terça-feira, 10 de março de 2015

Pezão Quer Tirar Lote 29 do Papel

O Governador Pezão concedeu entrevista ao jornal O Globo confirmando que tem muito interesse na obra de conclusão da Linha 2 entre a Estação Estácio e a Estação Praça XV. Segundo ele, este trecho tem uma demanda de 300 mil pessoas por dia; a obra poderia ser concluída dentro de seu mandato; e a concessionária Metrô Rio pode ter interesse numa parceria público-privada (PPP) para fazer esta obra. Já é sabido que a concessionária reconheceu o grave erro de ter construído a Linha 1A em 2011.

Um detalhe interessante é que o Governador Pezão fala sempre em "Estácio-Carioca-Praça XV", ignorando a Estação Catumbi e a Estação Praça da Cruz Vermelha. A foto é da rampa de acesso entre as plataformas das Linhas 1 e 2 na Estação Carioca (hoje sem muita utilidade).

Pezão também falou que pretende cobrar do Governo Federal a verba para tirar a Linha 3 do papel, o que seria sua grande prioridade em termos de expansões metroviárias.Ele também gostaria de iniciar as obras dos trechos Gávea-Carioca e Jardim Oceânico-Recreio dos Bandeirantes.

61 comentários:

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    1. Bernardo, ele deu diversas declarações neste sentido nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, após as eleições. Li estas matérias no O Globo, O Dia, assim como assisti no RJTV. Também foram publicadas no Globo Online e G1.

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    2. Inicio de janeiro ele falou disso td numa matéria se não me engano no próprio O Globo.

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    3. É a obra mais fácil e mais barata para ele fazer. No final das obras da Linha 4, o que ele vai fazer com os empregados na obra?

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    4. 3km seria muito rápido pra escavar...só demoraria mais a construir as estações.

      Uma pergunta...antes da "L4" já tinham usado o tatuzão em outra obra da L1?

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    5. Na Linha 1 jamais usaram o tatuzão.

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  2. É muito difícil acreditar em um político aqui no Brasil, mas eu espero que ele cumpra sua palavra

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  3. Vamos cobrar a realização deste antigo projeto. É bom lembrar que a conclusão do trajeto foi interrompida no governo Moreira Franco.

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    1. E acho que nunca fará... Pra nós acham BRT de ótimo tamanho.

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    2. Jacarepaguá tem que se unir e lutar por isso.

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    3. Isso é mesmo...a Barra se mobilizou e começou a sair algo próximo da L4.

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    4. Na realidade foi uma demanda geral de solucionar a ida e vinda das pessoas entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca.

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  5. Nosso "big foot" é muito bom de papo e de conversa agora vamos ver se é bom pra cumprir isso td tbm.

    Eu sempre que vpasso na Carioca fico olhando essa rampa tentando visualizar a L2 mas não consigo.

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    1. Por que você não consegue? Eu consigo. Ela é direcionada para o andar de baixo. Está tudo ali conforme o projeto: Linha 1, Cidade Subterrânea, falta a Linha 2.

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    2. Não sei se a faculdade atrapalha a visualização mas não consigo....passar lá de novo vou tentar olhar bem pra baixo pra ver se consigo.

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    3. Oi Gabriel, não dá para ver nada da plataforma subterrânea. Mas vc pode imaginar como seria. Vc desembarca da Linha 1, desceria algumas escadas, estaria na "cidade subterrânea" e à frente, onde está a faculdade, vc desceria as escadas para a plataforma da Linha 2.

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  6. Tem aquele papo de desmontar o TBM na Gávea, montar depois do Estácio e "matar 2 coelhos com uma cajadada só". A pergunta é se tem dinheiro para construir as estações.

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    1. Essa seria a obra correta pra resolver os problemas criados com essas expansões irresponsáveis agora essa pergunta é excelente mesmo....haverá dinheiro?

      Outro ponto é esse que o Miguel tocou, será que ele pula catumbi e cruz vermelha pra economizar saliva ou não pretende mesmo construir? Deles espero td de ruim...

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    2. Flávio, o projeto do Pezão não é este. O projeto é desmontar na Gávea e remontá-lo na Estação Jockey Club Brasileiro.

