domingo, 6 de dezembro de 2009

Próxima Estação: General Osório

projeto estaçao general osorioEstá ficando pronta! Com um atraso de 30 anos será inaugurada no próximo dia 22 de dezembro (a data original era 17), a Estação General Osório. Esta estação foi inicialmente prevista para ser o ponto final da Linha 1 e deveria ter sido inaugurada em 1979.


Estação General Osório Não Será Terminal

Com a expansão da cidade nas décadas seguintes, já se entende que esta não será a última estação da Linha 1, que deverá ser circular. O atual governo pretende iniciar em 2010 as obras de sua expansão em direção à Gávea: Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Allah, Estação Leblon (poderá ser ou na Praça Antero de Quental ou na Avenida Bartolomeu Mitre) e Estação Gávea (poderá ser na PUC ou na Praça Santos Dumont).


pintura rupestre estaçao general osorio

Decoração da Estação General Osório

Cada governo inova na inauguração das novas estações. Em vez de praticidade, gastam dinheiro decorando-as. A Estação General Osório terá pintura rupestre, entrada de vidro (na Praça homônima), elevador para a favela do Cantagalo e desenhos de crianças da comunidade. Confira algumas imagens.

6 comentários:

  1. Se ela se chamar General Osório eu já fico contente. No mais, já perdi muito por não existir metrô na praça ou nas proximidades.

    Eu sou favorável à estação ter arquitetura diferenciada das de Copacabana, mas não terá. Então, que as outras de Ipanema assim o sejam. Mesmo assim, acaba demonstrando o quanto a cor da linha é pouco valorizada no Rio.

    O Acesso da General Osório será o maior e assim tem que ser. Mas acho meio grande demais, principalmente por encobrir a vista da praça.

    Mas ótimo. É metrô, não atrapalha a circulação e chega rápido ao começo de Ipanema.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, li em algum lugar que o Sérgio Cabral desistiu de colocar o nome de Estação Tom Jobim. Parece que ele vai colocar uma estátua do grande músico em um dos acessos da estação.

    ResponderExcluir
  3. Essa pintura rupestre é muito bonita, já a vi na última visita a estação.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de um memorial, uma parede dom um histórico do Tom... Uma letra de música numa parede como existe na Siqueira Campos do lado de fora... Mas aí, é questão de gosto.

    Que fique o nome mais prático mesmo... Afinal, vale lembrar que os ônibus que fazem ponto final na praça têm o nome da praça no letreiro. Assim, o metrô cumpre bem sua finalidade.

    ResponderExcluir
  5. Daniel, a questão é apenas pq eles dão muita ênfase a estas decorações e não falam nada sobre a superlotação do metrô por exemplo.

    ResponderExcluir