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Estação Uruguai está pronta. Ou quase. A OAS, construtora responsável pela obra, já a entregou à concessionária Metrô Rio.
Faltam Placas de Sinalização
A estação ainda não tem as placas de sinalização, as televisões de led com as informações sobre os trens, as câmeras de vigilância e espaços para outdoors e mapas.
Além disso, falta também desobstruir as saídas que foram deixadas bloqueadas já que a estação ainda não está aberta ao público.
Trens Não Foram Testados
Outro detalhe é que não se tem notícia de testes com trens no local. Ou seja, a concessionária deveria precisar de pelo menos um mês testando a chegada e partida dos trens a partir da Estação Uruguai antes de abrí-la ao fluxo de passageiros.
Num comunicado oficial da concessionária Metrô Rio, a inauguração da Estação Uruguai foi antecipada para março de 2014. Não é necessário esperar tanto tempo. Mas em 2014 teremos eleições. Será que a demora está relacionada com as eleições do ano que vem?
Estação no lugar errado e pequena
A Estação Uruguai foi construída onde ficava o antigo pátio de manobras do metrô na Zona Norte. O popular "Rabicho da Tijuca" deu lugar à Estação Uruguai. No entanto, a Estação Uruguai foi originalmente prevista pela Rio Trilhos nos anos 1960 e 1970 para ficar sob a Rua Uruguai. Fazia sentido, não é? No entanto, estes acordos entre concessionária e Governo Estadual fez com que a concessionária Metrô Rio construísse a Estação Uruguai sem escavar os 150 metros que faltavam para que a Estação Uruguai ficasse na Rua Uruguai. Então, a Estação Uruguai não ficará na Rua Uruguai e foi construída onde havia o buraco do então pátio de manobras. A concessionária então economizou muito dinheiro e nós cariocas pagaremos a vida inteira por isso.
Três Linhas de Metrô Poderiam Passar pela Estação Uruguai
Outra questão importante é que a Estação Uruguai deveria receber três linhas de metrô, mas foi construída da forma mais barata possível com apenas uma plataforma que receberá apenas os trens da Linha 1. A Estação Uruguai deveria receber os trens vindos da Gávea, do Méier e de Muda & Usina. Infelizmente, com apenas uma plataforma, o Governo terá que optar se a Linha 1 vai para o Méier ou se vai fechar seu anel com a Gávea. Ao que tudo indica, vai para o Méier. A estação já está em curva apontada para a Zona Norte.
Olá. Tá na cara que o GERJ pediu à concessionária para deixar a inauguração pra 2014 por causa das eleições. Ainda terão a cara-de-pau de dizer que a obra foi um marco de execução por estar sendo entregue antes do prazo e tal. Nada me tira da cabeça que aquele prazo de entrega inicial (dezembro/2014) devia ser para a obra “completa”: estação sob a Rua Uruguai, com escavação do que faltava para tal e provavelmente uma estação maior para receber a linha para o Méier. Esta, aliás, creio não sairá por algum motivo que o GERJ e a concessionária ainda vão inventar. Quero muito “queimar a língua”, mas...
ResponderExcluirConcordo contigo, George.
ExcluirVou ali passar mal e já volto.
ResponderExcluirheheeh
ExcluirMiguel, não há curva possível para que os trens saiam da altura da rua Itacuruçá em direção ao Méier. Só se demolirem meio quarteirão na rua Uruguai. Então é provável que - Deus queira! - os trilhos sigam para a Usina e de lá para a Gávea.
ResponderExcluirA estação SANS PENA é que deveria dar origem a mais uma linha. Ela tem três plataformas de uma delas poderia partir uma linha por debaixo das ruas Almirante Cochrane e Mariz e Barros em direção ao centro, aliviando - E MUITO! - o aperto na Linha 1 em direção a Tijuca, bairro absurdamente (mal) servido por apenas uma linha, quando na verdade deveriam ter pelo menos 3.
Rafael, nada é impossível. Basta fazer o túnel do metrô ainda mais fundo e ou fazer traçados mais longos. O objetivo do atual Governo é levar a Linha 1 para o Méier e seu traçado já está estudado e aprovado. É rezar para não sair do papel.
ExcluirCara, geologicamente é muito difícil - não vou dizer impossível - cavar um túnel embaixo de um prédio sem comprometer sua estrutura e sua estabilidade. Prédios com 10 antares, ou cerca de 30 metros, têm fundações de mais de 10 metros de profundidade. A linha precisaria passar por mais de 50 metros abaixo. Por isso mesmo a estação Ipanema / Gal. Osório não pode seguir pela praça e sim parar embaixo do morro. Caso contrário, todo um quarterão deveria ser desapropriado - e talvez demolido. Infelizmente, hoje, é muito difícil seguir um traçado descente no Rio de Janeiro porque, além do terreno acidentado e em muitos locais arenoso (Barra), há muitas construções altas com fundações profundíssimas. O certo é passar por baixo de ruas e avenidas (e curvas em praças, quando é possível, como se está fazendo na N. S. da Paz).
