terça-feira, 16 de agosto de 2016

O Metrô Precisa Expandir

As seis estações em construção do metrô serão inauguradas em Agosto, antes dos Jogos Olímpicos. São elas: Estação General Osório II, Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico.

Mas o metrô não pode parar aí. A nova malha metroviária, que nada mais é do que uma expansão da Linha 1, é muito pequena para atender ao Grande Rio. Novas obras precisam dar continuidade à expansão do metrô na metrópole.

Linha 2: O Centro da cidade passou por muitas obras nos últimos anos por causa dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos. O trânsito de veículos mudou, as linhas de ônibus sofreram diversas alterações e os bondes voltaram à paisagem carioca. Neste contexto, em Novembro de 2015, o Governo anunciou a contratação de um projeto técnico detalhado junto ao Metrô Rio por R$ 25 milhões para a conclusão do trecho Centro da Linha 2. Este trecho é importantíssimo para desafogar toda a rede metroviária da cidade. A Estação Estácio e a Estação Carioca estão prontas. A Estação Cruz Vermelha já teve as fundações feitas. Um pequeno pedaço de túnel entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha também foi feito. Faltariam construir do zero a Estação Catumbi e a Estação Praça XV. A finalização deste trecho permitiria a expansão do metrô para Belford Roxo no trecho norte e para Niterói, São Gonçalo e Itaboraí na outra direção. O método recomendado para esta escavação no Centro é do cut & cover.

Linha 1: Para desafogar o metrô, uma vez que a Estação Gávea seja inaugurada, é preciso fazer urgentemente a ligação com a Estação Uruguai por baixo do maciço da Tijuca. O método recomendado para esta obra é da utilização de explosivos. Trata-se de uma obra simples e não é necessário construir nenhuma estação intermediária.  Para concluir a Linha 1 também é necessário construir a Estação Morro de São João, que está semi-pronta entre a Estação Botafogo e a Estação Cardeal Arco Verde.

Linha 4: O Estado do Rio adquiriu um tatuzão caríssimo. É preciso colocá-lo para funcionar. Seria ótimo colocá-lo na Estação Jardim Oceânico e colocá-lo para escavar até a Estação Alvorada. Ali, o metrô seguiria em linha reta e num terreno de solo homogênio. O trânsito pouco seria afetado. Os canteiros de obras das estações poderiam se localizar nos estacionamentos dos centros comerciais, que ganhariam uma entrada para o metrô. Afinal, estão previstas a Estação Downtown, Estação Città América, Estação Parque das Rosas, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.

Linha 3: O trecho em elevado entre a Estação Praça Araribóia e a Estação Guaxindiba é relativamente barato. Pode-se acrescentar a estre trecho a expansão até Itaboraí. O traçado do metrô ficaria pronto neste eixo para a futura ligação com a Estação Praça XV. Na verdade, a linha entre Belford Roxo e Itaboraí é uma só. Trata-se da Linha 2, que precisa ser concluída.

Linha 5: Prometida para 2007, até hoje a Linha 5 não saiu do papel. Nem um estudo detalhado foi feito. Trata-se de uma linha importantíssima que conectaria a população a diferentes modais e facilitaria a mobilidade em áreas de difícil acesso. Ela começaria na Estação Cocotá e passaria pela Estação Jardim Guanabara, Estação Aeroporto Internacional (conexão com a Linha 6), Estação UFRJ Campus Fundão, Estação Rodoviária Novo Rio, Estação Carioca (conexão com as Linhas 1 e 2) e terminaria na Estação Aeroporto Santos Dumont.

Linha 6: A Linha 6 foi substituída (temporariamente esperamos) pelo sistema de ônibus BRT. O ex-Secretário Estadual de Transportes, Carlos Osório, chegou a discutir o traçado com moradores da região do final de 2015 até Março de 2016. A linha começaria na Estação Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (conexão com a Linha 5) e iria até a Estação Alvorada, na Barra da Tijuca, passando pela Estação Irajá (conexão com a Linha 2) e diversos centros comerciais como Madureira Shopping, Casa Shopping e o Via Parque.

