terça-feira, 16 de julho de 2013

Podemos Ter Este Metrô em 2020

Apresentamos o mapa defendido pelo Blog Metrodorio. Este é o verdadeiro mapa metroviário das Linhas 1, 2 e 4 que o Rio precisa a curta prazo.

Este mapa prevê quatro estações com baldeações: Estação Carioca (Linhas 1, 2 e 4); Estação Botafogo (Linhas 1 e 4); Estação Gávea (Linhas 1 e 4); e Estação Estácio (Linhas 1 e 2).

Destas, a única estação que precisa ser ampliada é a Estação Botafogo, que atualmente serve apenas a uma linha. A Estação Estácio e a Estação Carioca já têm duas plataformas e a Estação Gávea será construída com duas plataformas.

Se estas obras fossem feitas, o metrô chegaria a bairros não atendidos pelo serviço como Laranjeiras, Jardim Botânico, Humaitá e Lapa.

Com esta rede, as Zonas Sul, Norte e Oeste estariam integradas pelo metrô.

Propostas:
Linha 1 (Laranja, Circular): Terminar a Estação Morro de Sâo João em Botafogo e fazer a ligação entre a Estação Uruguai e a Estação Gávea. Lembro que a Estação Uruguai está prevista para ser inaugurada em 2014. A Estação Praça Nossa Senhora da Paz, a Estação Jardim de Alah, a Estação Praça Antero de Quental e a Estação Gávea estão previstas para serem inauguradas em 2016.

Linha 2 (Verde):
É preciso concluir o trecho Centro com a Estação Catumbi, Estação Praça Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV.

Linha 4 (Azul): A Estação Jardim Oceânico, a Estação São Conrado e a Estação Gávea estão previstas para serem inauguradas em 2016. Também está prevista a construção de seu trecho sul a partir de 2016. Neste mapa, proponho que sejam construídas nesta ordem: Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá, Estação Dona Marta; Estação Botafogo; Estação Laranjeiras e Estação Carioca. Na direção oeste nossa sugestão é expandir pela Estação Shopping Downtown, Estação Città América, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada, tornando-se assim a primeira linha de metrô do Rio a se juntar a um terminal rodoviário.

Não que este mapa seja definitivo, pelo contrário. Mas ele deveria servir de plano diretor. para o restante das obras. Se isso tudo fosse feito, o metrô poderia abrir três novas frentes: o metrô para o Méier partindo da Estação Uruguai; a extensão da Linha 2 até Belford Roxo; e a ligação Rio-Niterói pela Linha 3.

Se realmente quiserem, este pode ser nosso 
mapa do metrô em 2020.

34 comentários:

  1. Acho o projeto perfeito. Futuramente, seria possivel construir as linhas ligando alvorada até o galeao, via jacarepagua, e galeao até o santos dumont, interligando o metro com estações já existentes da supervia

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    1. Sim, acho que até 2020 podemos ter as Linhas 1, 2 e 4 completas. Pode-se planejar o que a cidade precisa de 2020-30 por exemplo, como as Linhas 3 e 5.

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  2. A extensão da L2 para Belford Roxo pode ser feita junto com a finalização da mesma para Carioca e Praça XV. O custo para se construir mais 5 estações a partir da Pavuna seria relativamente baixo, pois praticamente não seriam necessárias desapropriações e os trilhos podem ser elevados, acima do leito ferroviário já existente.

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    1. Perfeito, Celso. Só não coloquei isso porque não cabe no mapa.

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  3. Eu sei que isso depende principalmente do governo do Estado, desculpe a minha ignorância, mas há algum candidato que apresente alguma proposta do tipo? Porque Cabral já é caso perdido...

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    1. Bem, primeiro teremos que saber quem serão os candidatos... Nas últimas eleições, se não me engano o Gabeira tinha propostas mais condizentes para o metrô (não lembro quais, mas não é difícil se ter propostas melhores que as do Cabral). Só não teve meu voto porque eu voto em outro Estado.

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    2. Acho que a maioria dos candidatos via se opor aos projetos do Cabral.

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    3. Celso, não sabemos quais os candidatos. Nas últimas eleições, todos desejavam a conclusão da Linha 2 e a Linha 4 original por exemplo.

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  4. Miguel, acompanho seu blog e acho ele super legal. Mas esse mapa sempre me levanta algumas dúvidas, especialmente nas baldeações:

    Extensão do metrô rumo ao Méier: Onde fazer a plataforma da linha nesse sentido, ligada a estação Uruguai? Será que não seria melhor subir um pouco mais a Conde de Bonfim e fazer uma estação nova, essa sim com o tamanho necessário para comportar 2 linhas?