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    3. Gabriel: nem o Pezão conhece o projeto com detalhes. Dinheiro não há.

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    4. Gabriel, Estácio e Carioca são muito distantes entre si. Não dá para não ter pelo menos uma estação intermediária. Até acredito que adotem uma solução "meio termo" de construir uma estação só entre o que seriam as estações Catumbi e Cruz Vermelha, talvez logo depois do túnel, próximo da rua do Riachuelo.

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    5. Catumbi seria mesmo viável com a proximidade de Estácio e Praca XI?

      Pezão de conversa é muito bom agora quero ver de ação.

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    6. Flávio, há inclusive um morro entre ambos. O que complicou para a Estação Catumbi foi a construção do Sambódromo.

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    7. Gabriel, o Sambódromo recebe diversos exemplos ao longo do ano. Será sede de eventos olímpicos, recebe anualmente as Escolas de Samba, e recebe regularmente shows (já teve até Rolling Stones). Não vejo porque não ter duas estações por ali para dividir o público. A Estação Catumbi ainda atenderia os moradores do bairro do Catumbi, que precisa de uma urgente revitalização.

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  7. Imaginando que essa estação ficasse junto à Apoteose, ela estaria a 500m da Praça XI e a 600 da Cruz Vermelha. Talvez a Cruz Vermelha, bem próximo à praça, agregue mais ao sistema.

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    1. Por mim ambas deveriam ser construídas. A Estação Praça da Cruz Vermelha, além de mais central tem muito mais comércio e prédios importantes próximos como o da Petrobrás. A Estação Catumbi, além de bairro residencial, dividiria o público nos eventos do Sambódromo.

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  8. O que acontece é que a concessionária MetrôRio quando fez a Linha 1A (by pass da Linha 2 de São Cristóvão até Botafogo com o Y na Central) esperando atingir um mínimo de 1 milhão de passageiros por dia útil, com uma média de 1 milhão e 100 mil passageiros por dia útil com expectativa de superar 1 milhão e 200 mil passageiros por dia útil. Mas na prática, o teto ficou entre 700 a 800 mil passageiros por dia útil. Ou seja, agora a concessionária tem interesse no Lote 29 da Linha 2. Aproveitando a Carioca e Praça XV, é importante colocar Catumbi e Cruz Vermelha, principalmente Cruz Vermelha. Pela proximidade que seria a Cruz Vermelha da Catumbi e da Catumbi a Estácio, descartou-se a Catumbi do projeto original. Até porque a conclusão do Lote 29 da Linha 2 é fundamental para a posterior expansão da Pavuna até os confins da Baixada.

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    1. Não sei onde ela poderia ser mas parece que Catumbi não seria viavel pela proximidade com estações das 2 linhas mas não sei qual seria a demanda e tals...posso tá falando besteira tbm.

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    2. Silvio, a Estação Catumbi foi descartada por diversos motivos. Um deles foi que não existia o Sambódromo. Ou seja, não haviam grandes eventos ali. O bairro tampouco tinha uma grande população residencial, pois ali havia o presídio. Por fim, decidiram substituir a Estação Catumbi pela Estação Praça XV. Ainda acho que o ideal seria construir ambas.

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    3. Entre o Catumbi e a Praça Cruz Vermelha há um morro. Trata-se de uma difícil caminhada. Forçará esta população a pegar primeiro um ônibus para depois o metrô. Caminhar 500 ou 600 metros para um jovem é fácil. Para um idoso é complicado.

      Quero lembrar que três obras importantes na cidade modificaram o mapa neste entorno: 1) a construção do Sambódromo; 2) a demolição do presídio no Catumbi; 3) a construção do prédio da Petrobrás no terreno de onde ficaria a Estação Praça da Cruz Vermelha. Ou seja, tanto os estudos demográficos e de demanda, como os estudos de traçado da linha precisam ser reestudados e adaptados se necessário.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Miguel com a expansao da linha 2 até a praça XV o que aconteceria com a linha 1A e a estação cidade nova ?? Ela seriam descartadas ?

