terça-feira, 6 de outubro de 2015

Estação Morro de São João Fora dos Planos do Atual Governo

Em conversa rápida com o Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Osório, ele admitiu que o "por enquanto a finalização da Estação Morro de Sâo João não faz parte dos planos do Governo".

Com fluxo anual de 22 milhões de pessoas, o Shopping Rio Sul tem sete andares e 400 lojas. A Torre do Rio Sul tem outras 299 salas, onde as mais diversas empresas, organizações e Consulados operam, além de uma cobertura.

As vagas de estacionamento disponíveis são poucas em relação ao grande número de pessoas que freqüentam o centro comercial e a torre.

O projeto original do metrô previa duas estações da Linha 1 em Botafogo. A Estação Botafogo ficaria na Rua Marquês de Abrantes e a Estação Mourisco no fim da Praia de Botafogo.

Com a construção da Linha 1, os engenheiros dispensaram a estação na Rua Marquês de Abranches por considerá-la muito próxima da Estação Flamengo. A Estação Botafogo foi construída no local da antiga quadra da Escola de Samba São Clemente, onde deveria ficar a Estação Mourisco.

Nos anos 90, quando finalmente decidiram expandir a Linha 1 da Estação Botafogo para a Estação Cardeal Arco-Verde, construiu-se a estrutura da Estação Morro de São João, que deveria fazer a ligação com o centro comercial Rio Sul. Na época, o estado queria que a Brascan, dona do Rio Sul, custeasse a obra, mas não houve acordo, apesar do interesse do shopping na obra.

O estado levou o metrô a Copacabana. A Estação Morro de São João ficou apenas com sua estrutura ainda em rocha, faltando o acabamento e seus acessos, além das bilheterias. Também falta construir a plataforma do andar inferior - como já explicado neste blog, o trem de Botafogo passa por baixo do trem vindo de Copacabana.

Em 2015, o estado do Rio de Janeiro perdeu muito de suas receitas. Os projetos do Governador Pezão de construir a Linha 3, a Linha 4 original, a Linha 4 até o Recreio e a Linha 1 até Madureira foram todos postergados e hoje o Governo luta arduamente para construir os cerca de 3,5 km da Linha 2 no Centro. É a obra mais barata, simples e importante que se pode fazer pelo metrô fluminense. A Estação Morro de São João vai aguardar uma oportunidade num futuro governo.

Acima colocamos uma foto do centro comercial Rio Sul e uma foto das obras no terreno da Estação Morro de Sâo João dos anos 90. Abaixo, um video mostrando a estrutura da estação, que todos podem ver pela janela do metrô.

14 comentários:

  1. Total descaso e desrespeito com o trabalhador e a população do rio (queria desde já parabeniza o senhor marcos pelo excelente blog tenho apenas 17 anos sou louco pelo metro meu sonho e ser condutor mais dps que fiquei sabendo dessa coisa fiquei meio assim mais eu fui realmente tira as prova fui até a estação do Estácio final de semana converteu com vários condutores e realmente a empresa metro rio tem uma política de proibir os funcionário de fala coisas relaciodas a eles ou ao sistemas muito triste o que seria um sistema bom caindo aos pedaços assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem é Marcos. Como eu digo, há muita coisa que o MPRJ deveria investigar sobre o mau uso do dinheiro público.

      Excluir
    2. Opa desculpa amigo Miguel confundir seu nome mil perdaoes acompanhou seu blog sempre desculpa o erro rs

      Excluir
  2. Miguel, tudo que foi dito acima serve para comprovar mais uma vez o "equívoco" que é essa Linha 4 do Cabral / Pezao, agora bastante comemorada pelo Deputado Osório. Se a Linha 4 original tivesse sido construída a estação Morro de São João atenderia àquela super demanda de passageiros, além de não criar os problemas que a Linha 4 genérica certamente vai provocar pois ela é nada mais nada menos que uma "esticada" da atual Linha 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Só vão resolver este problema com a expansão de outras linhas do metrô no futuro.

      Excluir
  3. Loucura estender a linha 1 ate Madureira e linha 4 ate o Recreio. Cade as linhas independentes?

    ResponderExcluir
  4. Pior é isso, temos que comemorar a falta de dinheiro pra eles não fazerem besteira.

    ResponderExcluir
  5. Apenas uma observação, o nome correto da rua citada é Rua Marquês de Abrantes.

    No mais, lamentável que aquela estação não seja concluída. Botafogo certamente precisava de outra estação do metrô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, corrigi o nome da rua. Obrigado.

      Eu acho que Botafogo precisava de pelo menos outras quatro estações de metrô: Morro de São João, Dona Marta, Real Grandeza e Cobal.

      Excluir
  6. Miguel,

    Estou adorando seu blog. De extrema importância para os cariocas e para os interessados no metrô.

    Sinto apenas falta de uma coisinha: link para os artigos antigos do blog.
    Me refiro a este trechinho aqui:

    "Também falta construir a plataforma do andar inferior - como já explicado neste blog, o trem de Botafogo passa por baixo do trem vindo de Copacabana."

    O link para este artigo facilitaria imensamente a continuidade da leitura e o aprofundamento do tema para aqueles que "chegaram agora" ao seu blog, como eu...

    Fora isso, seu trabalho é excepcional! Deveria ser declarado como utilidade pública!

    Abraços,
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro! Clica em "Linha 1" e há diversos posts sobre a Estação Morro de São João.

      Excluir