Méier: Apesar do bairro contar com uma estação de trem, os moradores do Méier e arredores revindicam o metrô no bairro. Deveria ser feito para beneficiar diversos bairros da Grande Tijuca. Só não pode é interromper a Linha 1 Circular.

28 comentários:

  1. Seria muito caro fazer o trecho gávea-uruguai? Porque seria uma obra importantíssima para quem quer ir da tijuca para a zona sul (ou vice-versa) deixar de passar pelo centro, e assim desafogar um pouco, além de reduzir intervalos.
    Mas eu acho que o principal motivo dessa obra não sair do papel é que como não tem nenhuma estação adicional nesse trecho, não beneficiria diretamente muita gente, e então não geraria muitos votos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai beneficiar muita gente mesmo não tendo estação. O custo é relativamente baixo, por não haver estações, podendo ser utilizado o método de explosivos na rocha.

      Excluir
  2. Miguel, você coloca que o melhor método para escavar o trecho Estácio - Carioca - Praça XV é por cut & cover, é isso mesmo? Por que não por tuneladora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentaram a tuneladora nos anos 80 e vários edifícios racharam.

      Excluir
  3. Não sei onde vi que teria uma estação Usina entre Rua Uruguai e Gávea.
    Na Linha 1 ainda falta uma estação na R. do Matoso, a estação Morro de São João e a conclusão da estação Presidente Vargas.
    Na Linha 2 faltam as estações Catumbi, Cruz Vermelha, Carioca e Praça XV de um lado, e a extensão até a Baixada do outro.
    Linha 4 ainda falta a estação Gávea (que espero ser estação de integração com a linha 1) e a extensão até o Recreio ou Guaratiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Estação Usina faria parte da Linha 1D; não há estação na Rua do Matoso.

      Excluir
  4. A Linha 6 não deve sair do papel tão cedo, ainda mais que fizeram o BRT, que eles acreditam ser bom. Só eles que não usam.

    ResponderExcluir
  5. Acho o Blog excelente, mas apesar de achar o projetos muito importantes, vamos ser realistas, a chance de vermos tudo isso sair em visa é zero.

    Acho que deveríamos terminar os 3k que falta na linha 2 no centro, pensar no túnel da Gávea pra Tijuca e no Gávea, Jd Botânico e centro.

    O resto não da pra esperar, tem que pressionar a prefeitura para fazer BRT mesmo. Um brt na linha amarela, outro na vermelha e um na ponte ajudariam muito e seriam absurdamente mais baratos que o metrô, não é o ideal, mas é o que dá para fazer logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que os projetos de BRT não ficam como temporários....ele se perpetuam!

      Excluir
    2. Exatamente Miguel e além do mais ônibus não é transporte de massa.

      Excluir
  6. Miguel, estava sapeando na Net sobre o futuro do Metro do Rio e conheci seu blog, parabéns por ele ! Duas perguntas: há licença ambiental para o trecho Uruguai-Gavea, dado que passa pelo Parque da Tijuca, ou não vai precisar ? Essa é uma área federal, do IBAMA, se não me engano. Outra: eu morava perto da Cruz Vermelha na época das obras, e fiquei muito puto em saber que não viria a estação pra lá. E a situação acho que piorou porque que acho que usaram a infra subterrânea da estação para construir os prédios da Henrique Valadares, que tem quatro andares subterrâneos, pelo que soube. É isso mesmo ? Você soube disso também ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eugênio, nenhum Governo jamais prometeu fazer a ligação Gávea-Uruguai. Ou seja, não há nada sobre este trecho.

      A Linha 2 deve ter seu projeto técnico divulgado após os JOgos Paralímpicos.

      Excluir
    2. Miguel, bom dia! Desde que me entendo por gente, da época do Marcos Tamoio na gestão da cidade, ouvia falar da ligaçao Uruguai-Gávea, ora por metrô, ora por túnel. Recordo que dos embates pré-eleitorais (da época que o STF só julgava), argumentavam que os "ricaços" da parte alta da Uruguai faziam campanha contra o metrô. Estou com quase 70 anos e me lembro dos jornais (na época, existiam vários, não só o "Grobo") comentavam sobre o desperdício de existirem dois túneis norte-sul próximos. Daí, a defesa da ligação metroviária. De Luca, Vicente Roberto.

