Todos sabem que a Prefeitura está desapropriando três mil imóveis na Zona Oeste para construir os tais corredores de ônibus, que serão paleativos e que em pouco tempo ficarão ultrapassados, precisando ser substituídos por metrô.O Governo do Estadual, não quis desalojar temporariamente 290 famílias de Ipanema. Os apartamentos ficam em três prédios no quarteirão por onde passaria o metrô entre a Estação General Osório e a Estação Praça Nossa Senhora da Paz.
Qual o impacto disso para a população?
Um custo extra de R$ 377 milhões, sem contar o fechamento por cerca de um ano da Estação Cantagalo e da Estação General Osório. Os ônibus do metrô voltarão à Estação Siqueira Campos durante a duplicação da Estação General Osório.Qual o impacto disso na rede metroviária?
A população terá que fazer uma baldeação para seguir na mesma direção. Isto deve ser inédito em todos os metrôs do mundo! O passageiro que chegar à Estação General Osório vindo da Estação Cantagalo terá que desembarcar, andar centenas de metros e pegar outro metrô na mesma General Osório para seguir em frente, em direção à Estação Praça Nossa Senhora da Paz. Quem vier na direção oposta, também terá que trocar de metrô.Briga pelo Traçado Original Continua
O vereador Carlo Caiado (DEM) encaminhou um estudo ao Ministério Público mostrando o absurdo que é esta obra. Ele também defende a manutenção do projeto original que previa a Linha 4 saindo de Botafogo e passando por Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado e Barra da Tijuca.Baldeações
Baldeação entre linhas de metrô existem em qualquer lugar do mundo. No entanto, o atual governo era radicalmente contra baldeações. Por isso, em vez de concluir a Linha 2, preferiu construir a Linha 1A, tumultuando de vez as Linhas 1 e 2. Curioso é que agora, este mesmo governo que era contra baldeações, decidiu criar um monstrengo em Ipanema: uma baldeação totalmente desnecessária!Fonte: O Dia.
ainda ha chances de ser construido o traçado original , ou simplesmente foi descartada a ideia pelo governo?
ResponderExcluirO governo descartou mas a briga está na justiça.
Excluirmas com o andamento das obras de ipanema sentido gavea nao vai impossibilitar o traçado original?
ExcluirMiguel, mas o que podemos nós, cidadãos, de fato, fazer para tentarmos mudar essa situação? Como podemos apoiar o vereador que ainda luta pelo traçado original?
ExcluirVitor, no futuro, as obras de Ipanema sentido Gávea poderão voltar a se chamar Linha 1 (circular), desde que concluam o trecho Gávea - Botafogo (Linha 4).
ExcluirGlauco, votarei no Prefeito Freixo que desafiou o Governador e a FGV que apóia este traçado maluco para o metrô do Rio.
ExcluirSeria possível a expansão da nova estação general Osório em direção ao humaitá ? E haveria a possibilidade de expansão da antiga estação general Osório para outra direção que não a barra (que será atendida pela nova estação) ? Se não for em nenhum dos casos, realmente é absurda a notícia.
ResponderExcluirÉ realmente absurdo, Bené. Gal Osório para Humaitá exigiria uma volta imensa. O mais lógico seria termos 2 túneis metroviários dos dois lados da Lagoa. A linha 1 ao sul, passando depois pela Gávea e cruzando o maciço da Tijuca, em direção à Uruguai, e outra passando pela Gávea e margeando a Lagoa ao norte, chegando à Botafogo e ao Centro. Mas não daria para encaixar como extensão das linhas atuais, seria necessária uma nova licitação, e isso não se faz com os patrocinadores das campanhas.
ExcluirAté a vitória sempre!
Bené, da Gal. Osório, o metrô deveria ir por Ipanema mesmo até a Gávea. A questão é que não desapropiaram o que deveriam ter desapropriado. O que deveria ser a Linha 1 circular será chamada de Linha 4.
ExcluirIsso mesmo, Flávio.
ResponderExcluirOk, entendi....
ResponderExcluirMas considerando que a besteira será realizada, quais seriam as alternativas para a baldeação na general Osório daqueles que vêem pela linha 1 ? A nova estação da general Osório poderia ser expandida para onde ? Pós olimpíadas, a fim de criar opção daquele que vem da linha 1 e possa optar na general Osório o caminho para a Barra ou outro lugar.....que lugar poderia ser ?
Bené, seriam dois túneis paralelos, muito próximos um do outro. Essa obra caminha para ser mais um desperdício no nosso metrô, a se somar com as escavações para completar a linha 2 em direção à Carioca e as plataformas para linha 2 nas estações Carioca e Estácio. Infelizmente não é o dinheiro deles que está sendo desperdiçado...
ExcluirHá traçados alternavos para a Linha 1 descritos no meu blog. Foram estudos feitos nos anos 80 e 90, que previam metrô no Leme, na Urca e em outros pontos de Botafogo. Cliquem em Linha 1B, 1C e 1D.
ExcluirVou tentar expor melhor a minha indagação, Miguel.
ResponderExcluirPrimeiramente, gostaria de considerar alguns fatos que considero consumados (por mais que eu proteste):
1) Com a construção da estação cidade nova, teremos um linhão Pavuna-General Osório.
2) Com a ampliação da General Osório, a baldeação Linha 4 e Linhão será inevitável.
3) Pelas premissas acima expostas, a linha 01 circular torna-se inviável tecnicamente, especialmente pela construção da general osório.
