
Do Brasil, falamos de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
Nas Américas, falamos de Buenos Aires (Argentina), Chicago (Estados Unidos), Cidade do México (México) e Vancouver (Canadá).
Da Europa, falamos do de Copenhague (Dinamarca), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Moscou (Rússia), Paris (França) e Sochi (Rússia).
Da Ásia, falamos de Doha (Qatar), Dubai (Emirados Árabes), Nova Déli (Índia), Pyongyang (Coréia do Norte), Tashkent (Uzbequistão) e Tóquio (Japão).
Como a Rússia ganhou o direito de sediar a Copa de 2018, nada mais justo do que falarmos dela. Como já publicamos algo sobre do de Moscou, vamos falar do de São Petersburgo.

Os planos de sua expansão são ambiciosos. De acordo com o site oficial do Metrô de São Petersburgo, até 2020 outras 41 estações, 5 depósitos e 71 quilômetros serão inaugurados. Tal projeto já estão em andamento. Há outras especulações como finalmente fazer uma linha circular, entre outras.
Pelo que parece, dos chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), apenas o Brasil não consegue desenvolver suas redes metroviária e ferroviária. Não apneas não conseguimos crescer, como já temos os piores meios de transporte do mundo!

Cara, isso é muito triste... Nem Copa e Olimpíadas juntas (o que é uma coisa extremamente rara, que não acontecerá denovo em uns 300 anos) pra duplicarmos nosso metrô.
ResponderExcluirO Governo Federal quer gastar um dinheiro absurdo com um TAV, quando poderia construir umas 6linhas de metrô (3aqui e 3 em SP).
O Governo Estadual destrói a malha atual, pisa em cima dos projetos, e finge que tá fazendo quando quem tá fazendo é o MetrôRio.
E a Prefeitura tá fazendo o que ela pode.. que são os BRTs (não dá nem pra culpar..)
Triste...
Perdemos o Pan também....Jogos Mundiais Militares, Copa América....o Rio ficou para trás!
ResponderExcluirFoi como eu disse em tópicos anteriores: deixemos o "supérfluo" (agora) para depois e façamos o necessário. Com o montante do TAV dava para construir metrô em várias capitais não apenas com dinheiro público mas também através de consórcios bem planejados e respeitados (ouviu MetroRio?!) como o partido de oposição alardeava no horário eleitoral (400 KM's de metrô, lembram?).
ResponderExcluirNão esqueço que lá pelos idos de 2003/2004 o então secretário estadual de transportes (o qual me fugiu o nome) declarou que não construiria a linha 4 (trecho Botafogo-Jardim Oceânico) pois o mesmo "ligaria o nada a lugar nenhum". É mais por causa de mentalidades desse naipe que ficamos atrasados, não por falta de verba...
Pois eh...tínhamos que ter um governador que construísse um metrô para todos os lugares...não entendo ainda porque não terminam a Linha 2.
ResponderExcluirMiguel, dê uma olhada no meu blog onde eu fiz varias suposições para um metrô completo, com muitos detalhes.
ResponderExcluirhttp://querometro.wordpress.com/
Abre e vai nas seções Linhas e Ideia Geral, pra ter uma ideia legal sobre tudo
Ah, e comentando o seu post.
ResponderExcluirSempre achei os metrôs soviéticos os mais luxuosos e bonitos. Adorei o seu post sobre Tashkent - Uzbequistão!
Talvez nunca iria pesquisar sobre esse metrô.
Vou sim!
ResponderExcluirObrigado!
ResponderExcluirRealidade dos metros nos Brics:
ResponderExcluirChina: melhorando espetacularmente o sistema de metrô, e criando novos.
Russia: tradição metroviária enraizada, e os sistemas em constante crescimento.
Índia: por mais que tenha precariedade nos transportes, está resolvendo isso gradativamente.
Brasil: estacionou em um nível lamentável de malha metroviária, com poucas obras significativas. Sem chance de sair de seu patamar.
A população precisa se mexer, criar seus movimentos e votar certo.
Excluir