sábado, 27 de novembro de 2010

TCU Condena Linha 3

Em 09 de novembro de 2010, o Tribunal de Contas da União recomendou que o Congresso Nacional não libere recursos para o projeto de implantação da Linha 3 do metrô, que ligaria São Gonçalo, na Região Metropolitana, ao Rio. A recomendação foi feita no último dia 9.


Deficiente e Desatualizado

Na avaliação do TCU, o “projeto básico da Linha 3 é deficiente e desatualizado”. Esta é a segunda vez que o Tribunal de Contas condena projeto, que está avaliado em mais de R$ 700 milhões.

A Secretaria estadual de Transportes afirmou, através de seu site que já fora, entregues as atualizações do projeto, assim como as estruturas de custos e detalhamento de preço.

"No intuito de atender integralmente às solicitações do Tribunal de Contas da União, no que diz respeito à paralisação das obras da Linha 3, a Secretaria Estadual de Transportes informa que se reuniu com a Secretaria Nacional de Mobilidade do Ministério das Cidades, na última quarta-feira, em Brasília, onde foram entregues as referidas atualizações do projeto, assim como as estruturas de custos e detalhamento de preço. Toda a documentação deverá ser encaminhada ao TCU pelo Governo Federal".


Linha 3 Dividida em Três partes

O projeto da Linha 3 foi dividido em três partes mas nenhuma delas saiu do papel. O primeiro trecho seria a ligação entre São Gonçalo e Niterói pela superfície, através de 14 estações. É este que custa R$ 700 milhões e que está embargado. A segunda parte do projeto é ligar Niterói à futura Estação Praça XV (futura ligação com a Linha 2) através de um túnel submarino. A última etapa seria ligar São Gonçalo à Itaboraí.

11 comentários:

  1. A linha mais fácil de sair, mais barata, com maior demanda, e que atenderia maior área e pessoas, o Governo caga e anda.
    A linha 4, que não tem projeto definido, não tem estações definidas, não tem numeros de passageiros definidos, e é ridiculamente pequena, já tem uns 5bilhões garantidos pelo GE.

    Que cousa!

    ResponderExcluir
  2. Já que o projeto de extensão original da linha 2 (Estácio-Largo da Carioca) foi descaracterizado, sou mais do que nunca a favor de que ao invés de a linha 3 terminar/iniciar na Praça XV ou Largo da Carioca, que ela fosse extendida até o Estácio e que antes de passar pela Praça XV/Estação das Barcas, ela passasse pelo Aeroporto Santos Dumont. Desta forma, seria retomado o projeto original da linha 2 (trecho Praça XV/Lgo. Carioca/Estácio) e uma parte essencial da linha 5 (Aeroporto/ Praça XV) que, provavelmente, não sairá mais do papel com o anúncio do VLT do Centro. O que acham?

    ResponderExcluir
  3. Felipe, viva a corrupção! Quem pode, pode!

    ResponderExcluir
  4. George, eu sou particularmente a favor do metrô em todos os lugares: aeroportos, Praça XV, Niterói e Praça Cruz Vermelha.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto isso ... a população residente em
    São Gonçalo e adjacências enfrenta engarrafamentos colossais e acumula durante a semana um dia de engarrafamento, um dia que poderia ser melhor investido com os próprios familiares, isto se não sofresse a inoperância política orquestrada em Brasília.

    ResponderExcluir
  7. Caro Marcelo: o transporte no Rio todo é um desastre! Veja só: não concluíram a Linha 1, não concluíram a Linha 2, a Linha 3 teve sua verba barrada no TCU por causa de irregularidades e a Linha 4 começou a ser feita mas apenas a metade dela está prometida até 2016.

    ResponderExcluir
  8. Em tempo: foi noticiado timidamente na edição de 05/01 do jornal O Globo (coluna de Ancelmo Góes) que o governador desistiu de fazer a linha 3 na forma de metrô e optou pelo monotrilho alegando ser mais barato e de rápida execução. Resta aguardar o próximo capítulo...

    ResponderExcluir
  9. Eu li George. O Governador está realmente empenhado em destruir o nosso metrô. Na infância ele deve ter prendido a mão na porta e isso o traumatizou.

    ResponderExcluir
  10. é uma pena...

    ah.. se o povo de São Gonçalo se mobilizasse inspirado nas mobilizações do Egito heim?

    ResponderExcluir