terça-feira, 25 de agosto de 2015

Estação São Conrado Praticamente Acabada

As fotos falam por si. Obras estão na fase de acabamento.






18 comentários:

  1. Só em ver obras já eh uma Boa notícia, para os moradores da região que esperam a anos o metrô. Agora uma dúvida será que essa estação estará preparada para demanda de São Conrado e a populosa Rocinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iom, também torço para que esta obra acabe logo. É preciso iniciar novas expansões metroviárias.

      Acho que Jardim Oceânico não dará vazão. São Conrado será conseqüência.

      Excluir
    2. Você tem toda razão. Muitos amigos meus moradores de Jacarepaguá estão estudando a possibilidade de ir até a Alvorada e depois seguir até o Jardim Oceânico, aí vc imagina Barra, Recreio e Jacarepaguá em só uma estação. Sabe aquela cena das estações das Barcas na Praça Xv, lotadas com filas no horário de pico. Estou torcendo que isso não se repita na estação Jardim Oceânico.

      Excluir
    3. Eu acho que vai se repetir. Por um lado será bom para o Governo perceber que tem logo que expandir o metrô para outros pontos da Zona Oeste.

      Excluir
    4. Se o governo leva se o metrô até a Alvorada evitaria lotar uma estação só. Algumas informações apontam que vários shopping da Barra estariam dispostos a arcar com o custo da estação em troca de ter o nome do shopping na estação. Poderia ser uma forma captar recursos, e desafogar a estação Jardim Oceânico. Agora umas das promessas do governador era levar o metrô até o Recreio, ele recebeu um abaixo assinado dos moradores de Jacarepaguá, vamos ver se ele cumpri.

      Excluir
    5. Da onde vem esta informação que os shoppings estariam dispostos a arcar com esta obra?

      Excluir
    6. Bem essa informação foi passada a um blog há dois anos atrás. E também confirmei com um amigo meu que é corretor de imóveis da área. Ele também confirmou que tanto downtowo como barra shopping teria interesse em arcar com as estações. Mais agora com a crise já não sei se teriam essa disposição. O governo devia procurar iniciativa privada pra baratiar o custo da obra em troca dos nomes das estações. Claro não fugindo da estratégia e do planejamento da expansão do metrô.

      Excluir
    7. É verdade, agora lembrei. Mas não li mais a respeito. Acho que a idéia morreu. A BRASCAN, dona do Rio Sul, também tinha se interessado pela Estação Morro de São João e o interesse desapareceu. A estação continua lá aguardando ser concluída. Se os shoppings da Barra e o Rio Sul tivessem uma estação de metrô ocupando parte de seus estacionamentos, o volume de carros na cidade poderia cair bastante. A Barra precisa de outra linha de metrô, mais próxima da praia.

      Excluir
    8. É verdade tinha esquecido do shopping Rio Sul também. Olha outra linha de metrô na Barra não sei. Na minha visão era criar linhas de Vlt na Barra, como no Centro e eliminar os ônibus das orla, e o Vlt levar o povo as estações do metrô nas avenidas das Américas. Até onde eu olhei o vlt é maior que o Biarticulado do Brt, sendo assim o Vlt podia ser inserido nos bairros para ser um alimentador do metrô. Olha já até pensei na primeira linha de Vlt da Barra é Barra shopping x Quebra Mar (via orla).

      Excluir
    9. Eu acho que uma linha em paralelo na orla da Barra ligando os condomínios seria fundamental para tirar de circulação os ônibus de condomínios e outras linhas de ônibus comuns.

      Excluir
  2. Qual o criterio de escolha para fazer uma estação com a plataforma central (compartilhada para trens de sentido diferente), para estações com plataformas de cada lado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço o critério utilizado. A Estação Carioca foi feita originalmente assim e depois colocaram as plataformas laterais.

      Excluir
  3. Acho que tanto o governo e vcs estao com focos na polarizacao barra/zona sul. boa parte dos moradoes da zona norte sofrem com a falta de solucoes para se chegar ao centro. O bairro da ilha do governador mesmo, se tivesse um metro em direcao ao centro da cidade retiraria milhares de carros e onibus da rua, desafogando a linha vermelha. A ilha tem uma populacao de 200 mil, fora as milhares de pessoas que vao trabalhar por la. Um metro saindo da Ilha, aeroporto, fundao, mare, sao cristovao, centro. Ou ate mesmo comecando no galeao, penha, fundao, mare, seguindo ao centro. Outra coisa que sinto falta no metro do rio É linhas expressas, infelizmente nao fazem um trilho extra para se fazer linhas expressas. no metro de nyc linhas expressas ja estao fazendo uma decada e integram muito mais a cidade, ligando brooklyn bronx em 45 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, não estamos priorizando nada. O blog traz notícias de momento e um pouco de história. Se navegar pelo blog vai encontrar diversos posts sobre outras linhas.

      Excluir
    2. A ilha merece sim assim como Jacarepaguá e as linhas 5 e 6 resolveriam isso mas não tem jeito...as linhas 2 e 4 precisam ser concluidas antes pra não sobrecarregar mais ainda o sistema.

      Excluir
    3. É preciso que a populaçãp pressione o Governo.

      Excluir