sexta-feira, 27 de junho de 2014

Novo Nome para Estação em São Conrado

Agora ela se chamará Estação São Conrado / Rocinha.

Uma pena que São Conrado ganhará apenas uma estação de metrô. Num bairro comprido como este, uma grande parte do bairro se quiser pegar metrô terá que usar ônibus.

11 comentários:

  1. São Conrado tem dois pólos habitacionais separados pelo Gávea Golf Club. A estação está sendo construída no pólo junto ao morro Dois Irmãos onde a demanda é maior: shopping, grandes condomínios e a enorme população da Rocinha.
    Não sei se o núcleo habitacional do lado do túnel do Joá gera demanda que justifique uma estação nesta extremidade do bairro. Mas concordo que essas pessoas ficam "desassistidas" e que a distância é grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Além dos pólos habitacionais, deveriam ser considerados dois outros pontos:

      1) São Conrado é um dos pontos mais visados do país em termos de turismo (praias do Rio de Janeiro como um todo), e havendo mais uma ou duas estações poderia auxiliar esse setor.

      2) Metrô cria demanda com o tempo, de forma que mais pessoas poderiam ir morar e mais empresas/hotéis poderiam ir para a região.

      Excluir
    3. Concordo, Francesco. Também facilita a vida de pessoas que trabalham nos clubes e condomínios da área. Tem outras vantagens como plano "B" em caso de greve de ônibus ou avenida obstruída ou "se beber não dirija".

      Excluir
  2. Mas não é possivel que a construção da Estação São Conrado (outra estação, após o Clube de Golf) seja realizada depois, sem obstruir a linha 4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é possível mas não há projeto para tal. Os custos seriam maiores e há possibilidade de interrupção do sistema para tal.

      Excluir
    2. Talvez o maior problema para construir a estação "Canoas" (?) mais tarde seria o risco de interrupção do serviço. Se a obra fosse feita de madrugada quando o metrô não funciona, levaria uma (outra) eternidade pra ficar pronta.
      Além disso, acho que o túnel que vem da Barra passa muito "para dentro" do maciço rochoso (dá pra confirmar issso?) o que encareceria bastante uma estação ali pois o acesso seria muito longo e profundo, talvez mais do que na General Osório.
      Uma solução talvez menos custosa e mais rápida seria a construção de um sistema de monotrilho circular (semelhante a um que já existiu no Barrashopping há muitos anos) ligando essa ponta de São Conrado à estação Rocinha. Não precisaria ser muito veloz nem ter uma composição longa. Poderia ser construído e operado pela própria cia do Metrô como uma linha alimentadora integrada ao sistema.

      Excluir
    3. Oi Fernando: respeito tua opinião mas sou contra tantas baldeações entre modais, além do aspecto feioso deste monotrilho tapando a vista da floresta, dos morros e do oceano. Enfim, tudo o que não é planejado e feito na hora fica muito mais caro de se fazer depois.

      Excluir