ExcluirVocê tem razão, Rafael. É possível mas fica muito mais difícil. O problema que vejo é que este governo não está muito interessado nesta ligação Gávea-Uruguai. Talvez um futuro governo possa consertar este erro. Nem que seja fechar por um ano a estação para rever esta curva. Realmente não sei mas uma gambiarra é possível de ser feita.
ExcluirDeveríamos fazer uma manifestação a respeito disso.
ResponderExcluirA localização errada, falta de plataformas já nao tem muito jeito, mas que pelo menos abram essa porcaria logo
A desculpa esfarrapada da concessionária é que ainda não compraram as escadas rolantes e os elevadores para inaugurar a estação....
ExcluirPrezado Miguel, me permita um comentário, pois gostaria de acrescentar um detalhe que considero tão ou mais importante do que o fato mencionado da estação não ter dois andares e já estar posicionada para o Méier, que é o seguinte: com a construção realizada em um local "equivocado", o pátio onde deveriam ficar estacionados pelo menos 12 trens de seis carros, aguardando a injeção nos horários de pico e de estacionamento nos horários de vale, eles jogaram pelo ralo a possibilidade de redução do intervalo entre trens a partir da Estação Sãens Pena que poderia ser de 90 segundos......
ResponderExcluirMas William, com a operação alternada no trecho Central-Botafogo, quando você esperava que isso fosse acontecer? Esqueçamos isso! Só será possível com o desmonte dessa aberração, e o fechamento da linha 1 em círculo.
ExcluirVocê está coberto de razão, William.
ExcluirFlávio, a coisa tende a melhorar se construírem o resto da Linha 2. Outra possibilidade de consertar este erro dos intervalos de trens é se fizerem a ligação Gávea - Uruguai, criar um espaço para manobras e injeções de trens após a Estação Uruguai.
Excluirótimo post!
ResponderExcluircontudo, fiquei com dúvida em uma coisa: a estação uruguai não seguirá então para a saens pena? Não entendi a relação dela com o méier/ e muda/usina já que essa última nem estação tem.
obrigada e desculpa a dificuldade :)
Nat, a linha 1 não terá mais como terminal a estação Saens Peña, e sim a estação Uruguai. A partir daí discute-se o destino da linha 1. Estendê-la até o Méier pelo Andaraí, Grajaú, Engenho Novo e Lins; Continuar por baixo da Conde de Bonfim até a Usina; Ou furar o Maciço da Tijuca, rumo à Estação Gávea, fechando a Linha 1 em anel. Pessoalmente, e considerando que a estação Uruguai é pequena, julgo o melhor caminho construir uma estação na Muda grande o bastante para as linha 1 e uma para o Méier, e a partir dessa estação a Linha 1 seguir para a Gávea.
ExcluirA Estação Uruguai é extensão da Linha 1. Méier + Muda/Usina + Gávea são projetos de expansão após a Estação Uruguai.
ExcluirIsso, Flávio.
ExcluirNão seria mais interessante se a L1 terminasse na Muda ou Usina e houvesse uma outra linha Gávea-Méier cruzando a Uruguai?
ExcluirSinceramente não sei qual seria a mais eficiente. Gosto muito do sistema metroviário de Moscou onde a Linha 1 é completamente circular e distribui seu fluxo de passageiros para todas as outras linhas. A Linha 1 do metrô fluminense poderia ser assim. Por conta do que já está construído e pelo que está em construção também acho que seja a maneira mais rápida de se ter a Linha 1 circular. De qualquer maneira, em ambas as hipóteses, será preciso construir mais plataformas na Estação Uruguai.
ExcluirCelso, isso seria péssimo! A linha 1 não comporta mais ninguém! Em nenhum dos sentidos. O ideal é uma linha do Méier para o centro, com estações de interseção para transferência para as outras linhas. A Central poderia ser essa estação (com outra plataforma). Aliás, é um absurdo haver apenas uma linha indo para o centro! OK, a linha 2 agora vai, mas é um trilho só. Veja esse post:
Excluirhttp://claroquepoggi.blogspot.com/2013/04/metro-dos-sonhos-do-rio-1o-de-abril.html
Rafael, pois eh...algumas estações do metrô deveriam receber mais de uma linha. São os casos de Irajá, Central, Uruguai, Botafogo, Gávea, Carioca, ....
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ResponderExcluirok
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ResponderExcluirok
ExcluirEleições?! #CriseDeRiso Havia me esquecido deste detalhe... Mas é claro que sim, afinal, há um tempo pré-determinado para as propagandas políticas, ou seja, não poderão ocorrer em meados de agosto ou setembro, que façamos em março mesmo. Agora, se levarem o traçado para o Méier, aí sim, desandará de vez...
ResponderExcluirIsso mesmo!
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