terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mapa com as Novas Licitações

O jornal O Dia publicou um novo mapa do metrô do Rio de Janeiro caso as licitações da "Linha 5" (Linha 4 original) e da Linha 4 extendida até o Recreio saíssem do papel. 

28 comentários:

  1. Esse mapa já tem um tempo que foi divulgado, o governador, sem querer defender nem dar voto de confiança no mesmo, já não toca mais nesses assuntos, agora ele só fala do lote 29 quando se fala de metrô.

    Segue o link da notícia

    http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-04-04/expansao-do-metro-inclui-santa-marta-e-humaita.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há dinheiro, Bernardo. Ainda não havia publicado o mapa no blog.

      Excluir
    2. Mas o lote 29 não seria de parceria de estado e iniciativa privada?

      Excluir
    3. Acho que não. Trata-se de uma obra barata em relação a outras expansões.

      Excluir
  2. Seria interessante se a linha verde (linha 5?) seguisse o traçado apresentado e fosse ao Recreio. Assim, a linha amarela (linha 4 modificada?) fizesse o caminho que está apresentado na imagem, além de passar por Ipanema e Leblon, e fechasse o trecho circular até a Uruguai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verde é a Linha 4 original (ou Linha 5 para o Pezão). Não há planos para o fechamento do anel da Linha 1.

      Excluir
  3. Onde está a Estação Laranjeiras da Linha 5 (4 original)?
    Com a criação da linha 5 (4 original), a Linha 1 assume até a estação Gávea e a Linha 4 atual fica só até a Gávea? Realmente falta o lote 29 da Linha 2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Estação Laranjeiras faz parte da Linha Verde no mapa. A Linha 4 é Gávea - Jardim Oceânico enquanto não construírem a Linha 4 Original.

      Excluir
  4. Será que agora sai o famoso lote 29??

    http://oglobo.globo.com/rio/metro-governo-do-estado-quer-dar-inicio-obra-para-ligar-estacio-a-praca-quinze-em-2016-17586856

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta muita coisa ainda. O primeiro passo é licitar o projeto conceitual, que talvez seja desnecessário pois já existe. Então tem que licitar o projeto detalhado/técnico.

      Excluir
    2. É o que eu penso quando eles falam em estudo do lote. Pra que gastar mais dinheiro com algo que já existe ??

      Excluir
    3. O estudo técnico/detalhado existe dos anos 70. O terreno mudou muito por causa das novas construções. É necessário fazê-lo. Até porque há dúvidas sobre o que foi feito sob o terreno da Estação Praça da Cruz Vermelha. Mesmo com os estudos da época, algumas construções na superfície racharam com o tatuzão.

      Excluir
  5. O governo divulgou o projeto da "L5" em novembro e nunca mais falou nele...acho que isso não sai tão cedo, lote 29 vem antes( Graças a Deus)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, após o anúncio das empresas que disputariam a licitação dos estudos técnicos, as empresas que ficaram de fora entraram na justiça. De qualquer maneira, não há dinheiro para esta obra.

      Excluir
    2. Ah tá.... Vlw pelos esclarecimentos.

      Excluir
  6. É o que ele está dizendo agora, vai fazer a linha 2 e a linha 3.

    Se fizer isso, será uma boa escolha ! É evidente que essa "linha 5" é importantíssima para desafogar a linha 1 e seria mais barato não desmontar o tatuzão. Em uma próxima etapa eu ligaria a Uruguai à carioca (linha 1), faria a estação morro do João (linha 1) e faria a ligação RJ- Niterói. Depois "linha 5" e linha 4 até a alvorada... Tem que ser feito um planejamento físico-financeiro de pelo menos médio prazo (não espero que faça nem longo) !

    http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-09-24/linha-4-do-metro-conclui-abertura-de-tunel-entre-barra-e-leblon.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tatuzão será desmontado de qualquer maneira. Não há previsão da ligação Gávea - Uruguai. Nenhum político jamais falou nesta obra dos anos 80 para cá.

      Excluir
    2. O Cesar Maia cogitou a retomada do anel metroviário em 2000. No acervo do Globo há reportagem sobre isso. Tenho o print, posso compartilhar. Entre 1998 e 2000, a expansão do metrô visava a Barra, mas a conexão era sempre com a Tijuca, curiosamente quando o bairro ainda era uma das maiores renda per capita da cidade.

      Excluir
    3. Oi Pedro, a última notícia oficial que tenho sobre a ligação Gávea - Uruguai é de 1996. Veja Link abaixo. Se tiver uma mais recente, favor dividir conosco.

      http://metrodorio.blogspot.com.br/2014/01/projeto-preve-extensao-do-metro-ate.html

      Excluir
  7. Isso, Uruguai gávea que eu quis dizer...

    ResponderExcluir
  8. Como uma obra de grande importância pode ser esquecida???Então se eu for do Jardim Oceânico pra Uruguai vou ter que passar por toda linha 1, triste realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, infelizmente a população não pressiona, não protesta. Apenas um antigo Presidente do Metrô era favorável a esta obra nos anos 80.

      Excluir
  9. Pelo mapa, a linha 4 passaria pela orla ao invés de seguir pela Av. das Américas?

    ResponderExcluir