segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cronologia do Lote 29

A cronologia do que foi feito ano a ano para a conclusão da Linha 2.

Cronograma:
1968: Primeiro mapa do metrô do Rio de Janeiro mostra a Linha 2 entre a Estação Belford Roxo e a Estação Praça Araribóia. O lote 29 seria composto pelo seguinte trecho: Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca.

Anos 70: O metrô decide substituir a Estação Catumbi pela Estação Praça XV. O novo trecho da Linha 2 no Centro passa a ser: Estação Estácio - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV.

1987: Metrô define as estações restantes da Linha 2: Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. O tatuzão (shield) escavará entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha. O restante do trecho será feito pelo método cut and cover.

1988: Início da construção do túnel da linha 2 no Estácio, em direção à Estação Carioca (Lote 29). No trecho Estação Estácio - Estação Praça XV foram iniciados os serviços preliminares de instalação de canteiros de obras e implantação de desvios de tráfegos; e a montagem do shield (tatuzão) no trecho Estação Estácio – Estação Praça da Cruz Vermelha, cujo início da operação estava previsto para fevereiro de 1989.

1989: A obra na Estação Praça da Cruz Vermelha foi iniciada, com a execução do remanejamento da rede de serviços públicos, logo depois paralisada. No Estácio o tatuzão da construtora Camargo Corrêa estava pronto para iniciar os trabalhos de escavação da expansão da Linha 2, quando as obras foram suspensas. As obras de expansão da Linha 1 para Ipanema e da Linha 2 para a Praça XV foram interrompidas em função da Resolução n° 1469 do Banco Central que não permitiu o aumento do endividamento dos Estados e Municípios. No trecho Estação Estácio - Estação Praça XV, as obras se desenvolveram em 3 frentes, tendo sido realizados serviços de remanejamento da rede de serviços públicos, a cravação de perfis metálicos, e a conclusão do poço de partida do equipamento shield, no Estácio.

1990: No trecho Estácio - Carioca foram concluídas as obras de reforço do túnel NATM, junto ao Hospital da Polícia Militar. Apenas 12 metros de túnel foram escavados entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha.

1992: Tapumes são retirados da Praça da Cruz Vermelha e da Avenida Mem de Sá.

1999: Governador anuncia intenção de levar a Linha 2 até a Estação Carioca.

2000: Mapa do Metrô Rio divulga Linha 2 com linhas pontilhadas entre Estácio - Praça da Cruz Vermelha e Carioca.

2003: Sérgio Cabral é eleito Governador prometendo terminar a Linha 2.

2006: Metrô Rio divulga planejamento das expansões. A Linha 2 ganharia o trecho Estácio - Praça XV via Praça da Cruz Vermelha e Carioca.

2007: Metrô Rio divulga mapa de como seria a rede metroviária com as novas expansões previstas até 2009. A conclusão da Linha 2 estava lá.

2009: Em vez de terminar a Linha 2, o Governador Sérgio Cabral decide construir a Linha 1A colocando os trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1. A Linha 1A foi inaugurada no final do ano.

8 comentários:

  1. Pelo relato, nunca mais se cogitou reconsiderar a estação Catumbi (Sambódromo). Talvez o próprio sambódromo justificasse a "volta" dessa estação aos planos. Além disso, com a construção de grandes empreendimentos comerciais no terreno da Brahma junto ao sambódromo a demanda da região deve se alterar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Fernando. O Sambódromo hoje não é mais um palco apenas de escolas de Samba três noites no ano. Ali se realiza os ensaios das escolas, shows de rock e até eventos esportivos, sem contar provas das Olimpíadas. Ali também, o presídio está dando lugar a um condomínio residencial. O local seria muito bem atendido pela Estação Praça XI de quem vier da Zona Norte, Zona Sul e Centro e Estação Catumbi de quem vier da Zona Norte.

      Excluir
  2. Cê sabe se algum dos nossos (péssimos) candidatos ao Governo Estadual tem a conclusão da Linha 2/Lote 29 como proposta em seu folhetim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcísio Motta, do PSOL, deixou claro que isso é prioritário para ele, em uma resposta em debate da Band.

      Excluir
    2. Oi Flávio, tem uns 3 candidatos prometendo isso.

      Excluir
  3. Apenas uma sugestão: trocar, no título do post a palavra "cronograma" por "histórico" ou "cronologia". È que cronograma dá uma idéia de um planejamento a cumprir enquanto que o post apenas relata, cronologicamente, o que aconteceu.

    ResponderExcluir