domingo, 27 de março de 2011

Estado Vai Debater Expansão com Cariocas

clube de engenharia metrô rioAs associações de moradores de Alto Gávea, Barra da Tijuca, Bairro Peixoto, Botafogo, Copacabana, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim Oceânico, Leblon e Urca, além de outros sub-bairros e a Vereadora Andréa Gouvea Vieira se reuniram no último dia 21 de março na Barra da Tijuca. A pauta foi a expansão do Metrô em direção à Zona Oeste. As associações de bairro, defendem uma Linha 1 circular e uma Linha 4 independente da Linha 1.


Linha 4: Estação Carioca - Estação Alvorada

A Linha 4 proposta é quase idêntica à proposta pelo estado nos anos 1990. O metrô sairia da Estação Carioca em diretação à Estação Alvorada. Ele passaria por Laranjeiras, Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, São Conrado e Barra da Tijuca. Entre as novidades apresentadas está uma estação na Lapa. A outra novidade é que seriam três estações na Barra entre Jardim Oceânico e Alvorada, e não duas (vejam o mapa abaixo).


Expansão da Linha 1  

mapa metro linha 1 e linha 4Já a Linha 1 ganharia as estações de Ipanema e Leblon que o governo quer construir, além da Estação Morro de São João, em Botafogo. No futuro, a Linha 1 seria circular com a conexão entre a Estação Gávea e a Estação Uruguai.

O interesse público dos cariocas exige a Estação Gávea em dois níveis (para receber trens das Linhas 1 e 4) e o ponto final da Linha 4 na Estação Alvorada, e não na Estação Jardim Oceânico).

Além da Vereadora presente à reunião, outros se manifestaram a favor dos cariocas, como Carlo Caiado.

A pressão sobre o estado provocou um encontro que será realizado esta semana entre o Secretário de Transportes, um diretor da Rio Trilos, as Associações de Moradores e quem mais quiser participar.


Evento no Clube de Engenharia

Na próxima terça-feira, 29 de março de 2011, o Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, e o diretor de engenharia da Rio Trilos, Bento Lima, darão uma palestra intitulada "Metrô na Barra da Tijuca". O evento será no Clube de Engenharia às 18:00. O Clube de Engenharia fica na Av. Rio Branco, 124 (Estação Carioca).

14 comentários:

  1. "A pressão sobre o estado provocou um encontro que será realizado esta semana entre o Secretário de Transportes, um diretor da Rio Trilos, as Associações de Moradores e quem mais quiser participar."

    Esse encontro é que vai ser no Clube da Engenharia? Ou vai ter outro? Se tiver outro, informe a data e local que tenho interesse, por favor.

    Obrigado
    Antonio Oswaldo Cruz

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  2. Esses traçados são exatamente como eu sempre imaginei o metrô do Rio! E a Estação da Gávea teria que obviamente ser uma estação bem grande, para comportar os trens da linha 1 e da linha 4. Em qualquer metrô de cidades e países desenvolvidos, existem várias estações que recebem trens de duas ou até mais linhas...eu não sei porquê o metrô carioca demora tanto a receber novas estações e recursos...em São Paulo será inaugurado hoje ou amanhã a nova Estação Butantã, com trens novos, estação novinha em folha...e o Rio nessa lentidão. Eu apoio esse projeto das linhas 1 e 4. Eu não sei quem administra esse site, mas podia fazer uma conta no Facebook, hein? Transporte público é importante sim, não é "futilidade", como muitos dizem. Nos dê notícias dos resultados dessa reunião, por favor! E vamos apressar os governantes do Rio para construir essas estações! Só uma ressalva: Acho que a Estação em Botafogo poderia ganhar uma ampliação, tornando-se, assim como a Estação Gávea, uma estação que recebe trens da linha 1 e 4. Seriam as estações mais "importantes" na zona sul.

    Adoro esse blog! Parabéns pela excelente cobertura sobre esse assunto que é de importância em qualquer cidade que quer ser "desenvolvida"!

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  3. Antônio, é este encontro no Clube de Engenharia, amanhã.

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  4. Obrigado, Matheus. Espero que os projetos dos verdadeiros cariocas convençam os governantes que nunca andaram de metrô.

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  5. Gostei do traçado. De fato beeem melhor que o descabimento que o governo quer fazer.
    E é bom lembrarmos a eles a conclusão da linha 2, indo até o Santos Dumont.

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  6. Oi Carlos, na verdade, a Linha 2 iria até a Praça XV se encontrar com a Linha 3; e a Linha 5 ligaria Ilha do Governador, Aeroportos e Carioca. Era o Projeto do Pan 2007.

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  7. E porque o Projeto do Pan foi jogado no lixo?

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  8. Oi Miguel. Postei um comentário longuíssimo e perdi ¬¬ Mas vou postar de novo!

    Sinceramente acho essa terminação no Centro falha por 2 motivos simples:

    1. Ou mata o lote 29, ou supersatura a estação Carioca. Prefiro que essa região não fique entalada, já basta a Central.

    2. O motivo mais importante, não resolver o problema mais crítico do metrô carioca atualmente: escoar os usuários da Supervia para a Zona Sul.
    O meu sistema só faz isso com a linha 9, mas estudo também fazer com a linha 4:
    Fátima - Apoteose - Pça 11 - nova estação na altura do viaduto da Marquês de Sapucaí - Gamboa

    Só necessito do famoso estudo de terreno da FGV, aí poderei confirmar oficialmente.

    Mas defendo o metrô subterrâneo até Alvorada, com até 4 estações intermediárias, como no mapa (acho que você contou errado 3 estações):
    Jardim Oceânico - Bosque Marapendi/Città - Lagoa Mar - Parque das Rosas - Barra Shopping - Alvorada

    Infelizmente não posso ir nessa reunião, porque quinta de noite é justo o horário de uma aula bem delicada na faculdade.

    Ah, e gostaria de ter uma parceria contigo! Mande um email para querometro@gmail.com e poderíamos dialogar. Quero tirar fotos das obras da estação Uruguai (José Higino de facto) e te mandar. Daria um belo post.

    Um abraço, Pedro
    Quero Metrô!

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  9. Pedro, vou te mandar um email. A reunião é hoje, 3a Feira. Nove linhas na cidade ainda é um sonho. Não conseguimos nem concluir as 2 primeiras linhas. Mas eu penso como você. A Linha 2 deveria chegar até a Praça XV.

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  10. Sim Miguel. Por 9 linhas serem um sonho, estou ajustando a linha 4 para ter esse papel escoador que a minha linha 9 teria sozinha.

    O problema é que se a linha passar pela Central, há muitos prédios antigos, então as estações cut-and-cover seriam problemas. Além de eu não gostar da centralização do sistema.

    Se a linha passar pela Praça 11 e uma nova estação Supervia-Metrô, o problema poderia ser o terreno. Dizem que essa região (talvez o Saco dos Alferes) era turfa e foi aterrada.

    A reunião foi hoje? Mesmo assim, terça é igual a quinta na minha agenda. =\

    Um abraço, Pedro

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  11. Ah, e desculpe por postar com nomes diferentes.
    Eu não estava conseguindo da outra vez em nome do Quero Metrô

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  12. A reunião foi ontem. Estou aguardando os detalhes para divulgar. Não pude comparecer.

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