      Excluir
    3. Obrigado pela informação. Particularmente, defendo o fechamento do anel metroviário com uma estação em Muda antes da Estação Uruguai. Até porque a Estação Uruguai ficou antes de seu local original devido aos absurdos do Sérgio Cabral.

      Excluir
  7. Oi Miguel, parabéns pelo blog ! Te faço duas perguntas: há licença do Ibama para a construção do trecho Uruguai-Gavea, por baixo do Parque Nacional da Tijuca ? E na estação Cruz Vermelha, escutei que a infra subterrânea fora usada para a construção daquele gigantesco prédio da Petrobras, que tem quatro andares subterrâneos (pelo que ouvi falar). Você sabe disso ? Abs.

    ResponderExcluir
  8. A Baixada está esperando há quase 40 anos a expansão para São João de Meriti e Belford Roxo. Miguel, você acredita mesmo que esse trecho tão importante vai sair do papel? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é em superfície é um projeto barato para ser feito. No entanto, estes dois municípios têm trens. O sistema para não ficar sobrecarregado precisa primeiro chegar à Estação Carioca para depois ir a Belford Roxo.

      Excluir
  9. Em relação ao comentário do amigo que prefere colocar BRT nas Linhas vermelha e amarela. Pelo amor de Deus, companheiro, BRT é o maior engodo cidade do Rio de Janeiro. Concordo com a Fernanda: transporte de massa é METRÔ!!

    ResponderExcluir
  10. Espero viver pra ver isso funcionando...quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  11. Bom, gosto muito do trecho Belford Roxo à Central do Brasil operado pela SuperVia mas se o Metrô da Linha 2 fosse ampliado de Pavuna até Belford Roxo, para a malha ferroviária não ficar abandonada, poderia ser feito Central do Brasil até o município de Nova Iguaçu no Bairro de Miguel Couto já que depois do Centro é o segundo maior bairro lucrativo de Nova Iguaçu, também poderia ser alterado um pouco o traçado aí ficaria assim:

    Central do Brasil - Integração com trens e metrô
    São Cristóvão - Integração com trens e metrô
    Maracanã - Integração com trens e metrô
    Triagem - Integração com Saracuruna/Gramacho e Metrô
    Jacarezinho - Se tornaria uma estação desativada!
    Nova América/Del Castilho - Integração Intermodal com o Metrõ
    Norteshopping/Cachambi -
    Pilares -
    Tomás Coelho -
    Cavalcanti -
    Mercadão de Madureira - Integração com a futura linha do metrô e brt
    Rocha Miranda -
    Honório Gurgel -
    Barros Filho -
    Costa Barros -
    MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI
    São Mateus -
    Tomazinho -
    Éden -
    MUNICÍPIO DE MESQUITA
    Rocha Sobrinho/B.N.H -
    Prata -
    MUNICÍPIO DE BELFORD ROXO
    Heliópolis
    MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU
    Boa Esperança
    Miguel Couto

    E assim o Metrõ da Linha 2:

    Estação Belford Roxo - Estação Coelho da Rocha - Estação Agostinho Porto - Estação Vila Rosali - Estação Pavuna - Estação Engenheiro Rubens Paiva - Estação Acari/Fazenda Botafogo - Estação Coelho Neto - Estação Colégio - Estação Irajá - Estação Vicente de Carvalho - Estação Tomás Coelho - Estação Engenho da Rainha - Estação Inhaúma - Estação Del Castilho - Estação Maria da Graça - Estação Triagem - Estação Maracanã - Estação São Cristóvão Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV

    ResponderExcluir
  12. Gostei desse traçado da Linha 5, para quem chega dos aeroportos e da rodoviária seria uma ótima opção para se deslocar para as demais áreas da cidade.

    ResponderExcluir