quinta-feira, 28 de maio de 2009

Blog Visitou Terreno da Estação São João

Estação São João Visitamos no último dia 20 de Maio de 2009 a Estação Morro de São João. Ou melhor: o terreno onde seria ou será construída a Estação São João, em Botafogo.


Onde Fica o Terreno da Estação São João?

O terreno fica na Rua Álvaro Ramos, em frente à Rua Fernandes Guimarães.

A Estação Morro de São João estava no projeto original do metrô, do final dos anos 1960.


Túnel Passa pela Estação Morro de São João / Rio Sul

Nos anos 1990, com a execução da obra até a Estação Cardeal Arcoverde, o túnel do metrô manteve seu trajeto original. Ou seja, o metrô já passa sob o Morro de São João. Mas a estação não foi construída.

O governo do estado na época exigia que o Shopping Rio Sul custeasse a obra e este não aceitou, pois a estação ainda é longe do shopping (que deverá ter uma estação da Linha 4A).

Ano passado, moradores e trabalhadores da região fizeram um abaixo assinado entregue ao governo estadual exigindo a conclusão da obra, iniciada nos anos 1970.


Metrô Rio Pode Terminar a Obra

No contrato de renovação da concessão do metrô, está previsto que a concessionária pode, se desejar, construir a estação. Mas ela não é obrigada. Obrigada mesmo ela só é a fazer a Estação Rua Uruguai, Estação General Osório, Estação Cidade Nova e Linha 1A.


AMAB Protesta

No local, a Associação de Moradores de Botafogo pendurou uma faixa exigindo a estação de metrô. Ela valorizaria a área e iluminaria o local, muito escuro à noite.

No mapa abaixo, podemos ver que há uma distância considerável entre a Estação Botafogo e o local do que seria a Estação Morro de São João.

As fotos são de Caio Macedo.

















8 comentários:

  1. o que acontecer éo seguinte,dentro desse terreno rua alvaro ramos,117 botafogo existe um proprietario que não foi endenizado e a briga na justiça ja rende a quase 12 anos e eu sou um dos herdeiros desse terreno, é só endeniza acaba o problema, não é justo eles se apossarem do terreno se resarci o proprietario,quem pode ajuda agradeço,Obrigado a verdade é essa se eles endenizarem amigavelmente assim sera feito a estação morro são joão obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mad Boy, eles só vão indenizar quando houver interesse em fazer a estação. Infelizmente, este governo não tem interesse nela.

      Excluir
  2. eu adoraria uma estação ali. mas seria um interesse pessoal. sinceramente, não vejo grandes utilidades em uma "estação" São João. Ela é muito perto da Estação Botafogo! Uma saída da botafogo, com aquelas esteiras rolantes, isso sim seria interessante!
    Fora isso, uma estação próxima do Rio Sul, alí perto da pista de skate ou do canecão, aí sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facilitaria muito o acesso a todos que trabalham e moram no entorno daquela região, além de quem precisa ir diariamente ao Rio Sul.

      Excluir
  3. Para não desapropriarem edifícios na Est. General Osório, o traçado da Linha 4 foi alterado. Sempre achei não próximas as Est. Cardeal Arcoverde e Botafogo. Não sabia da Est. Morro de São João, tampouco de indenização de área. É uma pena! Entendo que beneficiaria muitas pessoas, imagino aos turistas!!! Ok, não é ao lado do Rio Sul, mas poderia contar com saída próximo a ele (esteiras, como em algumas estações, embora quase sempre desligadas!!!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh! Poderia haver uma galeria de lojas subterrânea até o Rio Sul.

      Excluir