segunda-feira, 5 de março de 1979

A Inauguração do Metrô do Rio de Janeiro

inauguraçao metro rioEm 05 de Março de 1979, o metrô do Rio de Janeiro foi inaugurado após 9 anos de obras. O metrô era gratuito, tinha 5,1km de extensão e tinha apenas cinco estações: Estação Praça XI, Estação Central, Estação Presidente Vargas, Estação Cinelândia e Estação Glória.


Assim noticiou o Jornal do Brasil do dia seguinte à inauguração

"O primeiro trecho do metrô, com 5,1 quilômetros de extensão, ligando a Glória à Praça 11, foi entregue à população, que a usou gratuitamente até meados de março. O metrô iniciou suas operações com cinco estações – Estação Praça XI, Estação Central, Estação Presidente Vargas, Estação Cinelândia e Estação Glória. Quatro trens de quatro vagões cada um circulavam das 9h as 15h, em intervalos de 8 minutos.


Muito Alegria por Parte dos Passageiros

As pessoas receberam aos gritos de contentamento a chegada do primeiro trem à plataforma. Cinco minutos depois, as composições estavam superlotadas e o trem partiu sob grande euforia dos passageiros. No fim da linha, quando todos eram obrigados a saltar, a maioria se dirigia para o lado oposto da plataforma para fazer a viagem de volta.

Estima-se que 10 mil pessoas viajaram de graça no primeiro dia de funcionamento do sistema metroviário. Ao todo foram 16 viagens, nos dois sentidos. O horário de maior movimento foi das 13h às 14h30. O embarque foi tumultuado na Estação Cinelândia onde centenas de pessoas se aglomeravam na estação.


Nova Visita do Presidente Geisel

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente Geisel também sobrevoou as obras da rede provisória básica, da Pavuna ao Estácio, com 37 quilômetros, e conheceu o protótipo do trem do metrô de superfície.


Rede foi construída em 9 anos

A partir do dia 15 de março, o metrô passaria a cobrar Cr$ 4 pelo bilhete unitário. Com a proximidade das festas de fim de ano, em dezembro, o horário de funcionamento foi ampliado para às 23 horas.

A construção da rede foi iniciada em 1970, na Praça Paris, no bairro da Glória. Um ano depois, as obras foram paralisadas por falta de recursos e retomadas somente em 1975. Nessa época, São Paulo (SP) já contava com a sua primeira linha em funcionamento.

Em 2009, o metrô do Rio é a segunda rede mais extensa do país, com 42 quilômetros distribuídos em duas linhas e 38 estações, menor apenas que o de São Paulo".


Observação

  • Esta matéria foi originalmente publicada em 04 de junho de 2009.

2 comentários:

  1. Atualmente (abril/2014) são 36 estações, e não 38 como foi equivocadamente informado acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, são 36 estações. O metrô fluminense foi ultrapassado pelo de Brasília e agora é o 3o maior do país.

      Excluir