Em segundo lugar, devemos considerar que a Estação Estácio deve ser de algum modo aproveitada (em seus dois níveis). Bem como que a estação gávea deve ser construída em 2 níveis.
Diante de tudo exposto, pergunto se haveria viabilidade das seguintes ideias:
1ª) ligar a Gávea à estação Uruguai que teria o trecho normal até a estação praça onze. Na estação Praça Onze, ao invés do túnel já construído até a Central, desvia-se por um túnel a ser construído até a Estação Cruz Vermelha e depois Estação Estácio.
2ª) A nova Estação General Osório (que receberá trens vindos da barra) deve ser ampliada para alguma direção (dando-se oportunidade para o passageiro do linhão ter opção de baldeação para, ao menos, duas rotas. Esta estação poderia ser ampliada até a Estação Estácio (construindo-se várias estações no caminho: alguma estação perto da fonte da saudade, Humaitá, Cosme Velho, Catumbi, etc...até a Estação Estácio (que já tem duas plataformas).
3ª) Salvo engano, a proximidade entre a estação Estácio e a estação cidade nova é de, no máximo, 200 metros (até menos). Pode-se construir uma ligação subterrânea de pedestre entre ambas
Teríamos então:
linha 01: Pavuna - General Osório
linha 02: Gávea - Carioca
linha 03: Jardim Oceânico - Estácio
linha 04: São Gonçalo-Niterói (futuramente ligada à linha 02, por meio do suposto túnel subaquático)
Destaca-se, ainda, que o túnel que liga a estação são cristóvão-estácio ficaria fora de operação para transporte de passageiros, bem como o túnel entre a estação praça onze-central (mas ao menos não teríamos uma estação fechada).
Consequencias: 1ª) o passageiro da Barra poderá chegar ao Centro da cidade por meio de baldeação na Estação Gávea, Estácio ou por meio da Estação General Osório.
2º) o passageiro da Pavuna chegar na Barra por meio da baldeação na Estação General Osório ou Cidade Nova
3º) o passageiro da Tijuca terá ligação direta ao centro. Para a zona sul, terá duas opções (ou baldeação na gávea, ou baldeação na carioca.
O que vc acha ?
Os projetos dos anos 90 prevendo uma Linha 1 Circular, a Linha 2 entre Belford Roxo e Praça XV, a Linha 3 entre Itaboraí e Carioca; e a Linha 4 do Centro à Alvorada ainda são as melhores opções.
ExcluirBené, suas ideias são boas, e qualquer ideia complementa o debate e é bem vinda. O que o Miguel defende, e eu acho válido, é que umas 6 linhas foram estudadas, planejadas e desenhadas. Qualquer um de nós pode fazer um desenho de como seria um metrô. Mas nos anos 1960, o dr. em Engenharia de Transportes Fernando MacDowell e grande equipe (muitos do IME, como conta meu pai que também trabalhou lá), fizeram diversos estudos, de impacto urbano, ambiental, viabilidade de custo, etc, para chegar a esses desenhos. E infelizmente, os últimos 5 ou 6 governadores ignoraram tais estudos, baseados em puro interesse econômico e político, sem levar em conta o melhor para o povo Fluminense.
ExcluirAbraços.
Desculpe meu pragmatismo, mas considero uma batalha perdida !!!
ExcluirConcordo plenamente com vc e o Miguel ! É evidente que o projeto originário seria o ideal ! Mas já foi feita a linha 1A e a expansão para a Barra, no modelo da general osório, é uma realidade.
Entretanto, diante das alterações no projeto original (que provavelmente acorrerão, por maior que seja nosso protesto),deve-se pensar em alternativas para remediar o problema e aproveitar ao máximo as estações existentes e que serão construídas até as olimpiadas.
O Governo Estadual, ao menos, apresenta um projeto de ampliação para justificar as alterações que serão realizadas ?
Não podemos desistir!
ExcluirQue tal uma indenização de R$ 1,3 milhão para cada família ? Usemos o custo extra estimado para desapropria, indenizar e ficar com um metro decente!
ResponderExcluirVitor, isso é o que deveria ser feito mesmo.
ExcluirSeria a melhor opção, mas as famílias que moram ali não teraim onde morar. R$ 1,3 milhão não paga um 3 quartos em Ipenema, Leblon ou gávea...
ExcluirMas Rafael, as famílias precisariam deixar suas casas TEMPORARIAMENTE. Esses imóveis não seriam demolidos. Apenas é preciso tirar as pessoas de casa porquê ficar em casa com explosões embaixo delas, por maior que seja a profundidade, há um impacto. Desses R$ 1,3 milhão, parte poderia pagar hospedagem para elas perto de casa durante as escavações.
ExcluirSendo assim... De qualquer maneira, a prefeitura, o estado, ou whatever que seja por trás dessa aberração prefere embolsar esses 1,3 milhão por unidade, não é mesmo!?
ExcluirIsso merecia uma investigação maior. O principal jornal do Rio (O Globo - TV, Rádio, papel) não noticiou isso.
ExcluirRafael, a desapropriação seria temporária. Um ano no máximo.
ResponderExcluirIsso mesmo, Flávio.
ResponderExcluirEles criaram essa gambiarra da linha 2 até general osório para ter um intervalo bem pequeno entre as estações central e carioca.
ResponderExcluirIsso! Mas vamos continuar lembrando a todos que a Linha 2 não foi concluída. Gabeira prometeu concluí-la na última eleição mas o povo votou no Cabral.
Excluiro povo votou em quem eles se espelham...
ExcluirPois eh...
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