Inauguração em 1959
Expansões Contínuas do Metrô de Lisboa

Observação
- Este artigo foi publicado em 22 de novembro de 2009.
- Ele foi atualizado em 31 de janeiro de 2024.
Você conhece as empresas responsáveis pela construçao do metrô do Rio de Janeiro nos anos 1970?
Outra curiosidade é que o metrô funciona à base de fichas (tokens), que devem ser adquiridos nos guichets.
O metrô ajuda a fazer de Taskent uma cidade limpa, moderna, jovem e que está crescendo muito. Talvez, depois de Almaty (capital do Cazaquistão), seja a principal cidade da região.
Colocamos abaixo algumas fotos: dentro de um vagão de metrô de Tashkent, a entrada de uma estação; e o metrô chegando à plataforma de uma das estações.
Mas o que parecia ser um pequeno acidente ou incidente minimizado pelo Metrô Rio, ganha detalhes que mostram como o nosso transporte de massa é inseguro, frágil e que viaja constantemente sob risco. Risco para os passageiros, para os condutores, para os funcionários e até para quem está nos arredores do trem, estações, plataformas.
Algumas denúncias anônimas chegaram até o blog, inclusive foto (ao lado).
Nos anos 1980, o projeto foi redesenhado para incluir um túnel da PUC até a Rua Uruguai, por baixo do maciço da Tijuca para transformar a Linha 1 em formato circular.
A ilustração ao lado está desatualizada, pois: a Estação Cantagalo, a Estação General Osório, a Estação Nossa Senhora da Paz, a Estação Jardim de Alah e a Estação Antero de Quental já foram inauguradas.
A Estação Gávea passou a ser a Estação PUC mostrada no mapa. O bairro da Gávea passou a ter uma só estação na Linha 1.
Já no trecho entre a Estação Gávea e a Estação Uruguai deveria haver também a Estação Muda.
Observação 🚇