    Ligação linha 4 - Linha 1 em Botafogo. Tendo já a ligação no meio do centro da cidade e na Gávea, seria mesmo necessário ligar novamente a 1 na 4 em Botafogo? E onde? Escavar uma plataforma em plena São Clemente?

    Terminal da linha 4 na Carioca. Carioca já recebe 2 linhas. Não seria uma melhor construir na Praça da Cruz Vermelha uma estação com tamanho para comportar as linhas 2 e 4?

    E finalmente, qual você imagina que poderia ser a utilidade futura da estação Cidade Nova?

    Abraços.

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    1. Flávio, tudo é possível em termos de engenharia. Eu ainda defendo os projetos mais próximos do traçado original do metrô fluminense.

      1) Eu defenderia uma plataforma na Estação Uruguai no subsolo da atual para o metrô ir ao Méier. Como o mapa mostra, o Méier ficou de fora do Metrô 2020. Não porque não é importante, mas porque há recursos financeiros e de tempo limitados para todas as obras e não daria tempo de ficar pronto até 2020 se as extensões das Linhas 1, 2 e 4 forem feitas.

      2) Sim. A Estação Botafogo está congestionada. Imagina uma pessoa de Copacabana que quer ir à Laranjeiras. Por quantas estações ela terá que passar se não houver uma conexão Botafogo - Laranjeiras?

      3) A Estação Carioca foi feita para ser o centro nervoso do metrô fluminense. Além do mais, é o centro do Centro do Rio. A Estação Carioca deve dividir o público do metrô. Eu defendo que a Estação Carioca receba até 4 linhas de metrô.

      4) A Estação Cidade Nova poderia ser ou desmontada; ou utilizada em casos de emergência; ou finalmente utilizada para a Linha 5.

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    2. Miguel, o que seria a Linha 5? Existe algum projeto disso atualmente?

      Parabéns pelo blog! Sensacional! Espero que continue!

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    3. Era o Projeto do Pan. Clica no blog que vc vai ler a respeito.

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  5. Minha sugetão é que a linha 4 poderia passar pela Lapa, se conectar à linha 1 na Cinelândia e terminar no Aeroporto Santos Dumont.

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    1. Outra opção bem interessante, que já li em algum lugar, seria ela passar pela Cruz Vermelha e terminar na Central, talvez até "esticando" um pouco mais para terminar na Rodoviária.

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    2. Quanto mais se desviar do projeto original, mais difícil será expandir o metrô fluminense.

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    3. A Lapa será bem atendida se a Linha 2 for concluída. Terá uma estação na Praça da Cruz Vermelha e a Cinelândia não é tão longe assim.

      A Central deveria receber mais linhas. Na minha opinião a Linha 5 deveria passar por ali.

      Mas sem viajar muito, prefiro ainda que se conclua as Linhas 1, 2 e 4 originais com pequenas modificações como fechar o anel da Linha 1 e estender a Linha 2 até Belford Roxo numa ponta e até o Aeroporto Santos Dumont na outra.

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  6. Miguel,

    Acho bom o mapa. So discordo de uma coisa. Cresci com a ideia de que fechar o circuito da linha 1 era fundamental. Mas hoje penso diferente. Acho que o tunel da linha 3 sob a Baia de Guanabara é muito mais importante. Eu entendo a necessidade de tirar pessoas do centro, que nao necessitam circular pelo centro. Mas acho que a demanda Tijuca - Gavea/Ipanema/Lagoa/Jardim Botanico é muito menor que a demanda Sao Goncalo/Niteroi - Centro do Rio. Nao acho que Tijuca - Gavea esteja perto de estar saturada Acho que, em relacao a tirar as pessoas do centro, que nao precisam passar pelo centro, a maior demanda é melhorar a integracao Zona Norte- Barra (quem dera que estivessemos fazendo metro em vez de BRT transcarioca). Ou seja, acho que desviar a populacao que vai para a Zona Sul do centro nao é muito necessario no momento, até porque quem vai para Copacabana e Botafogo (os maiores destinos da Zona Sul) continuara indo pelo Centro, mesmo com o tunel Tijuca-Gavea. Sinceramente, acho que esse tunel poderia ficar para 2040, depois de termos a linha 6 e a linha 3, que na minha opiniao sao absoluta prioridade. Acho que daria para terminar a linha 2, fazer o tunel sob a Baia e ligar a linha 4 ao Centro ate 2020. Alguem tem alguma informacao sobre o preco de contruir o tunel sob a Baia? Nao é uma distancia muito grande. Lembro de ter visto algo em torno de R$1 bilhao. Esta correta essa informacao? Se sim, seria mais barato do que a reconstrucao do Maracana.

