terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Autorizada a Estação Gávea

Desde nosso post de setembro de 2019 informando que a Estação Gávea seria aterrada, houve muito disse-me-disse. O Governo voltou atrás, a justiça chegou a proibir a obra e a liberou semanas depois, ... uma grande confusão! Episódios assim explicam porque temos uma linha metroviária tão raquítica.

Em novembro, uma decisão da 16ª Vara de Fazenda Pública revogou a liminar que impedia o Governo de investir novos recursos na construção da Estação Gávea, que é tão importante tanto para a Linha 1, quanto para a Linha 4.

Vale lembrar que cerca de R$ 3 bilhões foram superfaturados ou desviados da Linha 4 visando os Jogos Olímpicos de 2016.

Vamos torcer para que a Linha 4 saia do papel e que a expansão metroviária seja contínua, pois tanto a Linha 1, quanto a Linha 4, continuarão incompletas mesmo com a eventual inauguração da Linha 4.

6 comentários:

  1. A estação Gávea fazia parte tanto da opção da Linha 4 da Barra da Tijuca (Alvorada - Jardim Oceânico x Botafogo (Álvaro Ramos - Morro São João) ou para o Centro (Carioca), ambos via Humaitá. Quando o Governo do Estado decidiu pela opção de expansão da Linha 1 de Ipanema ao Leblon até São Conrado e Jardim Oceânico, chamando o trecho a partir da Gal. Osório de Linha 4, a estação Gávea chegou a ser descartada, mas depois pela pressão popular e a mobilização nas redes sociais e abaixo assinado de diversas associações, o Governador Sérgio Cabral voltou atrás e incluiu a Estação Gávea, que é estratégica para a ligação da Linha 1 e Linha 4 em malha. A estação Gávea é que permite a expansão da Linha 1 até a Tijuca (Uruguai) como a expansão da Linha 4 via Humaitá tanto para Botafogo (Alvaro Ramos - Morro São João) como para o Centro (Carioca).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto. A Estaçao Gavea, so foi resgatada por causa do projeto original da Rio Trilhos, dos anos 60. A licitaçao de 1998 nao fazia qualquer mençao às demais linhas. Era apenas Morro de Sao Joao - Jardim Oceânico. Sem pé, nem cabeça.

      Excluir
  2. Terminar a estação não significa deixar a linha 1 circular, né?
    Previsão pra isso existe ou ainda é só sonho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, porque para ser circular, a Linha 1 precisa chegar à Estação Uruguai através da Estação Muda por baixo do maciço da Tijuca.

      Excluir
  3. roubaram tanto, que se bobear tem uma estação debaixo do complexo de bangu só pro CABRAL fugir...

    ResponderExcluir