terça-feira, 12 de março de 2013

Observando os Túneis do Metrô


1a Observação: Entre a Estação Glória e a Estação Catete, dá para ver algumas luzes no subsolo do túnel olhando pelo lado esquerdo de quem está indo para a Zona Sul. O que seria isso? É uma área técnica para uso de manutenção. Quando a Estação Glória era a estação final da linha 1 no sentido sul, 1979-1980, antes da extensão até a Estação Botafogo, os trens manobravam nesses AMVs (Aparelho de Mudança de Via, o popular "desvio"), e na linha de manobra, existe esse corredor que dá acesso por baixo dos trens para uso de mecânicos e técnicos da manutenção. Ou seja, estas luzes são de uma passagem utilizada apenas por técnicos do metrô e sua entrada é pela Estação Glória.

2a Observação: Entre a Estação Cardeal Arco Verde e a Estação Botafogo é possível ver um círculo, que lembra uma praça. O que seria isso? É a chamada cava da Estação Morro de São João. No futuro, se decidirem por construir a estação, o tráfego entre a Estação Cardeal Arco Verde e a Estação Botafogo não precisará ser interrompido por causa desta cava.

10 comentários:

  1. Talvez tenha que parar um ou dois dias para reprogramar o piloto automático, mas possivelmente pode-se fazer de madrugada. Eu duvido, pois o metrô de São Paulo teve recentemente que fechar trechos em alguns domingos para modernização de linha. Se bem que até o dia em que fizerem isso no metrô do Rio, já deverá ser possível programar o piloto automático remotamente. Nesse dia, São Paulo já terá todas as linhas sem condutor, intervalos de 75 segundos e outras coisas que não sonhamos ver tão cedo por aqui...

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  2. Ah São Paulo ta investindo nisso mesmo , eu pelo menos acho estranho um metrô sem condutor , pra mim pelo menos não da segurança , uma coisa tbm que me chamou atenção nos projetos do metrô de São Paulo foi o Monotrilho , no começo eu achava que ele era ruim e tals até ler uma reportagem que dizia que o Monotrilho de SP terá a mesma capacidade do metrô convencional será o primeiro no mundo , mais essa linha de monotrilho de Sp no caso a linha 15 do metrô terá um papel de desafogar a linha 3 vermelha que é a mais lotada do mundo e sem contar o "metrôanel" que achei bem interessante a proposta uma linha que conecta todas as linhas de trem e metro em volta da cidade , a linha 6 do metrô de SP saíra mais barata que o previsto pois o governo só vai pagar os dias que a linha estiver em obras ... qual a próxima linha a ser construída no rio ? poderiamos baratear a linha só pagando o dia que ela estiver em obras seria uma boa ?

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    1. A questão de monotrilho ou metrô de superfície é que o público fica esposto a sol, chuva e vento. Prefiro tudo por baixo de terra.

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  3. Off topic: hoje de manhã ouve mais um suicídio dentro do metrô, na Tijuca. :-/

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    1. Eu queria escrever sobre o mito dos suicidios no metrô mas nunca achei nada sobre isso no Rio. Nenhuma informação oficial.

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  4. Prezados, existe uma lei federal que proíbe que suícidios sejam noticiados pela imprensa. Isso é para evitar que outras pessoas que estejam pensando em tal ideia sejam “encorajadas” a fazer o mesmo. Reparem que raramente um caso de suícidio é relatado na mídia. Mesmo sem estatísticas oficiais estes casos são um tanto frequentes no nosso metrô.

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    1. George, desconhecia esta lei. Mas fazer uma matéria para o blog sem dados seria muito difícil.

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  5. Em Paris há alguns anos começaram a ocorrer "suicídios acompanhados". Suicidas no metrô se jogavam na frente das composições e levavam junto que estivesse perto.
    Por isso em algumas estações do metrô parisiense foram instalados, separando a plataforma dos trens, vidros com portas que coincidem com as dos vagões, abrindo sincronizadamente.

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    1. Estes vidros são caros. Ainda bem que são poucos assassinos na sociedade.

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