quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Governo Contratou Projeto Detalhado/Técnico da Linha 2

No Sábado, 14 de Novembro de 2015, o Secretário Estadual de Transportes, Carlos Osório, anunciou que o projeto detalhado/técnico da expansão da Linha 2 foi contratado pelo Governo do Estado à concessionária Metrô Rio por cerca de R$ 20 milhões.

O projeto detalhado/técnico deverá ficar pronto após os Jogos Olímpicos. As obras deverão começar após os Jogos Paralímpicos.

Ele confirmou que a Linha 2 ganhará mais quatro paradas: Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV.

Também foram confirmadas suas localizações, que seguem as locais previstos e originais de 1968.

Carlos Osório também anunciou que a Estação Praça XV será construída em profundidade suficiente para uma futura ligação com a Estação Praça Araribóia, tal como previsto em 1968.

Também foi confirmado que o Estado vai substituir a sinalização manual da Linha 2 pela sinalização automática, como em grande parte da Linha 1.

Outra notícia interessante é que o Estado vai montar um segundo centro de manutenção num terreno em Maria da Graça.

Por fim, ele anunciou que será o tatuzão que fará a escavação. Isso é algo que deverá ser desaconselhado pelo projeto por alguns motivos: o trecho a ser escavado é muito curto e o tempo de montagem e desmontagem da máquina é grande; o tatuzão que o estado do Rio tem é enorme e o menor dos anos 80 já causou bastante estragos por ali nos anos 80.

Boas notícias!

26 comentários:

  1. Depois de tantos anos lendo reclamações na internet sobre o governo do Estado nunca ter tirado do papel o mítico Lote 29, que é meio estranho ver que ele está começando a tomar forma. Hahahahaha

    Mas o que você comentou no último parágrafo me deixou com algumas dúvidas. Conheço bem pouco sobre métodos de escavação de túneis, e como alternativa ao tatuzão, só conheço o cut-and-cover. Esse método seria viável na região? Acho que não. Então qual seria o outro método pra fazer o túnel? E o problema do uso do TBM ali seria só o seu tamanho?

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    1. Pedro, o método mais viável naquela região será o cut & cover. O TBM vai ter problemas por seu tamanho. O tatuzão menor nos anos 80 rachou diversos edifícios.

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  2. Muito legal, mas Miguel, e prazos???
    Abraços!

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    1. O único prazo divulgado é que este projeto ficará pronto e será divulgado em Agosto de 2016.

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  3. Muito legal, Miguel, mas e prazos???
    Estácio e Carioca estão praticamente prontas, resta só "perfumaria". As outras três - Catumbi, Cruz Vermelha e Pça. XV - devem ser estações menores, o tatuzão não é aconselhável ali mesmo. Então seria uma obra de "tiro curto", de curta duração? Há algo oficial?
    Abraços!

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    1. Não há nada oficial. O projeto técnico/detalhado que foi contratado definirá o método de escavação, tempo de duração da obra, orçamento, etc.

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  4. Espero que seja realidade. Mas uma pergunta, e a promessa de expansão da minha 4 da Gávea até a Carioca? Ficou esquecida como promessa ou os estudos estão ainda em fase de andamento? Pergunto isso, porque a Carioca tem possibilidade de receber 2 linhas, com a linha 4 até carioca, não seria necessário a expansão de mais uma plataforma?

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    1. Oi Clêi, leia este post sobre a Linha 4 na Carioca.
      http://metrodorio.blogspot.com.br/2014/06/estacao-carioca-linha-4.html

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  5. O Secretário fala em composições de 8 carros, mas acho que para essa redução de intervalo e para a circulação de composições de 8 carros será necessária a compra de mais unidades, não?

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    1. Bruno, o projeto encomendado vai apontar isso. Imagino que o Estado precisará não só comprar mais composições, como também precisará de um novo Centro de Manutenção.

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    2. Há lugar pra esse centro de manutenção? Alí naquele espaço depois de Maria da Graça dá pra fazer?

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    3. É um terreno do estados nos arredores da Estação Maria da Graça.

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  6. Depois do pátio de trens de maria da graça tem um terreno anexo consideravel com possibilidade de construção de condomínios. Atualmente existe oferta de imóveis na planta, mas com a crise no setor nada impede de ali se construa um pequeno centro de manutenção, tendo que nivelar ao nível dos trilhos do metrô que estão bem abaixo, fora isso tem o terreno da antiga GE, mas acho que é mais complicado ali porque tem que cruzar os trilhos da supervia.

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    1. Marcos, estão estudando este terreno mesmo. Veja bem, os planos iniciais previam um terreno para o CM da Linha 4 (virou Cidade da Música), para a Linha 2 (virou favela) e agora estão falando neste terreno em Maria da Graça.

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    2. Me permita uma pequena correção: o terreno virou um conjunto habitacional nos governos Garotinho. Não é favela (embora haja ocupações na ponte que seria ferroviária que daria acesso ao terreno).

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    3. Nighto. É em Maria da Graça que estava falando, sobre o prolongamento de um pátio de trens. Onde realmente deveria ser, tem terreno maior virou conjunto habitacional e ficava em Acari.

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    4. Era o terreno do Centro de Manutenção da Linha 2.

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  7. O maior risco que o lote 29 corre é o de não ficar pronto antes do início da futura linha 5, pois a plataforma inferior da estação Carioca pode ser ocupada e impedirá a conclusão da linha 2, com isso será necessário a construção da terceira plataforma, a qual passará por inúmeros impasses políticos até sair do papel.

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  8. Tomara que o governo já de o pontapé inicial para a construção do túnel Rio - Niterói.

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  9. Mais do que o tempo de montagem e desmontagem: o problema maior de utilizar TBM no trecho até a Praça XV é que ele implica não utilizar / destruir a estação atual da Carioca 2. O mais sensato seria, de fato, fechar a Almirante Barroso (mantendo apenas acesso em uma faixa se possível, ou no limite somente as calçadas) e fazer cut and cover no trecho final.

    Acho que o mais sensato seria manter o TBM na Gávea e utilizá-lo para a futura expansão da L1, fechando o anel e partindo da Uruguai em qualquer direção que seja, ou da futura expansão da L4 / "L5".

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  10. Robierto Fernandez (LOJ)3 de dezembro de 2015 às 10:24

    Sr. Miguel, sou engenheiro e tenho acompanhado seu blog. Parabéns pelo maravilhoso trabalho. Tenho uma dúvida sobre o trecho Cruz Vermelha Carioca. Lembro que quando pequeno acompanhei ama grande obra na Avenida Chile. Chegaram a abrir algum túnel no local? Outra dúvida. O método cut-and-cover seria viável no trecho entre Estácio e Praça cruz vermelha? Teria área para escavação sem que se cause transtornos aos moradores dos edifícios, pois são só 3 faixas de rolamento, seria suficiente?

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    1. Robierto, as informações que tenho são de que nenhum túnel foi aberto entre Cruz Vermelha e Carioca. Quanto ao método cut-and-cover ele é possível. No entanto, transtornos sempre vão existir, pois terão de fechar ruas, mesmo que parcialmente.

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