    Resta ver se sera possivel transformar o BRT em algum tipo de trem. Infelizmente, eu nao vejo como. Nos meus dias em que sou otimista, penso que pode se transformar em VLT. Mas nao sei se conseguiremos a velocidade e a vasao do metro. O que voces acham? Eh triste saber o obvio: que assim que eles inaugurarem a Transcarioca, ele nao vai dar vasao, vide a Transoeste, que tem uma demanda muito menor. Muitas pessoas vao continuar pegando onibus, metro e trem para o Centro e onibus para a Barra.

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    1. Vinícius, a proposta Metrô 2020 não é sobre o que é mais importante. É o que pode ser feito com recursos financeiros, prazo e alguma vontade política até a data. É bem baseada na realidade. E acredite, se não nos mobilizarmos, nem esta proposta será feita.

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  7. Miguel, você pode achar interessante.
    http://postimg.org/image/xjeevqk2h/

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  8. Ainda defendo que deva haver duas estações em São Conrado e duas no Jardim Botânico.

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    1. Ah, e a Lapa não é bem servida pela Linha 1 não. É uma boa caminhada da Cinelândia para lá. E a praça da cruz vermelha é bem longe também.

      Outra: a Linha 1 precisa ter mais uma estação em direção a Usina antes de ir para a Gávea num futuro ideal...

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    2. Rafael: em São Conrado eu concordo contigo. No Jardim Botânico acho que não. Boa parte do bairro é ocupada pelo próprio parque. Se fizeram uma estação central no bairro, vai dar vazão. Não é um bairro tão populoso, com tanto comércio e escritórios quanto outros.

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    3. Se a Lapa tivesse a Estação Praça da Cruz Vermelha e as antigas linhas de bonde, estaria bem servida. Até acho que a Lapa merece uma outra estação de metrô, vinda de outra linha. Mas não a incluí num projeto 2020.

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    4. Cara, vou insistir nisso, porque não vejo para onde se poderia estender a estação Carioca: você não acha que a Lapa poderia ser terminal da linha 4, ligada por um corredor subterrâneo por baixo da Rua do Passeio, à estação Cinelândia? Estaria conectada à Linha 1. Ou passar por baixo da linha 1 naquela altura mesmo, e terminar no Santos Dumont?

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    5. Flávio, tudo é possível. Em termos de engenharia tanto é possível expandir a Estação Carioca, quanto fazer a ligação que você sugere. Mas ainda defendo que a Estação Carioca receba as Linhas 1, 2, 4 e 5 num futuro otimista e utópico.

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  9. A extensão para o Méier já era pra ter sido feita há muito tempo.

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    1. Augusto, o problema é continuar esticando a única linha de metrô da cidade...

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    2. Penso que a Uruguai não deveria puxar para a Gávea. O certo seria ligá-la ao Méier e Jacarepaguá, depois se encontrando na Alvorada e com uma linha com poucas estações a partir do Alvorada passando pelo Recreio, Campo Grande e Santa Cruz, fechando assim a ligação das linhas de maneira a beneficiar a todos, e não somente a Zona Sul e Barra (recuso-me a dizer Zona Oeste, pois um bairro não representa o todo, é somente bairro). Fora isso, imprescindível uma ligação da Pavuna para a Zona Sul, sem que exista o compartilhamento de linha... ou seja, independente, favorecendo o escoamento de usuários e menor intervalo entre as composições. Como dei a entender, os favorecidos pelos projetos até então são moradores da Zona Sul e Barra.

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    3. Daniel, isso seria horrível. Na sua proposta, quem vier de Jacarepaguá para a Gávea, terá que ficar 2 horas dentro de um metrô passando por 40 estações até chegar ao destino final. O metrô precisa ser em rede e a linha 1 circular é o projeto que parece mais saudável para o metrô fluminense. A Zona Oeste precisa ganhar a Linha 6 do metrô, que interligue com outras linhas.

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  10. O governo podia pelo menos estudar a viabilidade de várias possibilidades de linhas.

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    1. Não há dinheiro para tanto. Mas o Projeto Metrô 2020 é bem viável.

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  11. http://forum.jogos.uol.com.br/projeto-metro-sao-paulo-2020-evolucao-da-linha-para-os-proximos-7-anos_t_2508734

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