terça-feira, 6 de agosto de 2013

Operação do Metrô a Partir de 2016

A última proposta do Metrô Rio prevê a Linha 1 indo da Estação Uruguai até a Estação Jardim Oceânico sem passar na Estação Gávea. A Linha 2 sairia da Estação Pavuna e iria até a Estação General Osório.

A Linha 4 seria dividida em duas. A Linha 4A sairia da Estação General Osório até a Estação Gávea. Já a Linha 4B sairia da Estação Gávea e iria até a Estação Jardim Oceânico.

Lembrando a todos que a Estação Gávea será construída para receber duas linhas e que esta simulação da futura operação ainda não é definitiva.

20 comentários:

  1. Isso, claro, não faz o menor sentido! Viva o Cabral!!!

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    1. Vão usar as duas plataformas da Gávea em 2016?

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    2. Estou ACHANDO que não. Quero muito acreditar que NÃO será necessária essa baldeação na Gávea, até porque não há lógica. Creio que a composição sairá de Ipanema, seguirá para Gávea e de lá, a mesma continuará para Barra. Fortes rumores indicam que as composições oriundas da Tijuca seguirão direto do Leblon para São Conrado, sem passar pela Gávea, por isso aquele “triângulo” no mapa. Outro forte rumor que corre, diz que um dos níveis desta estação não ficará pronto a tempo e só entrará em funcionamento quando o projeto da linha 4 em direção ao Centro estiver em operação (ainda que incompleto). Mas só aguardando mais 3 anos para saber o que se concretizará ou não.

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    3. George: há muitos boatos. A Estação Gávea está praticamente descartada para entrar em operação em Dezembro de 2015.

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  3. O que me incomoda no Metro do Rio, e também em outros serviços, é a tentativa de enganar quem lê os mapas. Vende-se claramente que as Linhas 1 e 2 são independentes entre Central e General Osório, quando na verdade o trilho é compartilhado. Não existe baldeação, é só saltar em qualquer estação e esperar outro trem na própria plataforma.

    Em relação à operação desta expansão em direção à Gávea, me parece uma grande brincadeira. Mais uma vez, trilho único vai ser explorado por trens com diferentes destinos: Gávea (Linha 4) JO (Linha 4) e a General Osorio da Linha 2.

    Meu otimismo, no entanto, é ver que a Gavea foi projetada em duas estações e orientada para a Tijuca. Com a promessa de se expandir o metro por JB, Humaita e etc, eles devem voltar ao projeto original, com Linha 1 circular e a 4 original. Resta expandir Linha 2 até o centro.

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    1. Alexandre: errado. Não há nenhum projeto oficial (a nível governamental) de fazer a ligação Uruguai - Gávea por metrô.

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  4. Mas que bagunça, pura palhaçada. Sem mais.

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  5. Luan, a princípio sim. Mas até lá ninguém sabe o que vai acontecer, pois teremos outro governo e há um risco grande da Estação Gávea não ficar pronta.

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  6. Há boates de que a Gávea pode não ser em dois níveis. Confere?

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    1. Esta questão de dois níveis foi criada por algumas associações de moradores. O que importa é que ela receberá duas linhas de metrô.

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  7. Era justamente essa a intenção do GERJ antes da pressão para que Gávea fosse em 2 níveis: construir plataformas e trilhos independentes e paralelos para que as 2 linhas ocupassem um único nível. Futuramente, apenas um par de trilhos seria desnivelado em relação ao outro para seguir em frente de forma independente. Seria algo semelhante ao que pode ser visto entre Botafogo e Copacabana: na altura de onde seria a estação Morro de São João os trilhos seguem em níveis diferentes e depois se nivelam.

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    1. Entendi. O desnivelamento seria feito após as estações então? Isso significa que os trens passam por trilhos separados?

      Em relação ao trecho entre Botafogo e Copa, não entendi: as linhas 1 e 2 não compartilham o mesmo trilho? Como há desnível se há apenas um par de trilhos? Seria desnível dos sentidos?

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    2. George: o importante é que a Gávea receba dois trilhos. Tanto faz se são em níveis diferentes ou não.

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    3. Alexandre, a Estação Morro de São João é que tem níveis diferentes.

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  8. O que eu escrevi ERA a intenção do GERJ até o final de 2012. Como houve muita pressão da impressa e associação dos moradores, ocorreu a mudança e agora a estação inteira terá 2 níveis (como a estação Estácio). Apesar que eu só acredito vendo, não me surpreenderia alguma mudança ou desculpa de última hora.
    Sobre o trecho entre Botafogo e Copacabana, é apenas a linha 1 que faz isso (lembrando que a linha 2 vai até Botafogo apenas, compartilhando os mesmos trilhos da linha 1). O trilho que vai para Copacabana é mais baixo daquele que segue no sentido oposto e no meio desse trajeto existe um espaço aberto na rocha para a construção da estação Morro de São João, que nunca saiu do papel. Apesar da escuridão dá pra ver esse desnível do trecho, repare nos vidros quando passar por lá nas próximas vezes. Só não sei explicar o porquê de terem decidido projetar esta parte deste jeito.

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    1. George, acho que não havia muito espaço para alargar a Estação Morro de São João.

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