terça-feira, 20 de outubro de 2015

Expansão da Linha 2: Obras Começarão Após as Olimpíadas

Como já publicado neste blog, o Governo Estadual vem trabalhando na viabilização do início das obras da expansão da Linha 2 sentido Centro.

No dia 23 de Setembro, o Secretário Estadual de Transportes, Carlos Osório, declarou que as obras vão começar após os Jogos Olímpicos, que terminarão em 21 de Agosto de 2016.

Ele também anunciou qual será o traçado desta expansão: Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV.

Destas estações, a única cem por cento concluída é a Estação Estácio que já opera normalmente com duas plataformas para as Linhas 1 e 2. O buraco da Estação Carioca também está pronto e cerca de 33% da sua plataforma também está pronta desde os anos 80. Dizem que parte da fundação da Estação Praça da Cruz Vermelha também foi feita. Nunca escavaram a Estação Catumbi nem a Estação Praça XV.

O metrô ganharia cerca de 3,6 quilômetros de trilhos, três novas estações, a integração com barcas e VLTs, a possibilidade da Linha 2 operar com 8 carros em vez de 6 e a possibilidade da Linha 2 ser expandida no sentido Norte até Belford Roxo. O custo da obra deverá ser em torno de R$ 2 bilhões e deverá ser concluída em 2 anos.

A população fluminense aguarda ansiosamente o processo de licitação do projeto detalhado e também da construção do trecho.

Os Traçados da Linha 2 Centro:
Proposta Original (anos 60): Estácio - Catumbi - Praça da Cruz Vermelha - Santo Antônio - Carioca - Praça XV - Praça Araribóia.

Nova Proposta do Governo (anos 70): Estácio - Catumbi - Cruz Vermelha - Carioca.

Governo Começou a construir (anos 80): Estácio - Praça da Cruz Vermelha - Carioca.

Proposta do Governo Rosinha Garotinho (anos 90): Estácio - Praça da Cruz Vermelha - Carioca - Praça XV - Praça Araribóia.

Proposta do Governo (2015): Estácio - Catumbi - Cruz Vermelha - Carioca - Praça XV.

O que foi feito até 2015: Estácio.

O mapa é uma reprodução do jornal O Globo.

28 comentários:

  1. Tava na HR tomara que eles adiante e começe esse projeto logo no começo do ano que vem mais aí caso começa seria predições interdita a estação Estácio linha 2 pra alguam intervenção ou ela poderia se usado como acontece nois final de simanas e feriados normalmente

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    1. Só vão começar as obras depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para não criarem transtornos na cidade durante os eventos.

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  2. Miguel, qual vai ser o destino da estação Cidade Nova, nesse caso?

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    1. Ela deveria ser desativada por perder sua função e por segurança. No entanto, não há uma posição oficial do Governo.

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  3. Muito bom! A minha dúvida é somente o que aconteceria com a estação cidade nova nessa situação? Deixaria de ser utilizada?

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    1. Ela deveria ser desativada por perder sua função e por segurança. No entanto, não há uma posição oficial do Governo.

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  4. Miguel, o que você acha do aproveitamento da estação cidade nova pela supervia? Inclusive o viaduto do metrô que passa por cima da Francisco Bicalho poderia ser usado pelos trens da supervia, com uma devida adaptação para os trens. Acredito que um projeto como este poderia ajudar no processo de metronizaçao dos trens da supervia, pois os ramais que atuam hoje poderiam atuar em trilhos totalmente exclusivos. Ficando desta forma os quatro ramais com opções de expresso e parador: Santa Cruz-central, paracambi-central, saracuruna-central e belford roxo-central. Hoje o viaduto dos trens em cima da Francisco Bicalho só tem 6 trilhos, com todos os ramais compartilhando esses trilhos. Com 8 trilhos acredito que o sistema ganharia maior capacidade operacional e poderia ter menores intervalos.

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    1. Adriano, é errado haver um traçado por onde trens de passageiros passem por dentro de um centro de manutenção. É perigoso e ano passado morreu uma metroviária.

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    2. Entendi Miguel. Achei que seria possível haver uma estação da supervia na cidade nova sem causar perigo a ninguém. Pois os trens iriam passar pelo mesmo local onde passam hoje. Com relação a expansão da linha 2 do metrô, fiquei na dúvida de qual seria o trajeto exato entre a estação carioca e a praça xv. Você saberia por baixo de qual rua seguiria o metrô? E se a estação praça XV seria mesmo na praça XV ou no antigo terminal da misericórdia com uma integração para a praça XV? Obrigado pela resposta Miguel, sou leitor do seu blog e gostaria de dar parabéns a você pelo blog. Abraços!

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    3. Adriano, veja o mapa:
      http://metrodorio.blogspot.com.br/2015/09/proxima-obra-linha-2.html

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    4. Eu vou tentar levantar o projeto original da Estação Praça XV. Ele só foi detalhado nos anos 60. Já nos anos 70 o objetivo era apenas chegar até a Estação Carioca.

