sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

VLTs Intermunicipais: Só no Estado do Rio

O que é VLT? VLT é um bonde moderno, normalmente elétrico, de baixa velocidade e capacidade de transporte. É utilizado em grandes cidades onde há dificuldades geográficas de se construir o metrô subterrâneo (por exemplo, Amsterdã ou São Francisco) ou em médias e pequenas cidades (por exemplo, Macaé) que querem evitar ônibus e o metrô ficaria acima do orçamento. Macaé acertou ao implantar o seu VLT dentro do município. Este VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) vai funcionar como se fosse um metrô.


Municípios Estudam Bondes Intermunicipais

Mas agora, o Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro e os prefeitos de quatro municípios do Norte-Fluminense querem construir VLTs intermunicipais. Os municípios que estudam esta possibilidade são: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Macaé e Rio das Ostras.

Ora, já que é para transportar grande quantidade de pessoas, em grande velocidade, em distância maiores, entre os municípios, que se faça linhas de trem e não de VLTs! Aliás, o suposto projeto do VLT recuperaria antigas linhas férreas desativadas...

A foto é do trem que liga Cannes a Nice, no sul da França. Quero deixar bem claro que é trem e não VLT. O trajeto de 30km é feito em 30 minutos, pois o trem para em algumas estações entre as duas cidades.

6 comentários:

  1. Miguel, vc que sabe tudo de trilhos, haveria a viabilidade técnica para um trem para a região serrana do Rio (Petrópolis, Teresópolis etc.)? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico Eryck, e é óbvio que isso deveria já estar implantado há séculos, veja o exemplo da Suíça, lá o trem sobe montanhas bem mais altas e relevos bem mais acidentados que no Rio.

      Excluir
    2. Hahaha, não sei muito sobre trilhos não. Mas um trem Rio - Petrópolis já existiu na época do império e foi descontinuado porque nossos governantes são uma piada. Mas sim, é possível e deveria haver centenas de linhas de trem ligando a capital ao interior e também entre cidades do interior.

      Excluir
  2. Eryck, não sou engenheiro de transportes não. Mas durante muitos anos o Rio de Janeiro teve trem de passageiros para a região serrano. Se há 50 anos conseguíamos, hoje não há motivo para não termos.

    ResponderExcluir
  3. O Governo Federal já se comprometeu em muitas obras e inclusive nos transportes com o Rio devido as Olimpíadas, na minha humilde opnião, o prefeito e governador tão querendo além disso, querem se aproveitar e achar que vão fazer obras num total de valor bilionário com aval do governo federal e ficam apresentando diversos projetos novos na mídia,

    o governo federal não tem dinheiro para isso tudo, até porque ele tem que fazer obras em outros estados também, o Rio não é o único estado da federação, muitas dessas obras não vão sair do papel pois o governo federal não vai dar muito mais dinheiro além do que foi combinado com os jogos,

    fico triste como chegou ao Governo do Rio e a prefeitura, duas pessoas que acham que no Brasil só existe o Rio,

    sou carioca e não votei no PT e nem no PSDB também.

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao Metrô para as Olimpíadas, há prevsta somente a Linha 4, do jeito que o governador planejou. As outras obras do metrô (Linha 3, Uruguai, etc) não fazem parte da Olimpíada.

    ResponderExcluir