente.

      Excluir
  5. Caros,

    Indago-me se as instituições de engenharia, como o próprio clube de engenharia, ou a Coppe, da UFRJ, entre outras, possuem projetos detalhados para o metro do Rio. É possível ver o projeto original de todas as linhas para a cidade?

    O que vejo é o governo licitar as obras de expansão por conta própria, deixando de lado a opinião de especialistas. É o governo que impõem o traçado ou são engenheiros comprados que aprovam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São engenheiros comprados que "aprovam" um projeto imposto, tipo isso hehe. Você até encontra projetos originais em alguns lugares, mas é bem difícil. Aqui no próprio blog tem alguns, e tem alguns no SSC também.

      Excluir
    2. Infelizmente, Alexandre, este governo fez exatamente isso que vocë descreveu. Foi eleito e reeleito. O projeto de ligação por metrö do Rio com Niterói é da Rosinha Garotinho.

      Excluir
    3. Lucas, os maiores especialistas em transportes do RJ não aderiram aos projetos do Cabral.

      Excluir
  6. Isso foi uma promessa de Cabral que não pode ser passada para o próximo como apoio para campanha...
    Queremos respostas e compromisso concretos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase nada é cumprido de nenhum governador. Isso seria apenas mais uma...

      Excluir