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    5. Segundo a memória do meu pai, que trabalha na região há mais de 40 anos, o traçado seguiria pela Avenida Chile e Avenida Almirante Barroso, cruzando a Pres. Antônio Carlos rumo à Praça XV. Ainda segundo ele se lembra, a Almirante Barroso ficou interditada bastante tempo no passado com essas obras que não deram em nada.

      De fato esse me parece o trajeto natural, tendo em vista as informações de que a plataforma da Linha 2 da Estação Carioca já está parcialmente pronta embaixo da Avenida Chile, perpendicular ao traçado da Linha 1 e por baixo desta.

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    6. Aqui tem a foto do mapa da Rio Trilhos:
      http://metrodorio.blogspot.com.br/2015/09/proxima-obra-linha-2.html

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    7. A propósito, hoje me toquei de uma situação: confirmado esse traçado, via Almirante Barroso, cruzando a Rio Branco rumo à Praça XV, irão desfazer parcialmente, em menos de um ano, o trecho do VLT que estão construindo agora rumo ao SDU. Falta de planejamento realmente nos custa muito dinheiro.

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    8. Paulo, tudo depende do método construtivo, mas como já disse, há uma guerra não declarada entre Governo e Prefeitura pelos transportes. Nada me surpreende.

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  5. Só achei um total disperdiçio de dinheiro público com a cidade nova tomara que eles acabe com aquilo que eles chamao de estacao nunca gostei dela e Miguel uma coisa que eu venho observando na linha 2 sempre pego metro na estação engenheiro Rubens Paiva segunda de linha 2 e observo que a plataforma da mesma nn estão numa extensão pra pode comporta trens de oito vagões mesma coisa na acari fazend Botafogo engenho da rainha essa plataforma são desmontadas d poderão se montadas novamente isos que fico em dúvida sempre observo o CRN parando nessas estacoes e ele cabe na sua total estação no sobra nda nem pra frente nem pra traz diferente de coelho neto e algumas outras

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    1. Ela sempre foi um disperdício e houve grande repercussão na mídia na época. Nenhum especialista ou engenheiro concordou com a obra.

      Sobre estas estações que você se refere, é uma boa questão. Os trens da Linha 2 só circularam com 8 vagões em situações especiais e mesmo assim quando a Linha 2 não ia até a Pavuna. Sei que as Estações Estácio, São Cristóvão e Maracanã comportam 8 carros. Inclusive, já até coloquei aqui no blog, colocaram umas grades nas duas extremidades das estações para que as pessoas não esperem o metrô em locais onde ele não vai parar. Sobre estas estações que você comenta, elas são mais novas e talvez o Governador da época tenha economizado na obra, pois os trens não iam circular mesmo com 8 carros.


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    2. Entendi mais no caso se eles colocarem na cabeça em usar 8 vagões vão teque gasta mais dinheiro público pra ampliar essas estacoes

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    3. Outra pergunta Miguel tipo a linha 1 e em piloto automático e só em sua extremidades que e em comando manual controlado seria possível coloca piloto automático na linha 2 mais ela sendo aberta ao ar livre e as intempéries como chuva sol forte calor alto akeles negócios que tem nois trilhos de linha 1 suportaria tudo isso na linha 2

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    4. Douglas:
      1 - ontem tentei confirmar sua informação, pois há muito tempo não vou longe na Linha 2, e é incorreto dizer que as estações cabem apenas 6 carros. Todas elas foram feitas para 8 carros.

      2 - Sim, seria possível e deveriam, colocar piloto automático na Linha 2.

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    5. Sim Miguel mais se voox repera as duas primeira que eu citei engenheiro Rubens Paiva e acari/fazenda Botafogo está numa extensão que comporta apenas 6 vagões já engenho da rainha comporta 8 mais uma parte da cobertura da estação foi disfeita

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    6. Douglas, não tenho esta informação. A informação que tenho é que todas as estações da Linha 2 são para 8 carros.

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  6. Não aceito nenhum comentário "anônimo", ok?

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  7. Manda o link do OGlobo com a matéria!
    Ótimos posts!

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  8. Miguel, primeiramente bom dia e parabéns pela conquista de mostrar a estação Carioca 2 para o Rio. Se na nossa tão sonhada linha 2 até a Praça XV usarem realmente a capacidade para trens de 8 vagões, como seria? Porque ao que me parece os trens da China não são desatreláveis, ou tem esquema diferente dos Mafersa, ou seja, eles são mesmo inflexíveis para atrelamento/desatrelamento?

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    1. Boa Tarde, Mario! Estes trens chineses que chegaram nos últimos anos não servirão para a Linha 2 com 8 carros. Terão que utilizar os trens antigos da MAFERSA que ainda estão em operação ou comprar outros trens com motor capaz de transportar 8 carros.

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