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    1. Gabriel, tudo são hipóteses. Uma estação dentro do Centro de Manutenção jamais deveria ter sido construída. O mais certo seria concluir a Linha 2 e acabar com a Linha 1A e a Estação Cidade Nova.

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    2. isto é, jogaram dinheiro nosso no lixo só para fazer obra de campanha. Além do mais atrasa a vida dos usuários com menos vagões e menos velocidade nas viagens. Como uma coisa tãoa absurda como a linha 1A foi aprovada?

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    3. Basta vc ter um Governo que atenda a concessionária e uma concessionária que atenda os interesses dos candidatos.

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    4. Daqui a pouco vão atender a vontade dela de ir pro Meier e Madureira e aí que vai ficar "bom" mesmo.

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    5. Pois é. É preciso fazer linhas diferentes.

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    6. Acho que a passarela poderia ser esticada mais uns 30 metros e ali ter uma estação da Supervia. Equipamentos como escadas rolantes, elevadores e catracas poderiam ser aproveitados em outras estações.
      Tem gente que fala "ah, isso é jogar meu dinheiro fora!". De fato, mas construir 2 estações com 2 andares subterrâneos e não usá-los também. ;)

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    7. Flávio não pode ter uma estação de trem, metrô ou ônibus dentro do Centro de Manutenção do Metrô. Isso foi um erro grave.

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    8. Não estou dizendo que a estação de trem ficaria dentro do CM. Passa a Supervia ao lado, e seria possível afastar os trilhos, construir uma plataforma e ter uma estação da Supervia, com a passarela de acesso passando por cima do CM.

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    9. Não estou dizendo que a estação de trem ficaria dentro do CM. Passa a Supervia ao lado, e seria possível afastar os trilhos, construir uma plataforma e ter uma estação da Supervia, com a passarela de acesso passando por cima do CM.

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    10. Se garantir a segurança dos metroviários não vejo problema.

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  11. verdade Miguel. E o Ministério público tentou algo no inicio, mas tb nao deu em nada. Alguém sabe se tem algum processo rolandos obre isso? Se esta atrocidade nao for desfeita o metro nunca atenderá a demanda atual e muito menos nos proximos anos com o aumento de estações e passageiros.

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    1. Até onde eu sei o MPRJ declarou em documento que o melhor traçado para a Linha 4 era o licitado nos anos 90 e não este. Sobre a Linha 1A e a Linha 2 não sei de nenhuma intervenção do MPRJ, até porque o dinheiro não saiu do estado diretamente e sim da concessionária.

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    2. A ação do MPRJ foi para interromperem o serviço e garantir a segurança e melhoria do novo traçado da linha 2. Foi apenas uma liminar na verdade:
      http://oglobo.globo.com/rio/mp-pede-que-justica-suspenda-operacao-da-linha-1a-do-metro-do-rio-3051018

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    3. Foi emitido outro documento no final do ano passado: http://metrodorio.blogspot.com.br/2014/11/estudo-para-o-mprj-sugere-obras-nas.html

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    4. Até onde eu sei o MPRJ conseguiu que a Gávea fosse construída como estação de transferência ente as linhas 1 e 4.

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    5. As estações de transferência serão determinadas pela concessionária e não pelo MPRJ.

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    6. Eu quero dizer qt a construção da Gávea com 2 estações, eu poderia jurar que li uma notícia assim na época agora operação com certeza é de escolha da concessionária.

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    7. O Movimento Metrô que o Rio Precisa conseguiu que a Estação Gávea saísse do papel com duas plataformas. Foi uma grande pressão da sociedade sobre o Governo do Estado.

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  12. Ah e parece que existem novos vagões comprados que não estão sendo usados. Afinal, não tem como colocar toda a frota em operação, visto que só estão sendo usados 6 por viagem. =/

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    1. Leonardo, todos os vagões estão em operação, com exceção dos novos trens da Linha 4.

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    2. Por enquanto são 3 que chegaram ne?

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    3. Por enquanto são 3 que chegaram ne?

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    4. Eu soube de dois. Mas é possível terem chegado três.

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    5. Até o final do ano terão chegado os 15.

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