sábado, 14 de setembro de 2013

Estação Gávea Receberá Duas Linhas

linha 4 gaveaestacao gavea mapaA Estação Gávea será construída para receber duas linhas de metrô. O alarmante anúncio de que ela será construída em apenas um nível não altera em nada sua concepção.

Vitória da População Carioca

A grande confusão se deu porque o Movimento Linha 4 Que o Rio Precisa, composto de diversas associações de moradores da Zona Sul e Barra da Tijuca exigia que a Estação Gávea fosse construída em dois níveis. Este conceito sempre esteve errado. Nível pode ser traduzido para andar. A Estação Estácio e a Estação Carioca são construídas em dois níveis.

Estações com plataformas de embarque e desembarque em paralelo podem funcionar tão bem quanto subir e descer escadas (troca de níveis). Quem conhece a Estação Times Square em Nova Iorque, para darmos apenas um exemplo, sabe o quanto se caminha por longos corredores passando por diversas plataformas e trens para diversas direções. A Estação Gávea será a primeira do sistema metroviário fluminense a receber duas linhas em paralelo.

No futuro, a Linha 1 circular poderá ter seu anel fechado entre a Estação Gávea e a Estação Uruguai. A Linha 4 original poderá ser construída da Estação Gávea para a futura Estação Jardim Botânico.

16 comentários:

  1. É possível ligar a Gávea ao Uruguai mesmo com a curva apontada pro Méier?

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    1. Sim, é possível mas não faz parte dos planos deste governo.

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    2. Quais são os planos deste governo no tocante à expansão da linha 1 após Gávea (hoje linha 4)? Sei que a Linha 4 deve ir até Carioca, pela Zona Sul.

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    3. Alexandre: o único plano real/consolidado deste governo quanto ao metrô é destruí-lo...

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    4. Alexandre, o atual governo chama a Linha 1 de Uruguai - General Osório. Não há nenhum plano de expansão.

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    5. Aliás, há sim. O Governo permite que a concessionária, se quiser, pode construir a Estação Morro de São João, em Botafogo, e também se quiser, pode construir mais 4 estações após a Estação Uruguai e levar o metrô até a futura Estação Méier.

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    6. Miguel, sendo assim, seria possível então uma futura ligação entre Méier e Gávea? Tornando a L1 circular?

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    7. Tudo é possível mas acredito que nenhuma outra obra de expansão será iniciada antes de 2016.

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  2. Na minha opinião o mais acertado seria levar a Linha 1 do Uruguai pro Méier e Jacarepaguá e a Linha 4 Alvorada/ Centro por dentro da Zona Sul, talvez se conectando a Linha 1 em Botafogo mas não necessariamente e definitivamente não acabando ali, iria criar em Botafogo o problema que tinha na Estácio.

    O anel na ZS, apesar de ainda útil, não é prioritário, não atinge tanto público assim.

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    1. Roberto, não se pode esticar a mesma linha de metrô para sempre.

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    2. O fechamento do anel da linha 1, ligando as estações Gávea e Uruguai é uma solução melhor do que esticar a linha 1 até o Méier porque desafoga o sistema.
      Uma linha circular retira gente do Centro da cidade pois o trajeto Zona Sul-Tijuca poderá ser feito em menos tempo, sem necessidade de percorrer todo o trajeto que passa pelo Centro.
      Ao contrário, a linha 1 indo até o Méier coloca mais gente nessa linha que já opera além dos limites do conforto.

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    3. Exatamente. No entanto, a Estação Uruguai deveria ter sido construída com mais plataformas para que três linhas passassem por ali. Infelizmente, ela tem uma plataforma.

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  3. A ligação Gávea-Uruguai faz (ou já fez) parte de algum projeto ou plano diretor ou é simplesmente um desejo? Aliás, existe algum plano diretor em vigor para o Metrô? Ou os projetos vão sendo feitos na base do "puxadinho", na medida que caibam no orçamento e no mandato do governo da vez?

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    1. 1) Fez parte de um projeto dos anos 80 de levar o metrô à Barra da Tijuca, fazendo Uruguai - Gávea - Rocinha - Barra da Tijuca.

      2) Havia um plano diretor da Rio Trilhos que durou até a privatização do sistema. Hoje não há mais plano diretor.

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