Temos novas fotos da Estação Uruguai!
A desculpa esfarrapada para a não inauguração da
Estação Uruguai é que ainda
não compraram dez escadas rolantes, seis elevadores e ventiladores. Também faltam instalar a sinalização e a energização para os trens.
Inauguração em Março de 2014
Mas
tudo ficará pronto para março 2014, afinal haverá eleições ano que vem!
Fonte das fotos: http://www.natijuca.com.
Miguel
ResponderExcluirNeste, bem como no post anterior, vemos que nao existe um projeto de metro pra ser discutido, vamos fazendo sem pensar o todo. No fundo somos uma cultura do automovel
Mas mesmo em ambientes mais esclarecidos sobre transporte sobr trilhos, ainda impera condicionantes do nosso pais tao dividido.
Vejo falar sempre que o RIo tem X estacoes de metro e Paris, por ex., tem Y. So que as de Paris contam em numero com as estacoes de RER. Eas nossas do tremnao sao contadas como "metro".
Ja ouvi ser dito que trens sao intermunicipais e metro municipais. Sendo assim,como se fala em metro para Niteroi?. Sem sentido.
Por outro lado, sou favoravel à linha 1 circular e me choco com a ideia dela indo para o meier em detrimento ao plano original.
O meier ja tem transporte sobr trilhos. Quando vamos integrar os trens e o metro pois sao um sistema só? Quando vamos ter uma linha que una as linhas de trem e a linha 2, algo que o horroroso coredor de onibus carissimo vai fazer de forma gambiarra entre a barra e o aeroporto?
Se nos olharmos o mapa do rio, deixando de lado a separacao que nos foi imposta e que me parece ser transporte de pobre versus transpote de ricos, veremos uma boa COBERTURA DE TRILHOS já construida. Quando vamos adequar os trens para padrao de metro? Andei ha pouco em trem penha centro e foi de chorar.
Acho que metro no sentido mais amplo passa por um plano definitivo, plano este que devera integrar tb os trens. Se continuarmos nesta divisao, estaremos sucateando uma malha ferroviaria que hoje consumiria uma FABULA pra ser construida. E que ja está lá. Pronta, sem necessidade de desapropriacoes, etc.
Basta vermos como um sistema integrado e integrar a cidade. Nao da mais para termos esta divisao.
Planejando e observando a necessaria melhoria e integracao dos trens, podemos levar linha pro meier visto o caminho passr por grajau, etc, mas sempre vendo que ja existe uma certa cobertura la que, necessariamente devera ser integrada.
Ou sera que pensamos em construir metro na cidade toda, ignorando o que ja existe? No dia em que estava na Penha, ao perguntar na empresa em que estava a direcao da estacao, recebi como resposta : " nao pega o trem, nao. Tem um onibus direto pro centro ali". Dessa forma, o ordenamento espacial da cidade nao tem jeito e teremos sempre bolsoes carissimos (zona sul), bem como demandas sobre recursos ambientais ( entornos das lagoas), com excdlentes areas no chamado "suburbio" pouco exploradas e onde ja temos equipamentos urbanos prontos.
Resultado: imoveis com precos proibitivos na zona sul e pouco aproveitamento da zona norte.
O trem está la, mas abandonado e assim um gernte de uma empresa se chocou quando eu, classe media pois ele conhece a minha profissao, disse que ia pegar o trem. Faltou me dizer :" la nao é lugar para voce".
Infelizmente nao vejo sucesso pra metro no rio com essa mentalidade.
Francisco:
Excluir1) As estações de RER não fazem parte das de metrô. Há estações específicas de metrô e outras específicas de RER. Muitas, no centro de Paris são de interligação dos dois sistemas. RER são trens suburbanos que vão a outras cidades dentro da região metropolitana de Paris.
2) No Rio de Janeiro, o Metrô é do Governo do Estado. Sendo assim, é possível levar o metrô a cidades da região metropolitana. Hoje, há projetos de levá-lo a Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Belford Roxo e São João de Meriti.
3) Infelizmente a bitola dos trilhos de trens e metrôs são incompatíveis para que os dois sistemas se tornem um só. Outro problema é a administração destes sistemas que pertencem a empresas diferentes.
4) Eu concordo com sua crítica ao sistema divididos entre ricos e pobres. Quanto mais trilhos forem construídos mais rápido esta diferença vai desaparecer. A integração da Estação Maracanã de trens e metrô nunca aconteceu. O projeto de uma linha de trens para a Ilha do Governador não aconteceu. O metrô para Niterói, Méier, Jacarepaguá, etc não aconteceu...
Saudações. Concordo com os comentários acima, só acrescentando que a bitola dos trens e metrô aqui do RJ são as mesmas: larga, de 1600 mm ou 1,60 m. As excessões são os sub-ramais do fundo da baía (Saracuruna — Vila Inhomirim e Saracuruna — Guapimirim) que são de 1000 mm ou 1,00 m. A estação multimodal Maracanã já teve as obras iniciadas há uns 2 meses, vão construir também a “praçarela” ligando o estádio à Quinta da Boa Vista. Está em ritmo acelerado, deve ficar pronta para a Copa. Mas como o Miguel disse, é um projeto antigo, da época que as obras do metrô se iniciaram nos anos 70. Acredito que que quando esta estação estiver pronta devem fechar a estação de trens de São Cristóvão para reconstruí-la. A estação Primeira de Mangueira provavelmente será desativada depois dessas obras.
ResponderExcluirÉ nítida a segregação social metro-ferroviária,, basta observarmos a estação Central de ambos os sistemas: o que separa uma da outra é apenas uma parede no sub-solo, nada mais! Isso é reflexo da época também, os trens eram bem piores quando o metrô começou a ser construído, sem contar que tinha aquele “status” de transporte de elite (falecido Brizola que o diga) até 2009. Prova disso é o ramal utilizado pelo Francisco: simplesmente o pior em todos os sentidos. Te faço um convite que vai te surpreender : quando puder, utilize o ramal parador Deodoro — Central, os intervalos não são altos e as composições geralmente são as mais novas. Acredito também que a privatização ocorrida em 1998 deveria ter sido feita para o sistema sobre trilhos como um todo e não separado. Se fosse desse jeito a desigualdade seria pouca ou inexistente e o melhor de tudo, haveria integração sem acréscimo na tarifa.
Concordo, George!
ExcluirLinda estacao
ResponderExcluirSim!
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