quinta-feira, 26 de setembro de 2013

São Gonçalo Não É Disney

O dia 11 de setembro é marcado por tragédias como o Golpe Militar do Chile e os atentatos terroristas contra as Torres Gêmeas. Uma nova tragédia pode ter sido marcada nesta data: o fim do sonho do metrô em São Gonçalo.


Linha 3 do Metrô do Rio Será Feita por Monotrilho

A Presidente Dilma Roussef e o Governador Sérgio Cabral escolheram o dia 11 de Setembro de 2013 para anunciar que a Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro não será feita por metrô e sim por monotrilho.

O custo do projeto é de R$ 2,57 bilhões, sendo que 41% serão custeados pelo Governo Federal e 59% pelo Governo Estadual.


Obras Devem Começar em 2014

A previsão das obras é que eles comecem no início de 2014. Em Junho de 2015 deverão ser entregues a Estação Barreto, a Estação Neves, a Estação Vila Laje, a Estação Paraíso, a Estação Parada 40, a Estação Zé Garoto, a Estação Mauá, a Estação Antonina, a Estação Trindade e a Estação Alcântara. Em Março de 2016 deverão ser inauguradas mais quatro paradas: a Estação Jansen de Mello, a Estação Araribóia, a Estação Jardim Alcântara e a Estação Guaxindiba.

Ao todo, serão 14 estações em 22 quilômetros. A futura extensão para Itaboraí não será construída agora.


Estudos

O Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, disse que o estudo de viabilidade econômica será entregue em 15 de outubro. O documento servirá de base para o projeto de concessão. 


Erros Cometidos

O projeto tem uma série de erros. Dois deles são importantíssimos:
  • o monotrilho não transporta tantas pessoas quanto o metrô. Ele tampouco tem a mesma velocidade. O metrô transporta 30% mais pessoas e viaja 20% mais rápido. Com a construção de um monotrilho, o passageiro que desembarcar na Estação Praça Araribóia, que será a estação terminal, terá que fazer baldeação para barcas ou ônibus para continuar a viagem até o Rio de Janeiro. Ambos os modais, já se encontram sobrecarregados hoje em dia. Ao receber o público do metrô, a situação tende a piorar. Mesmo se um dia construírem o metrô do Rio de Janeiro para a Praça Araribóia, a baldeação continuará sendo obrigatória, já que será um outro modal de transporte.
  •  O projeto da Estação Praça Araribóia mostra que a estação será muito próxima da Baía de Guanabara. Assim sendo, não haverá espaço suficiente para um futuro metrô "mergulhar" sob as águas da baía. A Estação Praça Araribóia precisa ser construída mais para dentro do continente. Ela também precisa ser construída para receber duas linhas de metrô, já que no futuro, pode-se construir a Linha 7, que deverá ligar a Estação Praça Araribóia à Região Oceânica, através de Icaraí, Centro de Niterói e São Francisco.


O Projeto Original

O projeto original do metrô do Rio de Janeiro não previa uma divisão entre as atuais Linhas 2 e 3. A Linha 2 deveria começar na Baixada Fluminense, mais precisamente em Belford Roxo e terminar em São Gonçalo. Para isso, faltam construir a Estação Belford Roxo, a Estação Coelho da Rocha, a Estação Agostinho Porto, a Estação Vila Rosali, a Estação Catumbi, a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Carioca e a Estação Praça XV antes do metrô chegar do outro lado da baía.

21 comentários:

  1. A Carioca para as linhas 2 e 3 já está praticamente pronta, não? Há tempo ainda para pressionar o governo a fazer o que tem que ser feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o governo deve usar para a linha 4

      Excluir
    2. A Carioca tem apenas uma plataforma em seu subterrâneo fechada ao público.

