sábado, 24 de julho de 2010

Bairros São contra Expansão da Linha 1

A expansão da Linha 1 do metrô, apelidado de "Linhão" pelos críticos do Governador Sérgio Cabral pode custar sua reeleição. Os moradores de Ipanema, Leblon e Gávea são contrários às novas estações de metrô planejadas pelo governo.


Origem da Linha 4

A Linha 4 foi planejada para ir da Estação Carioca à Estação Alvorada. Um trecho desta linha foi licitado em 1998 e incluiria as seguintes paradas: Estação Botafogo (que precisa ser expandida), Estação Largo dos Leões, Estação Humaitá, Estação Jardim Botânico, Estação Praça Santos Dumont, Estação Rocinha, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico. Ficaram de fora da licitação a Estação Alvorada, a Estação Barra Shopping, a Estação Downtown, a Estação Laranjeiras e a Estação Carioca.


Sérgio Cabral Transforma Linha 1 em Linhão

Em 2009, Sérgio Cabral decidiu tirar do papel sua promessa de campanha e construir a linha licitada. Só que, em vez de seguir o projeto original, ele resolveu fazer o seu "linhão". O consórcio vencedor da licitação de 1998 aceitou fazer a Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Leblon, Estação Gávea, Estação São Conrado e Estação Jardim Oceânico. Apesar de ser a extensão da Linha 1, o governante decidiu chamá-la de Linha 4.

O projeto de Sérgio Cabral, que começou a destruir o nosso metrô com a construção da Linha 1A, em vez de completar a Linha 2, promete sepultar de vez o projeto da Linha 1 Circular e de uma linha alternativa para o Centro (o projeto original da Linha 4). O Ministério Público avalia se a substituição do projeto licitado é válido.


Todos Contra o Projeto de Sérgio Cabral

Além de engenheiros e especialistas em transporte urbano serem contra os desejos de Cabral, os moradores de Ipanema, Leblon e Gávea também o são e por essa, o governador não esperava. Segundo matéria publicada no Caderno Zona Sul do O Globo (de 01 de julho de 2010), há vários motivos para os bairros não ganharem metrô (muitos deles inválidos): "já há muita gente no bairro"; "o metrô vai chegar de São Conrado superlotado", "é desnecessário", "as distâncias são curtas até a estação", "o bairro tem que ser residencial", "vai atrapalhar o comércio", etc.


Botafogo e Humaitá Querem Metrô

Enquanto isso, Botafogo e Humaitá (foto) preparam abaixo-assinados para entregar ao governador. A Associação de Amigos de Botafogo (AMAB) já entregou uma com 20 mil pedindo a Estação Morro de São João. O Humaitá vai organizar um próprio pedindo a Estação Humaitá e a Estação Largo dos Leões.

Parece que a decisão inconsequente do governador pode custar caro - quem sabe até as eleições. Ele conseguiu irritar moradores de grande parte da Zona Sul, sem contar o Sindicato dos Metroviários do Rio de Janeiro, também a favor da Linha 4 original.

6 comentários:

  1. Segue trecho do programa de governo do candidato Fernando Gabeira ao governo do estado do Rio. Será que podemos ter alguma esperança?
    "O governo estadual vai expandir a malha metroviária segundo o projeto original do nosso Metro, terminando a Linha 1, construindo a Linha 4 entre a Barra e a Zona Sul e a Linha 3 entre Niterói e Itaboraí" disponivel em http://www.gabeira43.com.br/?page_id=28

    ResponderExcluir
  2. A questão é que o atual governador Sergio Cabral é o grande favorito para vencer o próximo pleito. Caso o candidato Fernando Gabeira se comprometa a respeitar o traçado original da expansão da linha 1 do metro, certamente obterá o voto de milhares de cariocas que se sentem lesados com o esdrúxulo projeto proposto pelo Sergio Cabral cujo grande defensor é apenas ele próprio.

    ResponderExcluir
  3. Rafael, Eu acho que essa Linha 1 que ele menciona é na verdade a Linha 2. O que é ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafael, meu voto será do Gabeira. O Cabral destruiu o nosso metrô, além de prometer milhares de estações que não foram feitas.

    ResponderExcluir
  5. Gente, isso é inadmissível, será que ele, Cabral, é a única pessoa que não percebe o já saturamento da Linha 1 e, de que a extensão da mesma causará o caos? Até um babuíno veria que a solução mais viável seria a implementação do traçado original, até mesmo para que a malha metroviária atinja bairros tão densamente povoados como Humaitá e Laranjeiras...

    A Linha 2 não foi concluída, a Linha 1 acabará explodindo de tanta gente e, a Linha 4 não será construída como deveria para favorecer e beneficiar a cidade, ou seja, mais dinheiro público jogado no lixo em obras superfaturadas que não soulucionarão nem um terço dos problemas que o traçado original solucionaria...

    Aff! E ainda é cara de pau por tentar se reeleger, pior é se ele conseguir, graças as UPP's, que foi a única coisa certa que ele conseguiu fazer...

    ResponderExcluir
  6. Wallace, já ouvi falar que o "Linhão" é muito mais caro do que fazer o trajeto correto, por isso há interesses das empreiteiras de fazer a obra mais cara, independente de que seja a melhor.

    ResponderExcluir