      Excluir
    3. Olá pessoal do blog divulgue e curta essa ideia do site descrito abaixo através do vosso facebook, pequeno detalhe que faz toda a diferença. É SÓ CURTIR E COMPARTILHAR POIS É IMPORTANTE.
      http://riomais.benfeitoria.com/ideia/visor-digital-de-velocidade-em-onibus
      peço desculpas se fujo ao assunto do blog, pois não se trata do sistema ferroviário, mas como é um serviço de utilidade pública e para o bem estar e segurança do usuário acho importante divulgar. As 10 ideia mais curtidas serão postas em prática pela prefeitura e espero que essa seja uma delas, agradeço desde já a vossa compreensão e mto obrigado.

      Excluir
    4. Olá pessoal do blog divulgue e curta essa ideia do site descrito abaixo através do vosso facebook, pequeno detalhe que faz toda a diferença. É SÓ CURTIR E COMPARTILHAR POIS É IMPORTANTE.
      http://riomais.benfeitoria.com/ideia/visor-digital-de-velocidade-em-onibus
      peço desculpas se fujo ao assunto do blog, pois não se trata do sistema ferroviário, mas como é um serviço de utilidade pública e para o bem estar e segurança do usuário acho importante divulgar. As 10 ideia mais curtidas serão postas em prática pela prefeitura e espero que essa seja uma delas, agradeço desde já a vossa compreensão e mto obrigado.

      Excluir
    5. Olá pessoal do blog divulgue e curta essa ideia do site descrito abaixo através do vosso facebook, pequeno detalhe que faz toda a diferença. É SÓ CURTIR E COMPARTILHAR POIS É IMPORTANTE.
      http://riomais.benfeitoria.com/ideia/visor-digital-de-velocidade-em-onibus
      peço desculpas se fujo ao assunto do blog, pois não se trata do sistema ferroviário, mas como é um serviço de utilidade pública e para o bem estar e segurança do usuário acho importante divulgar. As 10 ideia mais curtidas serão postas em prática pela prefeitura e espero que essa seja uma delas, agradeço desde já a vossa compreensão e mto obrigado.

      Excluir
    6. Será que é tão problemático assim ter 3 linhas cruzando na Carioca (1, 2 e 4)?
      Em Paris a estação Chatelet-Les Halles tem 5 linhas do metrô e mais 1 do RER (trem). http://en.wikipedia.org/wiki/Ch%C3%A2telet_(Paris_M%C3%A9tro)
      Acho pouco provável que tenham planejado todas essas linhas antes da construção da estação. O mais provável é que tenham acrescentado mais e mais níveis e plataformas à estação à medida que as linhas iam sendo projetadas e construídas.
      Com as técnicas de construção atuais, acho plenamente viável transformar qualquer estação das linhas atualmente em operação ou mesmo em construção em estações multilinha.

      Excluir
    7. Não vejo nenhum problema. Os projetos das Linhas 1, 2, 3, 4 e 5 deveriam passar pela Carioca. Só as Linhas 6 e 7 não passariam por ali.

      Excluir
  2. Então se a estação Praça Arariboia for construída mais para dentro do continente seria possivel ''mergulhar'' a linha 3 na baía até a carioca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não daria para fazer o túnel chegando a Niterói antes de Ariboia, e fazer uma curva de modo a chegar na estação?

      Excluir
    2. Claro que dá mas não é inteligente. Pra que o túnel em curva para trás se o metrô deveria seguir em frente em direção ao Rio?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom trabalho, boa postagem!
    Fiz uma compartilhamento no Facebook: "Monotrilho Niterói-São Gonçalo...
    Antes que este crime contra a mobilidade do Rio Metropolitano seja consumado, algumas informações úteis, direto do blog "Metrô do Rio (não oficial)", de Miguel Gonzalez".
    Abs,

    ResponderExcluir
  5. 2º informações divulgado pela impressa, o metrô, vai ligar niterói-são gonçálo em
    2014, e nós já estamos em junho, e, nem sombra, será que é mais uma história
    contada pelos políticos?.

    wilson-são gonçálo-rj

    ResponderExcluir